Diogo Alves

Como elaborar a introdução do texto dissertativo-argumentativo da FCC?

Como elaborar a introdução do texto dissertativo-argumentativo da FCC?Por Diogo Alves – Coordenador do Projeto Redação Sob Medida (Gran Cursos Online)

 

Prezados estudantes,

Com a finalidade de ajudá-los no processo de elaboração do texto dissertativo – específico para a banca Fundação Carlos Chagas (FCC), pensei em elaborar um modelo de parágrafo de introdução.

A banca em questão possui uma abordagem bastante subjetiva no que toca aos seus temas: ela vai desde CULTURA E MANIFESTAÇÕES PELO BRASIL até IGUALDADE DE GÊNERO. Então… Sugiro que vocês assistam a vídeos de pensadores contemporâneos (Leandro Karnal, por exemplo), como uma fonte de aquisição de conhecimento com viés mais filosófico.

Sendo assim, vamos ao que interessa. Peguei algumas redações disponíveis na Internet (sem identificação do candidato), que obtiveram menção máxima de 100 pela FCC. A partir desses textos, irei sugerir esquemas para estruturar a parte introdutória da redação, como o que segue:

“A partir da criação da Máquina de Gutemberg, no século XVIII, a atividade informativa passou a crescer rapidamente nas sociedades, encontrando seu apogeu no século XX, também conhecido como século da informação.”

E aí, o que você achou? Não podemos descartar que o candidato logrou êxito em sua apresentação textual, já que há citação de um relevante fato histórico, bem como sua breve consequência. Além disso, o candidato relacionou o fato ao tema em questão – “Sociedade da Informação”. Perceba que ele faz uma introdução por comparação histórica: por um lado, o século XVIII (com a Máquina de Gutemberg); por outro, o apogeu do que havia acontecido: sociedade da informação – século XX.

O parágrafo de introdução é aquela parte de sua redação que norteará o que será desenvolvido nos parágrafos subsequentes. Nesse ponto, note que a introdução pode servir como um “roteiro”, a fim de fornecer ao examinador o que será tratado no decorrer da produção.

Vamos elaborar um esquema nota máxima a partir da introdução deste texto? Sugere-se uma quantidade de 4 a 6 linhas para a introdução do texto dissertativo (para uma estrutura padrão de 30 linhas). Veja como começar:

A partir de (citar um fato marcante na história que tenha relação com o seu tema, bem como o século em que ele ocorreu, por exemplo, “Revolução Industrial”, a qual desencadeou uma série de eventos que potencializaram aspectos econômicos)notou-se uma transformação em (apresentar brevemente as mudanças percebidas em virtude desse importante fato histórico, por exemplo, mudança nos modos de produção e consumo de alimentos, roupas e outras necessidades básicas do ser humano)Já no século atual, houve… (agora, bastará que você expresse as consequências oriundas do evento anterior na atual realidade social que você está tratando).

Tenha calma! Para este tipo de introdução, é fundamental que você leia bastante sobre o assunto e entenda alguns processos históricos relacionados ao tema que você pretende abordar. Então, é isso! Fique ligado, que irei comentar com vocês vários outros trechos de provas discursivas, bem como propor montagens de parágrafos com base em textos campeões.

Um abraço e bons estudos!

Prof. Diogo Alves – Redação Sob Medida (Gran Cursos Online)

Caso você ainda não conheça o REDAÇÃO SOB MEDIDA (aulas online com correções personalizadas, de acordo com a sua banca), visite o link abaixo:

https://www.grancursosonline.com.br/redacao-sob-medida/

Diogo Alves

Mestrando em Comunicação Social, o professor Diogo Alves já atuou em diversos cursos preparatórios para concursos públicos, bem como instituições de ensino superior na área de Redação Discursiva. Atualmente se dedica ao Gran Cursos Online e à preparação de candidatos para diversos certames por todo o Brasil.

Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

 

Matricule-se!
 

garantia-de-satisfacao-30

Cheguei Lá

4 Comentários

4 Comentários

  1. zeziton

    03/08/2017 15:49 em 15:49

    Interessante……..Gutenberg viveu no século XV. Porem, fabricou sua super máquina no século XVIII.

    Uma redação com um erro histórico fenomenal…..e ainda tira nota máxima………

    • weberth sousa

      05/08/2017 07:53 em 07:53

      presta atenção na virgula, que separa a invenção, que só teve crescimento real a partir do seculo XVIII, entendeu?

    • augusto

      07/08/2017 18:25 em 18:25

      Faz uma redação melhor que está então, já que você entende muito disso kkkkk

      • Felipe

        21/08/2017 21:28 em 21:28

        O cara não falou que escreve melhor, querido, apenas mostrou que o candidato valeu-se de informação errônea na redação. E a banca engoliu.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo