Como fazer resumos e mapas mentais?

Avatar


18 de março2 min. de leitura

Olá! Tudo bem? Meu nome é Yuri Moraes, sou servidor da Câmara dos Deputados e faço parte da equipe de GranXperts. Neste artigo, eu falarei sobre como fazer resumos e mapas mentais.

Cada um pode ter seu estilo próprio de fazer resumos. Porém, há técnicas que podem aperfeiçoar o estilo de cada um.

No caso de você estudar por videoaula, fazer anotações durante esse momento te obriga a prestar atenção às aulas e a testar o entendimento da matéria ensinada. Isso ajuda a melhorar seu aprendizado e economiza tempo de estudo, pois, enquanto você estuda, já elabora seu material de revisão.

Esse material pode ser elaborado de forma digital ou manual. Minha sugestão é que seu material de revisão seja elaborado de forma digital, assim você economiza mais tempo para poder estudar mais o conteúdo do seu edital, fazer mais questões e revisões.

Ao estudar por PDFs, durante sua leitura, anote os principais pontos da matéria para revisá-los posteriormente. Assim, seu material de revisão será objetivo e você não terá de voltar ao conteúdo-base para revisá-lo, pois terá seu resumo pronto e completo com os tópicos essenciais. Outra sugestão é usar cores para realçar as palavras-chave em suas anotações.

Saiba que as anotações te ajudam a memorizar o conteúdo e, simultaneamente à produção delas, você estuda e produz seu resumo.

Quando fazemos destaques nos nossos resumos e acrescentamos cores neles, como quando usamos marca-textos em palavras-chave, por exemplo, nossa mente percebe que algo importante precisa ser memorizado.

Agora, os mapas mentais são uma estratégia para a organização visual das ideias por meio das palavras-chave, das cores, das imagens, dos símbolos e das figuras. Eles favorecem o aprendizado e melhoram a produtividade pessoal, pois são uma forma visual de representar um conteúdo possível de cair em sua prova.

Mapas mentais oferecem ao nosso cérebro uma ferramenta para o trabalho de transformar as peças do quebra-cabeça em um quadro coerente, que é o assunto/conteúdo que está sendo aprendido. Eles fazem algumas informações importantes, que precisam ser memorizadas, ganharem sentido.

 

Aí vai um exemplo de mapa mental:

 

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele possa te ajudar nos seus estudos e na sua preparação.

Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

Desejo a você sucesso e que você aplique à sua rotina de estudos o hábito de fazer resumos e mapas mentais. Certamente, isso te ajudará na memorização do conteúdo.

Caso precise de acompanhamento e de orientação para os seus estudos, nossa equipe de coaches está à disposição para te ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts.

 

 

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos Online? Clique aqui para obter maiores informações.

Um abraço!

Yuri Moraes

_________________________________________________________


Facebook:
Prof. Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no YouTube: Prof. Yuri Moraes

_________________________________________________________

Avatar


18 de março2 min. de leitura