Como dominar todas as disciplinas para ser aprovado em concursos

Avatar


19 de maio2 min. de leitura

Fala, concurseiro! Tudo bem com você? Tem uma pegadinha nesse título, porém você só vai entender no final.

Que bom que você está aqui lendo este artigo no blog do Gran! Isso é um bom sinal de que você está lutando pelo seu objetivo e procurando aprender a estudar de maneira eficaz, para passar!

Hoje eu vim falar sobre dominar as matérias. Algumas pessoas que estudam para concurso acham que passa quem sabe mais, mas não é! Você precisa dominar os conteúdos mais importantes do seu edital. A grande verdade é que alguns nem sequer chegam a fechar o edital e são aprovados.  A diferença está na tática que essa pessoa utiliza para ser aprovada. No fim das contas, passa em concurso quem acerta mais questões. E para acertar mais questões na sua prova, você precisa fazer muitas questões.

Além disso, dominar as principais disciplinas da sua área é fundamental! Por isso, separei algumas dicas para você chegar preparado no seu concurso.

Se eu te falar que fui aprovado, por exemplo, na PRF sem estudar Física e Matemática, você acredita? Está vendo que, para passar, nem sempre é necessário fechar o edital, mas adotar a tática correta a depender da sua prova?

Vou dar um exemplo das principais disciplinas da área policial. Para cada área, existe um núcleo de matérias BASE que você precisa dominar para chegar competitivo em sua prova. São elas:

Português. Para mim, é a principal disciplina, pois acredito que, se você mandar bem nessa matéria, terá facilidade com outras como as de direito.

Raciocínio Lógico-Matemático. Disciplina com peso variado a depender do concurso. Nem sempre são cobradas muitas questões.

Informática. Disciplina que tem crescido o nível de cobrança, pois, a depender do concurso, como a Polícia Federal e alguns concursos estaduais, também é cobrada a disciplina de T.I. (para mim, o conteúdo mais difícil da área policial).

Direito Administrativo. Disciplina muito importante para a maioria dos concursos.

Direito Constitucional. Também é muito importante, pois acredito que é a base para você aprender os outros Direitos.

Direito Penal. Muito importante para a área policial, pois, no fim das contas, você trabalhará com ela na prática.

Processo Penal. Disciplina importante. Na maioria dos concursos, é cobrado um conteúdo mais enxuto.

Essas são as disciplinas base da área policial, que correspondem a cerca de 70% a 80% dos editais.

Só reiterando, pessoal: as disciplinas base irão mudar a depender da área de concurso para a qual você está se preparando.

Outra coisa, pessoal: o seu estudo não pode se basear apenas em assistir videoaulas. É preciso fazer muitas questões e revisá-las! Você precisa ser um expert no domínio dessas matérias e ser um exterminador de questões.

Na verdade, não é preciso dominar todas as disciplinas para ser aprovado. O que você precisa é ter a tática correta!

É isso que eu tinha para compartilhar com vocês hoje. Espero de verdade que você realize esse sonho e que seja logo!

Vale muito a pena estudar e, principalmente quando estudamos da maneira correta, esse processo torna-se mais célere e eficaz.

Avatar


19 de maio2 min. de leitura