Como passar no concurso PRF – Parte 3 (execução, controle e avaliação)

 

Confira dicas de como passar no concurso PRF

 

Dicas do coach do Gran Cursos Online para ajudar você a passar no concurso PRF

Dicas do coach do Gran Cursos Online para ajudar você a passar no concurso PRF

No artigo “Como passar no concurso PRF parte 1″, trouxemos oito passos iniciais de como passar na PRF. Já no artigo “Como passar no concurso PRF – Parte 2”, construímos um cronograma bastante objetivo, nele definimos o que estudar e quando estudar. Além disso, passamos a ser capazes de avaliar, de forma bastante concreta, o tempo necessário para avançar em todo material. Tornou-se possível saber o quanto caminhamos e quanto há por andar a cada semana. Isso, por si só, é uma motivação incrível!!!

Beleza, Professor!!! E…

E… agora precisamos aprender a como executar o cronograma matador. O primeiro passo da execução é muito óbvio, basta cumprir os ciclos na sequência que foi planejada. Aqui, importante é manter compromisso com o tempo previsto para cada matéria do ciclo de estudos. Muitos alunos se perdem na organização por não controlarem adequadamente as “sentadas” para estudar. É comum gastarem mais energia com disciplinas de que gostam, enquanto tópicos importantes são deixados de lado.

Portanto, é necessário comprometimento com o planejamento feito inicialmente. Respeitar a proporcionalidade de cada matéria no ciclo, nem mais nem menos, é um passo importante para o sucesso. Além disso, faz parte do processo revisar o conteúdo para fixar conhecimento. Para tanto, trabalharemos com dois conceitos: a “mini-revisão” e o “revisaço”.

 

  • Mini-revisão: consiste em recapitulações entre os ciclos de estudo.
  • Revisaço: a cada quatro ciclos de estudos, “paramos” uma semana para revisar o conteúdo que ficou para trás.

A pergunta é: o que significa revisar?

Essa é mole, Professor!!! Revisar é estudar tudo de novo.

De forma alguma!!! Se entendermos que revisar é estudar tudo de novo, levaremos muitos meses para vencer todo conteúdo, e o concurso PRF está batendo à porta… Existem processos de revisão que, de fato, tomam tantos dias que acabam por ser inexequíveis em concursos públicos, ainda que funcionem para outras áreas. Diante disso, apresento meu lema para revisões:

 

Revisar é fortalecer os pontos, já estudados, nos quais temos alguma deficiência!

 

Há diversas formas de se fazer isso. Aqui, vou apresentar a que usei, ainda utilizo e aplico aos meus coachees. Trata-se de revisar por exercícios!!!

É bastante simples e efetivo. Após o ciclo de estudos, vamos ao sítio rota dos concursos e preparamos uma bateria de questões selecionando os tópicos que acabamos de estudar. Quanto mais bem-feita a seleção, melhor será a fixação do conteúdo.

Percebam, desde logo, que o objetivo, nesse momento, não é testar como estamos em termos de desempenho, faremos isso posteriormente. O importante é verificar o quanto assimilamos dos estudos recentes. Sendo assim, ainda que os resultados melhorem ao longo do tempo, não se deve ficar muito “empolgado” e nem “decepcionado” com as primeiras aferições.

Nesse passo, é preciso separar as questões erradas. A sugestão é criar um arquivo no qual sejam mantidas, separadas por disciplina e ciclo. Destarte, a cada ciclo de teoria, guardamos um tempo para resolução de exercícios e separamos as que errarmos.

 

Professor!!! Quanto tempo reservar para isso???

Esse tempo pode variar, eu, particularmente, trabalho com 50% das horas destinadas à teoria. Então, se levamos 20h por ciclo dedicadas à assimilação de conhecimento, reservaremos 10h para resolução de questões. Fechado?

Assim chegamos ao revisaço. E podemos dividi-lo em dois momentos:

1º) Pegar as questões erradas dos quatro ciclos anteriores e resolvê-las de novo, com um aprofundamento no material referente ao tópico abordado em cada exercício.

2º) Ler as anotações e resumos feitos durante os ciclos anteriores.

 

Legal, né? =)

 

Bom, faltam ainda o controle e a avaliação.

Chamo de controle o comprometimento com meu dia. Se penso em tudo que há para ser lido ou visto pela frente, acabo por desanimar. Mas, por outro lado, quando me comprometo com o meu dia, com o hoje, fica factível cumprir as tarefas elaboradas.

Então, preferencialmente no domingo, é importante definir, com base no cronograma matador, o que deverá ser feito na semana. Ademais, a cada dia, ao acordar, é imperioso escrever o que será feito para que, à noite, seja conferido se a meta diária restou vencida.

 

Comprometer-se com o seu dia é fator motivacional essencial para o sucesso!

 

Por fim, temos a avaliação! Essa também será feita de duas formas:

1ª) Verificação da evolução de questões certas a cada ciclo de estudos.

2ª) Realização de simulados.

Sobre a evolução dos acertos, não se deve analisar os resultados pontualmente. O importante é certificar-se de que há um crescimento a cada semana. Lembre-se: precisamos estar em nosso auge no dia da prova, nem antes e nem depois.

Em relação aos simulados, eu, particularmente, prefiro fazê-los após cumpridos 50% do cronograma matador. Isso porque os simulados devem abranger toda a matéria envolvida e não só aquilo que foi estudado. Os simulados podem ser quinzenais ou mensais, dependendo da proximidade da prova.

É isso!!! =)

Vamos que vamos!!!

Um abraço.


Rodrigo Silva

Analista Legislativo da Câmara dos Deputados. Aprovado diversos concursos públicos, destacando-se o primeiro lugar na Polícia Rodoviária Federal, Banco do Brasil e Técnico de Controle Interno na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.


Já pensou em estudar para o concurso PRF orientado por um coach? O Gran Cursos Online Coaching oferece atendimento individual e personalizado. Conheça o projeto aqui e acelere a sua aprovação! 

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Rodrigo Silva
Analista Legislativo da Câmara dos Deputados e coordenador do Gran Coaching
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo