Como Fazer uma Redação: Dicas de como fazer uma boa redação!

Produzir uma redação pode ser um pesadelo para algumas pessoas. Por isso criamos um conteúdo especial com dicas sobre Como Fazer uma Redação!

Avatar


18 de abril2 min. de leitura

Na hora de fazer uma redação perfeita, especialmente para um concurso público, é preciso se atentar a alguns detalhes. Além de concordância e coerência, bem como evitar expressar suas ideias com “eu acho”, existem algumas dicas simples que podem resolver seus problemas com a escrita. Fique ligado:

  • – Ideias: Antes de começar a escrever, anote em um rascunho os pontos principais, para que você não se perca com o tema;
  • – Estrutura: A estrutura do texto faz com que ele seja organizado. Com introdução, desenvolvimento (em dois ou três parágrafos) e conclusão, não tem erro na hora de colocar as ideias no papel;
  • – Tema: Fique atento às notícias da atualidade; geralmente, os temas de redação giram em torno dos assuntos mais comentados do momento.

Além disso, um dos pontos mais importantes na hora de redigir uma redação perfeita é a atenção e o cuidado, para que você não fuja do tema central. Seja cuidadoso para começar com um objetivo e segui-lo até o fim, de forma que seu pensamento fique claro para aqueles que lerão o seu texto.

Como Fazer uma Redação: Temas de redação

A dúvida de como fazer uma redação, geralmente, surge com os temas de redação de concursos, que costumam variar bastante. O assunto costuma girar em torno de atualidades, bem como crise hídrica, crise na segurança pública, violência urbana e mobilidade urbana. Uma dica bacana é ficar em dia com as notícias, assim como também é válida a leitura de artigos e dissertações corrigidas. Dessa forma, você estará pronto para concorrer aos concursos abertos!

Para iniciar seu texto, é importante que você coloque as primeiras impressões do tema em um rascunho. Dessa forma, fica mais claro observar o quanto você domina aquele assunto. Em seguida, organize suas ideias, sempre lembrando da estrutura correta e caminhando para um desfecho no último parágrafo, que pode ser um resumo do texto, ou a proposta de uma solução para o problema.

Como Fazer uma Redação: Redação dissertativa

A redação dissertativa argumentativa é o tipo mais pedido em provas de vestibular e concurso. Tendo o tema nas mãos e sabendo da proposta de redação da prova, tudo o que você precisa fazer é dissertar, ou seja, explicar o assunto. Em provas, no geral, assim como nos concursos previstos, a redação é uma das partes mais importantes, muitas vezes cobrando mais do candidato do que as outras questões objetivas.

Dessa forma, aqui vão algumas dicas de termos interessantes para inserir no seu texto, evitando a repetição de palavras e também para chamar a atenção do avaliador:

  • – É de conhecimento geral que; segundo “fulano de tal”; de acordo com; mais precisamente; efetivamente; incontestavelmente; é certo que; por outro lado; antes de mais nada; possivelmente; porventura; a fim de que; com a finalidade de; de maneira que; tal qual; dado o exposto; como foi apresentado; levando em consideração os fatos expostos.

Como Fazer uma Redação: Correção de redação

Além de tudo o que foi citado anteriormente, o Gran Cursos Online oferece uma Oficina de Redação, na qual você escreve uma redação, envia e recebe correções detalhadas, para que você possa reescrever e alcançar a nota desejada! É a melhor forma, e também a mais prática, de garantir que sua redação esteja sem defeitos na hora das provas. Desse modo, você pode adquirir e desenvolver técnicas infalíveis para escrever uma boa dissertação e garantir sua vaga em um dos concursos 2019!

Dado o exposto, prepare-se para mudar de vida e não perca a chance de participar de uma oficina de redação! Poder enviar suas redações e receber um feedback é tudo o que um concurseiro e um vestibulando precisam na vida. Não deixe de participar e se inscreva já para essa oportunidade digna de nota 10.

Avatar


18 de abril2 min. de leitura