Como gerar energia para terminar o dia

Avatar


07 de agosto3 min. de leitura

Olá, servidor público, tudo bem? Hoje o nosso artigo tratará sobre produtividade, tema esse que perpassa pela manutenção de sua energia para os estudos. Reflita sobre as dicas que serão expostas e aumente o seu rendimento diário rumo à aprovação. Vamos nessa?

De pronto, já lhe intitulei como “servidor público”, haja vista que, para aumentar a sua energia e experimentar a alta produtividade, você deverá, diariamente, visualizar-se empossado e trabalhando. Essa projeção mental é muito utilizada em nossos processos de Coaching para concursos públicos, pois quebra crenças limitantes subconscientes e leva o candidato a buscar a realização de seus sonhos. Então, sem melindres, sonhe alto e visualize o dia da sua posse!!!

Na minha concepção, os exemplos reais sempre me trouxeram grandes transformações. Peço licença para expor, um pouco, da minha jornada para você, caro(a) aluno(a); com isso buscarei a empatia necessária para transformar a sua preparação para concursos por intermédio deste sucinto artigo. Iniciarei relatando, em pontos, as interferências que diminuíam a minha energia.

Comigo foi assim: após reprovar várias vezes e assistir, da plateia da minha vida, minha energia caindo, resolvi ressignificar o meu comportamento, rever meus conceitos e atacar os pontos que faziam com que eu ficasse dias, ou até semanas, longe dos livros. Você me permite enumerá-los?

Ponto 1 – Autossabotagem – Eu sempre me via como um reprovado, inventava inúmeras tarefas prazerosas (ganhos secundários) que, momentaneamente, me deixavam feliz, mas sempre me distanciavam do meu ganho principal, qual seja: me tornar Policial Civil do DF.

Ponto 2 – Desorganização – A desorganização, oriunda da procrastinação, levava-me a baixos índices de produtividade. Eu saltava de disciplina em disciplina sem ter foco e paciência para vencer o conteúdo de maneira progressiva.

Ponto 3 – Ambiente emocional desfavorável – Amigos(as), eu não possuía um filtro, era influenciado por tudo e por todos. Simplesmente era um financiador emocional de problemas alheios.

Ponto 4 – Inexistência de intervalos de qualidade – Saiba que o seu tempo de descanso é fundamental para aumentar a sua energia. Sinta felicidade em seus intervalos, procure atividades que você ama realizar.

Você se identificou com essas interferências internas e externas? Para aumentar tal condição, você deve conhecer seus recursos internos e externos. “Como assim, Nelson?” Sim, você deve buscar em si todas as respostas para o seu baixo rendimento, explorar suas características positivas e recursos bons que possui. Saiba que todas as respostas que você precisa encontram-se dentro de você. Então, ataque os pontos com os quais você se identificou.

Quer uma ajuda? Falarei o que eu fazia, à época de concursando, para manter um nível considerável de energia e ser, enfim, aprovado em mais de três concursos públicos. Vamos juntos?

Ponto 1 – Me tornei gestor das minhas emoções, avaliei todos os meus comportamentos, critiquei as condutas inadequadas e determinei a minha mudança. Ufa, deu certo!!

Ponto 2 – Aumentei meus intervalos e coloquei QUALIDADE neles. Quando eu estava muito exausto, ligava para meus parentes e amigos mais próximos, enxergava que aquele processo era necessário e que eu estava cercado de pessoas que estavam passando pela mesma situação e que me apoiavam. Ninguém chega a lugar algum sozinho!!

Ponto 3 – Incluí a atividade física em minha rotina. Você não precisa ser um atleta e se exercitar por várias horas ao dia. Comece com um hábito angular, ou seja, realize as novas tarefas de maneira gradual, porém constante.

Ponto 4 – Apliquei fortes doses de motivação em minha preparação. Aprendi que o alto rendimento exige alta motivação. Com isso, assistia vídeos, lia reportagens e prospectava minha vida após a aprovação.

Gostaram das dicas? Funcionaram como um divisor de águas em minha preparação – após acumular mais de quatro reprovações, obtive inúmeras aprovações seguidas. Meu amigo(a) de batalha, saiba que quem passa não é o que detém o maior coeficiente intelectual, mas, sim, quem domina seu coeficiente emocional e alimenta sua energia diariamente.

Espero que tenha gostado, coloco-me à inteira disposição para auxiliar você nesta árdua caminhada.

Conte com o Gran Cursos Online.

Conte comigo.

Um abraço,

Nelson Marangon

Atualmente como Escrivão de Polícia da PC-DF, foi aprovado em diversos concursos públicos antes dos vinte e cinco anos, entre eles: Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar do Distrito Federal (22º posição); Tribunal Superior do Trabalho; Escrivão de Polícia PCDF. É Advogado-Colaborador na Defensoria Pública do DF.

 

 

 

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Avatar


07 de agosto3 min. de leitura