Como está o seu ambiente de estudo?

Avatar


19 de novembro4 min. de leitura

Olá, meu estimado leitor e aluno do Gran! Hoje vamos conversar um pouco sobre ambiente de estudo e como ele pode contribuir com o seu desempenho ou prejudicá-lo.

Escolher um bom material, ter organização sobre os conteúdos a serem estudados e sobre quanto tempo terá disponível para estudar são tarefas básicas realizadas por quem decidiu estudar para concurso público. Porém, muitos ignoram a qualidade do ambiente em que a árdua missão de estudar será realizada.

A escolha do local de estudo deve fazer parte do seu planejamento, pois é nesse ambiente que você passará horas consumindo conteúdo através de leitura, videoaulas, exercícios e revisões, não é mesmo? Um local desconfortável ou improvisado demais pode afetar seu desempenho. Noutro giro, um local adequado potencializa e aumenta a sua produtividade.

Adiante citarei alguns pontos relevantes sobre o tema.

 

QUAL O TIPO DE LOCAL IDEAL PARA ESTUDAR?

Cada um tem a sua própria maneira de estudar e de aprender, e isso também vale para o local de estudo. As preferências são as mais variadas possíveis. Saiba, o local ideal não é o mesmo para todo mundo.

Há quem prefira estudar em bibliotecas, em casa, em cabines de estudos ou até mesmo ao ar livre, como em um parque. As preferências e as condições para isso também são das mais diversas possíveis. Você deverá ser capaz de identificar o modelo que melhor funciona para si, que se encaixe na sua realidade e na sua rotina.

Alexandre Meirelles, em seu livro “Como Estudar para Concursos”, relata sobre um homem que trabalhava o dia todo e, quando chegava em casa, havia muito barulho por causa dos filhos. Assim, o homem decidiu que o melhor local de estudo era dentro do carro, na garagem de seu prédio. Mesmo nessa circunstância, ele passou em um concurso muito concorrido.

Como diz o ditado: “Quem quer fazer algo encontra um meio, que não quer fazer nada arranja desculpas”.

O que você precisa é ter um local previamente escolhido, pois assim você condicionará o seu cérebro a identificar que aquele é seu momento de estudar, de ter foco total.

 

COMO ORGANIZAR O SEU LOCAL DE ESTUDO

A desorganização do ambiente é fator capaz de tirar sua atenção e criar distrações que desacelerarão o seu aprendizado. Um ambiente visualmente poluído é desfavorável para a concentração. Assim, sua mesa deverá ter o mínimo de objetos possíveis. O alvoroço de coisas causa cansaço visual e até falta de motivação, devido à sobrecarga de estímulos.

Faça um checklist de tudo que será necessário para o seu dia, como livros, apostilas, resumos, cadernos. Não deixe em sua mesa materiais de conteúdos que não serão estudados naquele momento e tenha sempre à sua disposição canetas, lápis, borracha etc. Isso evitará que você levante e perca tempo procurando materiais. Tempo, para quem estuda, é preciosíssimo!

Outro ponto relevante é a frequência em que você faz aquela faxina no seu ambiente de estudo e principalmente em sua mesa. Sabe aquela anotação em um pedaço de papel, um rascunho que não será mais necessário, ou aquele arsenal de canetas que quase nunca você usa? Pois é, isso só acaba poluindo ainda mais o seu ambiente.

Que tal começar a faxina hoje? Você não irá se arrepender. Avalie tudo o que de fato é mais relevante para a execução do seu estudo e não hesite em descartar o que for desnecessário.

Ah! Não deixe para fazer isso em outro dia, porque essas tarefas se acumulam. Após finalizar um dia de estudo, deixe o ambiente pronto para o próximo dia.

 

CUIDADOS COM AS DISTRAÇÕES

Quanto maior sua concentração, melhor será seu desempenho. Isso não é novidade para ninguém! Porém, muita gente acaba negligenciando isso e, quando percebe, já está fazendo outra coisa que não seja estudar.

O professor Daniel J. Siegel cita um estudo feito em 2015 em que descobriu que os funcionários de uma empresa gastavam em média 11 minutos em um projeto antes de se distraírem. Depois dessa interrupção, eles levavam 25 minutos para voltar à tarefa original.

Espantoso, mas é isso mesmo! O seu cérebro demora 25 minutos para retornar à tarefa original depois que você se distrai com alguma coisa. O professor Daniel Siegel ainda descreve:

“A atenção é um recurso limitado, cada vez que você concentra sua atenção, você usa uma quantidade mensurável de glicose e outros recursos metabólicos. Estudos mostram que cada tarefa que você executa tende a torná-lo menos eficaz na próxima tarefa, e isso é especialmente verdadeiro para tarefas de alta energia. Então, as distrações realmente cobram seu preço.”

Menos energia é igual a menos capacidade de compreender, lembrar e memorizar. A consequência é um estudo de má qualidade. Se você estudar em uma biblioteca, por exemplo, escolha se sentar em um local onde passem menos pessoas e que seja, na medida do possível, mais vazio.

Se for estudar em casa, tente ficar o mais reservado possível. Ah! Lembre-se do quão importante é conversar com as pessoas que moram com você sobre o seu momento de estudo. Explique a elas que você precisa desse tempo. O importante aqui é você não deixar que nada te desanime, mas sobre isso falaremos em uma outra oportunidade.

Aprender a fugir das distrações pode ser uma grande sacada. Uma televisão ligada ou uma música tocando têm o poder de te distrair. E aquela mensagem no WhatsApp que você responderia rapidinho? Quando você percebe, já se passaram 10, 20, 30 minutos, uma hora, não é?

Pois bem, eu não poderia deixar de citar um dos maiores inimigos da produtividade e da concentração, o líder das distrações: o celular. Basta você ver uma notificação no aparelho que instantaneamente já corre para ver o que é. Estou certo? Quantas vezes você se pega rolando a tela nas redes sociais? Isso é comum e eu não estou aqui para te julgar.

O que você deve entender é que tal comportamento, durante os seus estudos, atrapalha e afeta diretamente o seu desempenho e pode custar o tão sonhado cargo público. Então, desconecte-se! Se for possível, desligue o celular ou até mesmo guarde-o em outro cômodo.

Outro campeão em distração é o seu computador. Isso mesmo! De nada adianta desligar o celular e, durante o tempo do estudo, dar aquela olhadinha nas notícias, no resultado do jogo, fazer umas comprinhas online, responder um e-mail etc.

Muitas pessoas utilizam o computador para estudar, então o ideal é manter apenas a página que você está usando para estudar aberta, nada de deixar aquele tanto de abas ativas. Deixe tudo que puder offline e desligue o Wi-Fi.

Repito: desconecte-se!

Por fim, nesse texto procurei te mostrar alguns pontos importantes sobre o ambiente de estudo e que cada detalhe faz a diferença na sua aprovação. Você precisará de um local que seja eficiente, de acordo com suas necessidades, possibilidades e características.

Fuja das distrações, pois elas roubam sonhos.

Agora é com você!

Lembre-se de que estudar para concurso é uma corrida de resistência, não de velocidade. É uma jornada que demanda disciplina e muita dedicação.

 

Energia alta e acredite em você.

Um grande abraço e força em busca de suas vitórias.

Estamos juntos nessa caminhada.

Israel Suhet

Avatar


19 de novembro4 min. de leitura