Como evoluir nos estudos a cada dia

Avatar


18/08/2021 | 16:29 Atualizado há 311 dias

Olá, futuro servidor público!

Antes de começar, deixa eu me apresentar! Eu sou Marcos Almeida, faço parte do time de coaches e mentores do Gran Cursos Online. Caso queira  me conhecer mais, pode me procurar lá no Instagram: @marcosalmeidacoach. Lá eu coloco dicas valiosas de estudos e você aproveita para me conhecer melhor para caminharmos juntos.

Para evoluir nos estudos, é importante você conhecer os três pilares da aprovação: um bom material, ter a estratégia correta de estudo e trabalhar a sua motivação diariamente.

  1. Utilizar um bom material

Se você tem acesso aos materiais do Gran Cursos Online, quanto a esse quesito você estará bem servido. A grande questão é que você precisa tirar o máximo proveito possível dos vários recursos que a nossa plataforma possui, e eu te ajudarei nesse sentido.

Geralmente as pessoas que iniciam a sua preparação para concursos começam a estudar por videoaulas. É importante você estudar de maneira eficiente, fazendo um estudo mais ativo, implementando revisões e alternando o estudo teórico com os exercícios. Aprofundaremos esse ponto mais à frente. Dentro da nossa plataforma ilimitada, temos milhares de cursos e diversos professores de uma mesma matéria. A título de exemplo, para a disciplina de português, temos os professores Claiton Natal, Elias Santana, Tereza Cavalcanti e outros. Caso não se adéque à didática de certo professor, você pode utilizar a aula de outro professor de um curso similar – simples assim.

Dentro da nossa plataforma, temos também as Aulas em PDFs, que são livros eletrônicos super didáticos em que você terá acesso à teoria e lerá bastantes questões comentadas por professores. Esse recurso é mais adequado para quem já tem uma base na matéria. Pode ser que você de cara já se adéque a essa metodologia com algumas matérias. Recomendo também, para quem está começando, alternar os estudos por meio de videoaulas com as resoluções das Questões do PDF, pois todas as questões são comentadas pelos professores, e a leitura dos comentários fará com que você faça uma excelente revisão da matéria.

Possuímos também uma Plataforma de Questões exclusiva do Gran Cursos Online, sendo que é recomendável que você alterne o estudo teórico com exercícios. Nessa plataforma, a maioria das questões é comentada por professores, você tem acesso a questões de variadas bancas, e também há questões inéditas elaboradas por professores.

Outros recursos são as degravações das videoaulas, que são resumos das aulas ministradas pelos professores, os slides das aulas, os mapas mentais, materiais que te ajudarão demais nas revisões. Um recurso excelente disponível na nossa plataforma são as aulas em áudio, muito recomendado para o estudo em momentos ociosos, como quando você realiza tarefas domésticas, está em deslocamento em carro, ônibus etc.

 

  1. Estratégia de estudos

Quando falamos em estratégias de estudo, também há três pontos importantes, que são o estudo ativo, as revisões sistemáticas e as resoluções de questões comentadas.

É essencial estudar de maneira mais ativa, pois, quando estuda dessa maneira, você armazena as informações estudadas na sua memória de longo prazo, que é a memória utilizada para acessar as informações na hora da sua prova. É importante utilizar ciclos de estudos, fazer resumos durante as aulas em vídeo ou marcações do seu PDF ou material impresso, porque você retém mais informações quando estuda dessa maneira. Utilize também as associações, os recursos mnemônicos, busque sempre visualizar aquele conceito teórico no “mundo real”, na prática. Isso te ajudará a memorizar mais os assuntos estudados. Se quiser saber mais sobre estudo ativo, dê uma olhada no meu artigo “Estudo ativo: o segredo dos aprovados”.

As revisões sistemáticas também são um ponto chave para você evoluir nos estudos. De acordo com o coach Victor Ribeiro, “sem revisão, não há salvação nos estudos”. Falo de revisões sistemáticas, pois é importante você ter um sistema de revisão, não apenas revisar quando “der na telha”. Recomendo você revisar da seguinte maneira: sempre inicie a sua sessão de estudos revisando o conteúdo que estudou na última sessão daquela mesma disciplina.

Exemplo: hoje é segunda, e você estudou as aulas 1, 2, 3 e 4 de Direito Constitucional. Vamos supor que estudará Constitucional novamente na sexta-feira, daí você iniciará a sessão de estudo com a revisão das aulas 1, 2, 3 e 4 que estudou na segunda-feira. Quando acabar essa revisão, inicie o conteúdo novo. Outra revisão importante é a realizada por meio de questões. A cada assunto finalizado, eu te recomendo fazer uma bateria de questões comentadas daquele assunto – uma média de 30 a 50 questões, se forem de padrão CEBRASPE/CESPE. Caso estude por questões de bancas de múltipla escolha, resolva a metade disso. Você pode utilizar a nossa plataforma de questões ou as questões das Aulas em PDF, como falei anteriormente.

Dentro da sua jornada da aprovação, é importante entender que um fator fundamental para você evoluir nos estudos e ser aprovado é realizar um estudo “massivo” de questões comentadas. O grande segredo da maioria dos aprovados é que eles são verdadeiramente “viciados” em resolver questões. Digo para os meus alunos que, no início, cerca de 20 a 30% do tempo de estudo será dedicado as resoluções de questões, 70% ao estudo teórico e revisões. Numa fase mais avançada na sua preparação, provavelmente com o lançamento do edital, isso inverte, sendo que cerca de 60% ou mais do tempo de estudos será dedicado a resoluções de questões e simulados.

  1. Motive-se diariamente

Já dizia um grande treinador comportamental: “Motivação é igual banho. Todo dia você precisa se motivar”. A parte motivacional, ou emocional, como preferir, é fundamental para você ter grandes resultados na vida, inclusive a aprovação no concurso dos seus sonhos. É importante entender que a jornada da aprovação não é uma corrida curta, mas é de longa distância, e é necessário você ser perseverante, resiliente durante essa jornada. Existe aquela metáfora da fila, que concurso é fila, se você não sair dela chegará a sua vez. O grande problema é que a maioria das pessoas acaba saindo da fila, ou mudando de fila, não esperando o tempo necessário para o amadurecimento e nível de “proficiência” necessário para chegarem ao nível de serem aprovadas. Uma dica que eu te dou para você se motivar diariamente é ter um mural dos sonhos ou objetivos que você tem para a sua vida e visualizá-los diariamente. Outra recomendação é o ver depoimento de outros aprovados. Isso ajuda demais, pois, muitas vezes, você encontra testemunho de pessoas em situações até mais difíceis que a sua que realizaram o sonho de ser aprovadas em concurso. Daí você pensa: “Se ela pode, eu também posso!”.

Então é isso, pessoal! Espero que aplique os três pilares da aprovação durante a sua jornada. Tenho absoluta certeza de que, aplicando essas técnicas, os seus estudos irão a um novo nível e você ficará mais próximo da sua aprovação.

 

Muito sucesso nos seus estudos e até breve.

@marcosalmeidacoach

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
5

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.