Como estudar para concursos ainda na faculdade?

Avatar


16 de Junho de 2022

Olá,  tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Hoje vamos falar sobre uma dúvida que muitos alunos da graduação possuem: dá para começar a estudar para concurso público ainda durante a faculdade? E a resposta é: COM CERTEZA!

Veja bem, o que eu realmente sugiro para os meus alunos é que eles comecem a estudar da forma certa o mais cedo possível. Quanto mais cedo definir a área que almeja e quanto mais cedo começar a estudar da forma certa, naturalmente, mais rápido você irá passar no concurso público que tanto almeja.

O grande problema existente na graduação é que os alunos, na maioria dos casos, ficam apenas limitados a estudar para alcançar boas notas nas provas. Esse tipo de erro é o que leva a números altíssimos de reprovações na OAB (nos concursos públicos, então, nem preciso falar).

Avalie e reflita: durante a faculdade, você geralmente tem contato com partes pequenas de diferentes disciplinas no decorrer do semestre.  Por isso, é fácil decorar a matéria na véspera da prova e aplicar o “decoreba” no dia do exame. Para concurso público, isso não funciona, porque uma extensa lista de disciplinas será cobrada de você de forma integral, e não apenas uma parte de cada uma delas.

Então, se você deseja começar a estudar para concursos públicos já na faculdade, anote as seguintes dicas:

01) Preocupe-se em criar uma boa base jurídica

Durante a faculdade é o período que você tem para conseguir formar uma boa base jurídica. Opte por doutrinas de qualidade, por cursos reconhecidos e por montar bons materiais de todas as disciplinas.

Evite deixar “buracos” na sua formação jurídica. Lembre-se de que nenhum professor da faculdade vai te ensinar a como estudar ou a como montar o seu material, e é sua obrigação aprender a fazer isso.

Perceba que os alunos que foram aprovados mais rapidamente em concursos públicos são aqueles que se preocuparam em construir uma excelente base jurídica ainda durante a graduação.

Uma boa base jurídica vai te proporcionar raciocínio jurídico, e aí você conseguirá passar em qualquer concurso público.

 

02) Aprenda a estudar certo

Se não sabe estudar de forma ativa, se não sabe quando e como revisar, se não sabe como montar o seu material, se não sabe como e quando resolver questões e simulados, você precisa, urgentemente, aprender a estudar.

O grande erro do aluno da graduação é querer começar a estudar para concurso público sem entender que existe método para isso. Quando ele faz isso, acaba entrando em um ciclo de reprovações e isso o fará desanimar e, muitas vezes, ele abandonará o sonho de ser aprovado em concurso público.

 

03) Aprenda a estudar sempre acompanhado da lei

Boa parte das questões das primeiras fases de concursos para carreiras jurídicas pode ser resolvida apenas com o conhecimento da lei. É sua obrigação estudar os assuntos na doutrina e, igualmente, buscar a forma pela qual a lei regulamenta determinado assunto.

 

04) Aprenda a estudar a jurisprudência dos Tribunais Superiores o mais cedo possível

É cada vez mais comum que sejam cobrados informativos de jurisprudência dos Tribunais Superiores nas provas de concurso público. Mantenha-se sempre atualizado.

 

05) Não deixe de fazer questões objetivas

Durante a faculdade, as provas que são aplicadas a nós geralmente são feitas com base em questões dissertativas. Se você não treinar fazendo as questões objetivas, não conseguirá entender como o tema é cobrado pelo examinador e não conseguirá “mapear” as clássicas pegadinhas. Quando se começa a entender como funciona “o estilo” de cobrança do examinador, você começa a acertar questões sem nem entender como.

 

06) Disciplina e paciência

Disciplina para fazer o que tem de ser feito. Paciência para entender que, até a sua aprovação chegar, você precisará ganhar muita maturidade nos estudos e isso não acontece da noite para o dia.

Quando você faz o que tem de ser feito e quando você tem a paciência de esperar o resultado aparecer, aí a mágica acontece.

Por isso, sugiro que você “profissionalize” o seu processo de estudo. Afinal de contas, estudar certo vai revolucionar a sua vida.

Por fim, sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo, que vão organizar todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo,

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


16 de Junho de 2022