Como memorizar fazendo associações?

Avatar


19 de maio1 min. de leitura

Olá! Tudo bem? Meu nome é Yuri Moraes, sou servidor da Câmara dos Deputados e faço parte da equipe de GranXperts. Neste artigo, eu falarei sobre como memorizar informações fazendo associações.

 

 

Para superar as situações nas quais não há uma lógica na informação, você pode usar as regras mnemônicas para associar palavras ou conceitos a nomes que precisam ser aprendidos.

Quem estudou eletrônica se deparou com a Lei de Ohm muito cedo; era preciso associar os conceitos de amperagem, queda de voltagem e resistência elétrica, e essa associação é dada por uma fórmula que precisa ser lembrada. Normalmente, voltagem abrevia-se por V, amperagem, por A, e resistência, por R. Para criar uma fórmula fácil de lembrar, usa-se I para amperagem (ou seja, Intensidade do fluxo elétrico), E (para a diferença de potencial, ou seja, a voltagem) e o mesmo R para resistência. Com isso, a fórmula vira REI.

Outro exemplo bem conhecido está em Direito Constitucional, disciplina estudada pela maioria dos concurseiros. Para memorizar os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil, usamos a regra mnemônica SO – CI – DI – VA – PLU. Usando esse mnemônico, você pôde perceber que ficou bem mais fácil memorizar os princípios fundamentais da República e não errar mais questões por confundir esses princípios com os objetivos fundamentais  da República, por exemplo.

Você pode aplicar as regras mnemônicas para associar palavras ou conceitos a diversos temas de difícil memorização.

Outro exemplo:

 

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele possa te ajudar nos estudos e na sua preparação.

Bons estudos e sucesso na sua trajetória!

Caso você precise de acompanhamento e de orientação para os seus estudos, nossa equipe de coaches está à disposição para te ajudar na sua preparação por meio do Programa de Coaching do Gran Cursos Online – GranXperts.

 

Não conhece o Programa de Coaching do Gran Cursos Online? Clique aqui para obter maiores informações.

Um abraço!

Yuri Moraes

_________________________________________________________

 

Facebook: Prof. Yuri Moraes

Instagram: @profyurimoraes

Canal no YouTube: Prof. Yuri Moraes

_________________________________________________________

Avatar


19 de maio1 min. de leitura