Como estudar para concurso público sozinho?

Avatar


06 de setembro3 min. de leitura

Como estudar para concurso público sozinho?

Existem diversos tipos de cursos preparatórios voltados aos concursos públicos. No entanto, muitas pessoas, seja por condições financeiras, falta de tempo, entre outras coisas, optam por enfrentar a maratona de preparação sozinhas. Neste post, vamos dar algumas dicas de como estudar para concurso público sozinho e se sair bem.

A concorrência em determinados concursos só aumenta, ou seja, sem uma boa bagagem de estudo, fica quase impossível conquistar a tão sonhada vaga. Por isso, confira algumas táticas sobre como estudar para concurso público sozinho e coloque-as em prática no seu dia a dia.

Como estudar para concurso sozinho

Organização, disciplina, determinação e respeito com o seu objetivo: esses são alguns termos que podem resumir perfeitamente o que é estudar sozinho para um concurso público. Selecionamos algumas boas dicas para que a sua preparação seja efetiva e lhe ajude a chegar ao melhor resultado possível.

Não deixe os materiais externos de lado

A maioria das pessoas acha que o significado de estudar sozinho é se blindar de tudo aquilo que for considerado um material externo, mas não é bem por aí. Existem muitos materiais com excelente conteúdo para concursos públicos. Aqui, no Gran Cursos Online, por exemplo, é possível aproveitar as nossas apostilas disponíveis para download. Todo o conteúdo é atualizado frequentemente e a qualidade é indiscutível.

É muito importante encontrar recursos externos que possam lhe ajudar nesse momento de preparação. Apostilas bem atualizadas, videoaulas que facilitem o seu entendimento, entre outras coisas. Pesquise, se informe a respeito e encontre aquele material que você julga interessante para o concurso que irá prestar.

Estudar sozinho para concurso requer um bom cronograma de estudo

Essa é uma etapa muito importante para quem pretende estudar sozinho para o concurso. Para montar um cronograma, estipule algumas regras que devem ser seguidas com a máxima disciplina possível.

Após ler o edital do certame que irá prestar, você já terá em mente as matérias que serão cobradas na prova. Comece a organizar uma a uma e veja quais são as que você tem mais dificuldade e aquelas que necessitam apenas de uma revisada. Com base nisso, organize o seu cotidiano de estudo. Um ponto muito importante é lembrar de deixar alguns horários para se exercitar, comer bem e descansar.

Abuse de simulados

Um dos melhores métodos de estudo para quem costuma se preparar sozinho para os concursos é fazendo simulados com questões das edições anteriores do certame escolhido. Essa é uma excelente maneira de conhecer como a banca organizadora cobra as matérias na prova, ou seja, evite ter qualquer surpresa desagradável no dia da avaliação.

Caso opte por esse estilo de estudo, a nossa plataforma Gran Cuca torna essa ação possível. Lá, existe um acervo de provas que foram aplicadas nos principais concursos do país. Estude as questões revisadas e comentadas por professores e ainda faça os simulados para poder mensurar a sua própria evolução.

Não espere a publicação do edital para começar a estudar

Esperar o edital ser publicado para começar o estudo pode atrapalhar muito a sua trajetória até o objetivo almejado. Alguns editais são divulgados faltando pouquíssimo tempo para a prova, e isso pode gerar desespero no candidato e tornar a fase de preparação um desastre.

Sendo assim, acesse os editais de provas anteriores e já tenha uma ideia do regulamento e como as disciplinas serão cobradas. Comece o quanto antes a se preparar e saia na frente dos seus concorrentes.

Busque se atualizar diariamente

Para quem está passando pela maratona de estudos que antecedem um concurso público, o melhor a se fazer é se manter atualizado. Busque saber se as matérias cobradas na prova sofreram mudanças e esteja preparado para elas. Isso costuma acontecer muito em processos seletivos que têm o Direito como principal disciplina.

Por isso, no momento em que for escolher o material de apoio, verifique se ele está atualizado e irá suprir as suas necessidades.

Mantenha-se motivado

Quando se estuda sozinho, é comum a pessoa perder a motivação com o passar dos dias. Mas isso não pode acontecer quando se tem um concurso pela frente. Uma dica é ter bem claro o seu objetivo e achar um jeito de estampá-lo em algum lugar bem visível para que você não esqueça por que está fazendo aquilo.

Não se deixe desmotivar e saiba que um bom resultado só depende de si mesmo. Com muito estudo, disciplina e força de vontade, a vaga fica muito mais próxima. Tenha em mente que esses momentos de preparação valerão muito a pena em um futuro próximo.

Estudar para concurso sozinho não é motivo para se sentir menos preparado que os outros. Se você colocar essas regras em prática e se mantiver firme no seu objetivo e focado, com certeza será um candidato fortíssimo para conquistar a vaga.

Agora que você já sabe como estudar para concurso público sozinho, comece o quanto antes.

Avatar


06 de setembro3 min. de leitura