Como melhorar a pontuação em provas de Língua Portuguesa

Avatar


07 de maio4 min. de leitura

Olá, meu amigo! Hoje vamos conversar um pouco sobre algumas metodologias de estudo que me auxiliaram a elevar minha pontuação em Língua Portuguesa. Essa é uma matéria com a qual convivemos desde crianças, porém isso não quer dizer que todos os estudantes a dominam; muito pelo contrário, ela derruba diversos candidatos por ser muito complexa.

Como introduzimos, Português faz parte da nossa vida desde a mais tenra idade; justamente por isso, muitas vezes, na hora do estudo, faltam-nos atenção e paciência para o estudo correto, essencial para a sonhada aprovação.

Então, meu amigo, vamos trazer algumas dicas para você melhorar o desempenho nas provas de Língua Portuguesa. Vamos nessa?

 

  1. Leia com atenção o edital e selecione os conteúdos.

Primeiro passo: leia atentamente o edital.

Os editais normalmente apresentam os conteúdos de forma organizada, porém isso não é uma regra; normalmente as bancas examinadoras trazem os conteúdos apenas separados por ponto final ou vírgula, e isso exige do estudante mais atenção quando ele estiver separando os temas que serão cobrados e avaliando a relevância destes de acordo com a banca que aplicará a prova pretendida.

 

Outra dica é: observe se o edital dispõe de alguma bibliografia. Se houver, você deverá estudar seguindo essa indicação. Essa análise é de extrema importância, visto que os gramáticos podem discordar de alguns temas.

 

  1. Não desconsidere a interpretação de texto.

A interpretação é uma prática individual, que requer algumas habilidades conquistadas ao longo de toda a vida do estudante para ser posta em prática, de preferência que esse estudante seja um excelente leitor. Porém, caso a pessoa não tenha sido uma leitora assídua, para estudar para concurso, basta compreender duas questões essenciais: a interpretação do conteúdo do texto e o comando do enunciado.

 

Há concurseiros que não têm qualquer dificuldade para compreender o assunto contido no texto, mas não conseguem captar o que realmente o enunciado pede. Lamentavelmente, essa falta de entendimento faz o candidato ter grandes chances de errar a questão.

 

Então, quando estiver estudando, não passe apenas pelo texto, evite fazer a famosa “leitura dinâmica”; por diversas vezes, a resposta da pergunta está contida no texto, por isso, uma dica importante é fazer uma leitura atenta. Se possível, realize uma breve síntese daquilo que você assimilou do parágrafo. Atenção: se realizar o resumo, escreva-o com suas palavras, e não leia o próximo parágrafo sem ter realmente entendido o anterior.

 

  1. Não negligencie o estudo dos tipos textuais e das informações contidas no texto.

Meu amigo, um fator essencial para ter bom aproveitamento em provas de Língua Portuguesa é reconhecer os componentes que fazem parte de um texto e assim conseguir distinguir em qual tipologia textual a questão se enquadra – por exemplo, se o texto é dissertativo-expositivo, dissertativo-argumentativo, descritivo, narrativo, entre outros.

 

Outro fator importante é observar as inferências dadas através das informações contidas no texto.

 

Por diversas vezes, as provas trazem no enunciado as expressões “de acordo com o texto”, “infere-se do texto”, entre outras semelhantes. Nesse caso, o que o examinador quer do candidato é que ele conheça a tipologia textual e tenha atenção ao que se pede na questão. Desse modo, quando o autor utiliza as expressões:

  • “De acordo com o texto”: o autor trabalhará informações que foram veiculadas no texto.
  • “Infere-se do texto”: o autor exigirá do candidato que este faça inferências e deduções acerca de tudo o que foi dito no texto.

Comandos que apresentam expressões como “O objetivo do texto é…” querem do candidato apenas o reconhecimento dos tipos textuais.

Nota-se a importância de se memorizar o significado desses enunciados nas provas.

 

  1. Como estudar Gramática?

Caro estudante, fragmente o estudo de Gramática em três áreas.

 

O primeiro passo é estudar com afinco o conteúdo das classes gramaticais. Aqui é dedicação extrema para não perder pontos.

 

No segundo passo, empenhe-se no estudo da sintaxe da Língua Portuguesa. Você deve ter prática em análise sintática. Nessa etapa, considere as frases que aparecem diante do exercício e de sua prova.

 

Na terceira fase, você necessita investir na prática de questões de reescrita (ou paráfrase). Observe que essa é a oportunidade de realizar uma verdadeira revisão do conteúdo estudado ao longo de um curso.

 

Possuir material de qualidade, praticar questões, ter insistência, disciplina, analisar os seus erros e os motivos que te levaram a eles, praticar revisão, revisão e revisão: esses são os costumes que você, candidato, necessita ter na vida de estudo desejando sempre sua aprovação.

 

  1. Assista a videoaulas dos conteúdos que você não domina.

A teoria obtida nas gramáticas é excelente, porém, para muitos, esse estudo pode ser cansativo. Para evitar um estudo monótono ou que, ao estudar, você não consiga realmente ter atenção plena para o conteúdo, intercale o estudo com livro com as videoaulas daqueles assuntos que você não domina ou ainda tem dúvidas. Por serem processos dinâmicos e resumidos, as videoaulas são ótimos instrumentos para assimilar melhor um conteúdo e sanar assim suas dúvidas.

 

  1. Observe qual é o tema mais cobrado pela banca examinadora.

Provavelmente você, meu amigo, já tem um concurso dos sonhos e já analisou como a banca vem cobrando os conteúdos de Língua Portuguesa, quais são os conteúdos mais recorrentes nas provas. Existem sim aqueles temas que estão em alta ou que sempre caem, conteúdos e maneiras que a banca X gosta de cobrar, até mesmo aqueles conteúdos que estavam no edital, porém a banca não cobra.

 

Por exemplo, o CESPE adora questões sobre sinônimos e antônimos; já a FCC tende a elaborar mais questões sobre reescrituras de frases; a FGV trabalha com compreensão de texto, e por aí vai. Ao praticar as questões da banca, você consegue um panorama sobre qual conteúdo é o mais abordado.

Dessa maneira, o seu estudo será mais congruente e adequado.

 

  1. Revise sempre.

Sabe aquela nossa dica que nunca podemos esquecer de tão importante? É a revisão dos conteúdos. Faça cadernos de questões, leia seus resumos, refaça as questões que você errou e procure saber o porquê do erro.

Por fim, e não menos importante, descanse seu corpo e sua mente, alimente-se bem e cuide muito bem do seu emocional, pois, para você alcançar sua meta, é necessário estar muito bem.

Se você almeja o serviço público e quer melhorar sua produtividade nos estudos, não deixe de conferir este post sobre o assunto.

Lembre-se de que a jornada do concurseiro pode durar anos, por isso, o seu ritmo tem de ser sustentável.

 

Energia alta e acredite em você.

Um grande abraço e força em busca de suas vitórias.

Estamos juntos nessa caminhada.

Nelson Marangon  

Avatar


07 de maio4 min. de leitura