Como estudar para concursos e obter bons resultados?

Avatar


31 de Outubro de 2018

Natale Souza

Como estududar para concurso e obter bons resultados?

Como estudar para concursos e obter bons resultados? Eis aqui uma das perguntas mais importantes para quem quer passar em concurso público.

Existem dois tipos de concurseiros: os que não conseguem estudar direito e os que conseguem estudar, mas não tem bons resultados. Nos dois casos, o resultado é o mesmo: baixo desempenho nas provas. E, para te ajudar com isso, nós separamos algumas dicas que você deve seguir para aumentar suas chances de ser aprovado no concurso público dos seus sonhos.

Muitos alunos possuem tempo, disposição e empenho para estudar. Mas, ainda assim, não conseguem bons resultados, isso se dá pela falta de um método que facilite sua organização e consequentemente seus estudos.

Para facilitar/ajudar sua “vida de concurseiro”, trago algumas dicas matadoras para você melhorar seus resultados e ter uma alta performance na vida e nos concursos públicos!

Vamos nessa?

  1. Disciplina e organização

 Lista

Dois dos principais empecilhos de quem vai estudar para concursos são a falta de tempo e a desorganização nos estudos. É por isso que possuir um plano de estudos é importante, crie um planejamento para sua vida diária e crie também um planejamento para seu estudo.

Organize seu plano de estudos com base nas horas que você possui para estudar. Digamos que você tenha 5 horas disponíveis, logo, deverá dividir esse horário pelo número de matérias que precisa estudar. Conforme for criando um hábito, vá aumentando seu tempo de estudos.

Não esqueça que a melhor dica para organizar a sua planilha de estudos é sempre deixar, pelo menos, 15 minutos para descanso, a cada 60 minutos estudados.

  1. O poder dos resumos (técnica dos 3 Rs)

 Caderno

Ao longo da sua preparação, você encontrará uma verdadeira enxurrada de materiais de estudos. São livros, apostilas em PDF, videoaulas e muito mais.

Você precisa realizar uma criteriosa seleção dos materiais que irá utilizar, tomar cuidados com a qualidade, o histórico dos professores e dos cursos etc.

Mesmo após a seleção, na maioria dos concursos, ainda sobrará uma quantidade enorme de materiais para estudos; e sim, todos eles podem e devem ser utilizados de forma correta.

No intuito de auxiliar na memorização e fixação dos conteúdos, podemos utilizar uma técnica que convencionamos chamar de tripé da aprovação, ou mesmo de 3Rs, ela se chama assim pois envolve três etapas: Resumos, Revisão e Resolução de questões.

Os resumos  te ajudam a extrair os assuntos importantes e deixá-los de um modo mais compreensível para você mesmo. Fazendo-se isso, aumentarão suas chances de ser aprovado em um concurso.

As revisões  são importantes para retomar determinados conteúdos e até mesmo para se poder dedicar um tempinho para um tópico que tenha passado despercebido durante o estudo.

de questões é uma ferramenta imprescindível na sua preparação, ela te fará fixar o conteúdo e entender como as bancas costumam cobrar aquele tema.

  1. O horário mais favorável para os seus estudos

Relógio

Todos nós temos um período do dia em que mais somos produtivos e estamos dispostos, para alguns é bem cedinho, para outros pela noite e até mesmo na madrugada. Enfim, encontre o horário em que mais tenha atenção e concentração e separe-o para estudar para o seu concurso.

Lembre-se: quantidade não é qualidade! Use o seu tempo, no seu “melhor horário”, de forma racional! Faça sempre o melhor que você pode nas condições que você tem.

 

  1. Encontre seu lugar ideal

 Lugar ideal

 

Onde você sente que pode estudar melhor e com mais afinco? Qual o ambiente que aumenta sua produtividade? Possui um lugar para estudar que seja cômodo, um canto da casa ou até fora dela?

Quando você estuda no mesmo lugar, seu cérebro cria uma correlação e, com isso, ele compreende que, todas as vezes em que você for para aquele lugar, é para fazer algo importante e que exige concentração e foco.

Por isso, evite locais com movimentação, que sejam muito barulhentos ou que possuam distrações como televisão, vídeo games etc.

Mas, se você é um daqueles que não “gosta de rotina”, pode trocar de local de estudos quando você perceber que já não produz. Tem que ter muita expertise para saber usar o seu máximo potencial.

 

  1. Conte com a ajuda de um profissional

Coach

Um mentor ou um coach têm a missão de te ajudar a conquistar seu objetivo de modo mais rápido. Com a ajuda deles, você pode melhorar seus resultados na preparação para um concurso.

Uma das grandes vantagens de se contar com um profissional é que ele já trilhou o caminho que você está prestes a trilhar hoje para estudar para concursos; logo, ele pode te ajudar nos seus passos e você pode evitar tropeços e conseguir chegar muito mais rápido onde deseja. Por exemplo, você está se preparando para um concurso em saúde pública, então um mentor dessa área pode te dar as melhores dicas e estratégias de estudos nessa área na qual ele possui grande conhecimento, o que te ajudará a passar no concurso público.

Outro exemplo: o profissional coach pode te auxiliar, independente da área para a qual você irá prestar concurso. Ele terá como objetivo te ajudar a libertar todo o potencial que você tem para estudar e alcançar sua alta performance nas provas de concursos.

O Coach fará um planejamento e acompanhamento de acordo com seu perfil. Por esse motivo, o uso da ferramenta DISC é importante – observe se seu Coach a utilizou. A partir daí, seu planejamento será “seu de verdade” e não uma receita pronta, pois lhes digo: não há!

Sucesso sempre!


Natale Souza – Enfermeira, graduada pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana – em 1999; pós-graduada em Saúde Coletiva pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – em 2001, em Direito Sanitário pela FIOCRUZ em 2004; e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente, é servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador e atua como Educadora/ Pesquisadora pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ – no Projeto Caminhos do Cuidado. Além disso, é docente em cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos há 16 anos, ministrando as disciplinas: Legislação do SUS, Políticas de Saúde, Programas de Saúde Pública e específicas de Enfermagem.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


31 de Outubro de 2018

Tudo que sabemos sobre:

coaching concurso Natale Souza