Como retomar o ritmo de estudos após uma longa pausa

Avatar


18 de setembro4 min. de leitura

Olá, leitor, tudo bom? Eu me chamo Raul Brigagão, fui aprovado em vários certames policiais e hoje sou Policial Civil do Distrito Federal. Faço parte da equipe de GranXperts e tenho como missão facilitar o seu caminho nos estudos para que você alcance a alta performance e seja aprovado no concurso dos seus sonhos. É por isso que te convido a conhecer o nosso acompanhamento, que é direcionado e totalmente personalizado. Vamos juntos?

Este artigo é direcionado a todos os concursandos, mas principalmente para você que almeja retomar os estudos ou já os retornou, mas ainda se sente perdido, sem saber o que fazer.

Estudar para concurso público é um desafio diário que requer muita dedicação e abdicação, e nem sempre teremos resultados imediatos – isso faz com que muitos não se mantenham constantes nos estudos. É comum vermos pessoas começando a estudar para concurso público, mas, ao chegarem na metade do caminho, surgem motivos que fazem muitas delas desistirem de permanecer na trajetória até a aprovação.

Existem vários fatores que levam os concursandos à desistência. A falta de clareza sobre os objetivos, a incerteza a respeito da aprovação, a ponderação entre o esforço empregado e a recompensa almejada, o surgimento de novas oportunidades (como um novo emprego) ou outros fatores inerentes ao cansaço físico e mental ou à saúde.

Você está se identificando? Já parou de estudar para concurso e, em algum momento, se arrependeu por isso? Sabe o motivo para ter desistido? O que você poderá fazer dessa vez para não se render novamente?

O início dos estudos é muito complexo, pois você está num processo de adaptação, criando uma nova rotina, novos hábitos, tudo passa a ser uma novidade. Porém, quando damos uma pausa longa nos estudos, tudo aquilo que construímos ao longo daquele tempo dedicado tende a ir por água abaixo. Surgem vários sentimentos, sendo o principal: o arrependimento – justamente porque você sabe que, se tivesse continuado, estaria muito mais próximo de alcançar o seu objetivo.

Certamente você já ouviu falar que concurso público é uma fila e que, se permanecer no seu lugar, a sua hora vai chegar, mas se você sair, outro tomará a sua posição, e você voltará para o final daquela linha. Se você passou por isso, quero dar algumas dicas a fim de te ajudar a superar todas as dificuldades para que não desista novamente, de maneira que você poderá se valer de todos os recursos disponíveis para alcançar a excelência em curto prazo e facilitar o seu retorno aos estudos.

O primeiro ponto é saber que concurso público é superar os desafios e que você está no jogo para vencer. Se decidir estudar para concurso público, mentalize que esse é um caminho sem volta. É preciso persistir até alcançar a aprovação! Costumo dizer que só não passa em concurso público quem desiste, logo, se você não fizer isso, o resultado virá.

O segundo ponto a ser abordado é acerca da questão de alcançar novos objetivos e perspectivas. É importante você analisar os motivos que te levaram a querer começar a primeira vez, bem como identificar os motivos que te fizeram querer desistir. Faça essa análise e se pergunte se aquela mesma razão será o suficiente para não desistir novamente.

Esse recomeço é acrescido de novas experiências. O arrependimento faz com que você enxergue essa nova oportunidade com mais clareza, tomando as melhores decisões. Ter clareza é saber qual o caminho deve ser percorrido e de que forma você o fará, validando cada passo. As falhas são vistas, agora, como amadurecimento para que elas não sejam cometidas novamente.

O principal ponto a ser destacado é a respeito da clareza, sabendo que não importa se o motivo é o mesmo ou se é um novo motivo, mas que agora é ainda mais forte esse desejo de buscar a sua aprovação e encarar todas as adversidades. Não deixe nada te afastar dos seus sonhos, principalmente se for o mesmo motivo que te fez desistir antes.

O terceiro ponto trata-se do processo de evolução e adaptação. Passar muito tempo sem estudar pode gerar uma desatualização, pois estamos em constante processo de evolução, principalmente quando falamos de estudo para concurso público. Novas ferramentas surgem para otimizar a aprendizagem, os materiais sofrem alterações, as técnicas são aprimoradas.

Dentre várias mudanças que tivemos no aprendizado, podemos destacar as aulas virtuais, as quais permitem ao aluno ter acesso aos melhores cursos e professores, além de possibilitarem uma maior autonomia em relação à carga horária. Da mesma forma que trouxe benefícios, a educação a distância gerou mais responsabilidades: o aluno deve se policiar, controlar os seus horários e a sua rotina de estudos. Tivemos também a criação de materiais mais resumidos e direcionados, bem como as degravações das aulas – estas fazem com que o estudante ganhe tempo, pois ele pode anotar os pontos mais relevantes de cada assunto.

Durante o seu retorno aos estudos, você deverá correr atrás do tempo perdido e se adaptar à sua nova realidade. Utilize todas as ferramentas disponíveis para aprimorar os seus estudos, saiba utilizar a tecnologia a seu favor.

O processo de coaching/mentoria é um excelente recurso durante a retomada aos estudos, pois o profissional te auxiliará a identificar cada ponto a ser desenvolvido, facilitando e encurtando o seu caminho rumo à aprovação.

O quarto ponto é aproveitar o seu conhecimento anterior. Um grande equívoco é não aproveitar aqueles conhecimentos já adquiridos. Conforme for estudando, você se lembrará de alguns assuntos, e estes devem ser revisados em um curto prazo, pois você precisará dedicar mais tempo para as matérias que ainda não foram estudadas, bem como para as disciplinas das quais você não se recorda mais.

Para medir o seu conhecimento em determinada matéria/assunto, é importante você fazer questões ou simulados. Conforme o seu desempenho nessas avaliações, analise se terá de estudar novamente aquele material ou se apenas revisará o tema. É muito importante saber mensurar o seu conhecimento, assim você conseguirá acompanhar o seu processo de evolução nos estudos. Esse processo deve ser feito desde o primeiro dia de estudos, pois o que não é medido não pode ser melhorado.

O quinto ponto é pôr em prática. Dar o primeiro passo é primordial, não importando, nesse recomeço, como isso será feito. É melhor estudar do que não estudar.

Crie o hábito de estudar todos os dias. Para te auxiliar nesse processo, busque fazer suas atividades num ambiente adequado e organizado, estruture a sua rotina de estudos, estabeleça metas alcançáveis, defina uma carreira, destaque as principais matérias cobradas, alterne o estudo dessas matérias, realize o descanso entre uma matéria e outra, estude por materiais menos extensos e com linguagem acessível (visando uma melhor compreensão), construa seus resumos e realize revisões. É importante treinar para a prova fazendo questões e simulados.

Espero que esse artigo possa te ajudar a encontrar o caminho até a aprovação, bem como a não mais desistir dos seus sonhos. Apenas comece! A equipe de GranXperts está pronta para te ajudar a alcançar o seu objetivo: SER APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO. Entre em contato com a equipe de vendas e venha ter uma nova experiência.

Avatar


18 de setembro4 min. de leitura