Como melhorar os estudos com as revisões eficientes!

O Coach e Mentor Marcos Almeida preparou esse conteúdo especial para te ajudar em como melhorar os estudos com as revisões eficientes!

Avatar


10 de março2 min. de leitura

Olá! Aqui é o Marcos Almeida, atuo como coach e mentor no Gran Cursos Online. Hoje falaremos sobre um tema essencial para que você adquira alta performance nos seus estudos e domínio das disciplinas que estuda a fim de ser aprovado no seu concurso: a implementação de revisões eficientes.

Quando falamos em aprendizagem de longo prazo, a repetição espaçada ou revisões eficientes são fundamentais para você estudar “algo hoje” e se lembrar desse assunto na hora de sua prova. É muito importante ter um sistema de revisão que seja de fácil aplicação. Fazer revisões com certeza te trará mais trabalho, porém é vantajoso gastar 20% a mais do seu tempo realizando essa atividade e ter o dobro de resultado na aprendizagem.

Um dos primeiros estudos na área de memorização foi feito pelo alemão Hermann Ebbinghaus. Esse cientista criou algumas palavras que não tinham significado para o idioma dele na época e mandou um grupo de pessoas memorizá-las. Cerca de 24 horas após o estudo, os entrevistados tinham esquecido de grande parte do que haviam estudado. Após um período de um mês, só se lembravam de menos de 10% do conteúdo, porém, quando essas pessoas adotaram um sistema de revisões, começaram a se lembrar dele por muito mais tempo. Segue o gráfico da curva do esquecimento.

 

Revisões Eficientes

Como melhorar os estudos com as revisões eficientes: Entenda a Curva de esquecimento!

 

É importante você entender que, sem revisão, não há retenção da informação. Existe uma metodologia de revisão muito difundida atualmente segundo a qual você revisaria o conteúdo estudado por meio dos resumos ou grifos, no prazo de 24 horas, uma semana e um mês depois de ter estudado o conteúdo pela primeira vez. Acredito que, para quem vive em função de estudar e não trabalha, ou para quem não está com edital na praça, esse sistema é eficiente. Como essa não é a realidade da maioria dos concursandos, resolvi adotar uma metodologia diferente.

Indico a você fazer resumos sintéticos das videoaulas ou grifos dos PDFs autossuficientes durante os estudos da parte teórica e a utilizar esse material para as suas revisões.

Situação hipotética: se você estudou Direito Constitucional durante duas horas na segunda-feira, momento em que fez seus grifos otimizados ou um resumo, quando estudar novamente essa disciplina, nos primeiros 15 minutos, faça a revisão daquilo que estudou na aula anterior da matéria. Se o tema estudado foram os princípios fundamentais, na aula da quinta-feira, quando for estudar novamente Constitucional, revise esse conteúdo no início da sessão de estudos. Geralmente levará uma média de três a quatro dias para fazer a primeira revisão.

Exemplo:

Segunda-feira. Estudei aula 1 de Constitucional, páginas de 1 a 40, levando 2h. Fiz os meus resumos ou sublinhados otimizados.

Quinta-feira. Vou estudar Constitucional de novo. Iniciarei a minha sessão de estudo revisando o que estudei na segunda-feira por meio dos resumos ou sublinados. Tempo médio de 15 minutos.

Durante os seus estudos, é importante você marcar as questões que errou, pois as usará como um meio de revisão dentro de um mês a 45 dias que tiver estudado o tópico da matéria.

Então você pode fazer da seguinte maneira em relação à segunda revisão do conteúdo: revise o conteúdo por meios dos grifos ou questões que errou, ou faça somente uma revisão por questões. É interessante essa segunda revisão durar no máximo uma hora por capítulo ou tema estudado. Se quiser, também pode fazer novas questões comentadas na plataforma de questões. Segue abaixo um quadro de exemplo de revisão.

Dia 01/03 Dia 08/03 Dia 15/03 Dia 22/03 Dia 29/03
Estudei Aula 01 Estudei Aula 02 Estudei Aula 03 Estudei Aula 04 Revisão aulas 01, 02, 03 e 04 por exercícios
Dia 05/04 Dia 12/04 Dia 19/04 Dia 26/04 Dia 02/05
Estudei Aula 05 Estudei Aula 06 Estudei Aula 07 Estudei Aula 08 Revisão aulas 05, 06, 07 e 08

 

Acredito que a revisão por questões é mais eficiente, pois, com ela, você estuda de maneira mais ativa.

Quando concluir todo o conteúdo da disciplina, acredito que seja mais eficiente você revisá-lo por meio de questões comentadas. Caso verifique que o seu desempenho em questões está abaixo de 70%, é interessante dar uma revisada “mais caprichada” na parte teórica daquele conteúdo. Essa revisão teórica pode ser mais seletiva ou você pode revisar todo o capítulo, se achar que há necessidade.

Então, é isso. Espero que aplique essa metodologia de revisão nos seus estudos. Tenho absoluta certeza de que, aplicando essas técnicas, você levará os seus estudos a um novo nível e ficará mais próximo da sua aprovação.

Muito sucesso nos seus estudos e até breve.

@marcosalmeidacoach

Avatar


10 de março2 min. de leitura