Como começar a estudar para concursos?

Avatar


27 de fevereiro3 min. de leitura

Como começar a estudar para concursos? Ellen PiedadeQuando o tema é estudo para concursos, a primeira pergunta de todo iniciante é: “Quanto tempo eu preciso estudar para passar em um concurso?”.

Minha resposta é sempre a mesma (não importa o concurso): DEPENDE DE VOCÊ!

O tempo de preparação pra um concurso é extremamente relativo, pois diversos aspectos precisam ser considerados nessa análise: é essencial avaliarmos, por exemplo, o perfil do estudante, o tempo para estudo disponível, a experiência com provas de concurso, a familiaridade que o estudante tem com a banca da prova, a motivação associada a esse objetivo, habilidades de leitura e escrita, capacidade de concentração nos estudos…

Outros fatores que podem contribuir para otimizar o tempo necessário para estudar para um concurso é a utilização de técnicas e métodos de estudos que se adaptem melhor a seu estilo de aprendizagem, bem como a utilização de critérios objetivos para mensurar o seu progresso.

Além do mais, se você vai estudar para concurso, é importante ter um FOCO. Escolha o cargo que melhor se adequar a sua formação e competências. Se você não precisar começar do zero em algumas disciplinas, já ajuda muito.

Por isso, não se concentre em prever o tempo necessário para passar na prova. Para começar a estudar para concursos, planeje-se de forma que seus turnos sejam mais produtivos, dedique o tempo certo para cada disciplina, tenha uma metodologia própria de estudo e invista todo o tempo disponível em seu objetivo.

 

Vamos ver algumas dicas de como estabelecer uma rotina de estudos produtiva, que permita alcançar o resultado almejado: passar em um concurso público.

1 – Prepare o ambiente

O lugar exerce uma influência muito forte no seu comportamento. Certifique-se de preparar o espaço físico ideal para os seus estudos:

  • Boa iluminação – Procure um ambiente bem iluminado. Quanto mais claro, melhor – se tiver luz solar, melhor ainda.
  • Fuja de ruídos – Elimine todos os barulhos e ruídos possíveis. Procure um local totalmente isolado; se não for possível, coloque protetores auriculares nos ouvidos.
  • Limpeza e organização são essenciais – Procure estudar em um local limpo e organizado. Coisas fora do lugar e local sujo e desorganizado tiram a sua concentração sem que você se dê conta.
  • Local adequado – Lugar para estudar é em uma mesa bem iluminada e ponto final. Se você não possui um local assim, procure algo parecido, mas nada de sofá ou cama. (Você passou boa parte da sua vida estudando dessa forma, sentado em uma cadeira, seu cérebro está acostumado com isso, fazendo você ficar mais concentrado quando fica nessa postura. Quando você senta no sofá ou deita na cama, seu corpo entende que é hora de relaxar.)
  • Desprenda-se das redes sociais – Desligue o celular e todas as outras coisas que possam te distrair. Se estiver estudando no computador, nem pense em deixar aberto Facebook, Instagram, Skype ou qualquer outra coisa que possa tirar sua atenção.

2 – Defina uma rotina e torne o estudo um hábito

Com base no mesmo conceito acima, sobre estudar na mesa, você deve criar uma rotina de estudos para “programar” seu corpo, que, naquele determinado dia e horário, necessitará de concentração.

Assim como escolher o local apropriado é fundamental, outro recurso interessante é procurar sempre estudar no mesmo lugar, ou seja, cada vez que você sentar lá, seu cérebro saberá que é hora do estudo e ficará mais focado nisso.

 

3 – Prepare seu cérebro

Não adianta todo o esforço do mundo se não está nem um pouco a fim de estudar, então você precisa se convencer disso primeiro. Você precisa querer de verdade!!

Você é seu maior inimigo na maioria das vezes. Se vai estudar pensando que isso é algo chato, seu corpo vai tentar te defender desse mal, fazendo com que você boceje, fique incomodado com a situação e tente de tudo para encerrar esse momento “torturante”. Então, por favor, muito cuidado com o que pensa e com as ideias que alimenta sobre o seu tempo de estudo. Procure pensar que é algo bom para você e que vai te possibilitar alcançar seus objetivos e seus sonhos. Mantenha pensamentos positivos (lei da atração).

LEMBRE-SE: o que você focaliza se expande. Seu mundo interior cria seu mundo exterior. POLICIE SEUS PENSAMENTOS!

 

4 – Prepare seu corpo

Assim como o cérebro, nosso corpo pode ser nosso aliado ou inimigo:

  • Saúde – Cuide-se. Quando não estiver bem, o melhor a fazer é se cuidar, se recuperar e voltar quando estiver melhor. Do contrário, não será produtivo. A sua saúde física deve ser prioridade, seu cérebro não vai se preocupar com outras coisas enquanto estiver em sofrimento.
  • Exercícios físicos – Faça sempre alguma atividade física!!! Academia, caminhada ou prática de esportes fazem com que a circulação sanguínea acelere, proporcionando-lhe mais disposição, mais concentração e menos sono e cansaço.
  • Postura – Procure estudar com a postura correta, não fique em posições que gerem desconforto a ponto de atrapalhar a concentração.
  • Alimentação – Uma dieta adequada ajuda muito. Não estude com fome; também evite estudar com o estômago muito cheio, por conta da digestão. Procure ingerir alimentos leves e ricos em nutrientes como o fósforo (excelente para a memória).
  • Sono – Uma boa noite de sono é fundamental!! Devemos tentar melhorar ao máximo a qualidade do sono para estarmos com disposição no dia seguinte.

E lembre-se: para começar a estudar, simplesmente comece! Estabeleça um hábito de estudo e estude de verdade!

Ellen Piedade

Atualmente, servidora do TJDFT. Aprovada em diversos concursos, dentre eles Ministério da Integração Nacional, Banco do Brasil, Analista de Gestão e Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo e TJDFT.

 

 

 


 

WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


27 de fevereiro3 min. de leitura