Como saber que a minha reprovação está me levando a ser aprovado?

Avatar


21 de Agosto de 2020

O medo de ser reprovado muitas vezes fala mais alto do que o sonho de ser aprovado porque você alimentou as reprovações em vez de aprender com elas. O ensinamento que deve ser guardado dentro do seu íntimo é a verdadeira face daquilo que o fracasso pode trazer de benefício para sua vida. O que a reprovação nos concursos traz de benéfico para você?

Simplesmente o sucesso. FIRST ATTEMPT IN LEARNING! (Primeira tentativa de aprender). Agora você deve estar se perguntando: “Esse louco está dizendo que reprovar é ter sucesso?”. Sim, é isso mesmo que quero dizer. Entenda!

A sociedade impõe o que é sucesso e fracasso, tirando a individualidade de cada ser ao deixar de vê-los como eles verdadeiramente devem ser vistos – ou seja, a vida é composta por um conjunto de fracassos que nos faz humanos imperfeitos, capazes de errar algumas vezes e acertar outras. Isso mostra que não devemos nos cobrar tanto, devemos respeitar nossos limites e, ainda assim, nunca devemos desistir de chegar ao triunfo.

Mas e o sucesso? É simplesmente passar na prova do concurso?

O sucesso é o topo, mas você não deve valorizá-lo apenas de forma pura e simples. Por quê? Simples, porque ele é como uma grandiosa empresa bem conceituada e valorizada – é assim que todos a veem. Mas a empresa não mostra o que a fez ser assim, e é isso que faz toda a diferença. Quem a fez tão grandiosa? Seus colaboradores, suas dificuldades, seus obstáculos…

As pessoas não querem assumir os riscos necessários para chegarem ao sucesso. Normalmente, quem o alcança entende que o fracasso é a razão para o êxito. Falhas são a busca da GRANDEZA. O que é sucesso para você?

Erros são inevitáveis. Eles não deixarão de existir. Quem reprova e desiste permanece no mesmo lugar. Vamos ao exemplo clássico do rapper Eminem. Quando ele pisou num palco pela primeira vez, foi vaiado por gaguejar e ter medo. Ele desistiu? Não. Em uma de suas músicas, ainda declama: “…o sucesso é a minha única porta de opção.”

As reprovações são lições que, depois de aprendidas, fazem com que sigamos ao próximo passo rumo a uma nova reprovação. De reprovação em reprovação, aprendemos a não desistir do nosso tão sonhado cargo público. Parece absurdo, mas não é! Encare isso como combustível para a conquista.

 “Eu não falhei 3.598.749 vezes, eu errei de propósito!”

(Thomas Alva Edison)

“O desistente é perdedor por antecipação”

(Almir Silva)

Na vida dos vencedores, há ousadia. A mesmice não prospera. O medo do novo é igual ao medo do fracasso. Encare seu gigante. Enquanto você não tem o que quer, trabalhe com o que tem. Lute para conquistar o seu sonho com as armas que possui. Chegar ao sucesso é vencer as limitações impostas pelas circunstâncias.

Olhe para seus obstáculos com a alegria de uma criança e com a experiência de um idoso, sabendo que tudo o que enfrentará para chegar ao seu objetivo pesará e será tão duro quanto você quiser que seja. A leveza vem de dentro de nós, a partir do momento em que aprendemos que as batalhas e a forma como as encaramos é o segredo para evitarmos o profundo sofrimento. Imagine cada dificuldade como uma escalada ao pico do monte Everest – cada passo que você dá na montanha te faz chegar mais perto do sonho.

Os tropeços da escalada, o risco da queda, o frio, a fome, todas as dificuldades aparecerão. Ao olhar a imagem acima, você consegue se imaginar no topo? Com certeza, sim. Mas imagine o trajeto, imagine as dificuldades e tudo que você enfrentará até chegar lá. Quando isso ocorrer, não desista, porque não são todos que escalaram o Everest, apenas aqueles que não se abalaram com o trajeto e as dificuldades, os que encararam tudo com o espírito aventureiro de uma criança e a segurança da conquista de um guerreiro.

Assim deve ser encarado qualquer projeto na vida. Seja nos concursos públicos, no trabalho ou nos relacionamentos. Faça como ninguém faz. Abuse de intensidade, dedicação e ousadia, estas são as armas que você deverá usar na batalha rumo ao sucesso.

O que te fará chegar ao sucesso? Seus fracassos.

O que te fará chegar à sua aprovação? Suas reprovações.

Olhamos para os aprovados imaginando que nunca fracassaram, que nasceram com sorte, esquecemos de olhar para dentro de nós mesmo e deixamos de encarar a derrota como parte de um degrau da escada da vitória.

Curta o caminho, a jornada percorrida até lá, com dificuldades e êxitos. Faça as pazes com seus fracassos, bata um papo com eles e agradeça por existirem na sua vida. Chegue ao seu objetivo mais humilde, sabendo de onde surgiu sua força e seus ensinamentos. Recomece quantas vezes forem necessárias, use outras alternativas quando o que você tem feito não te fizer evoluir. Filtre o que realmente te faz crescer, releve quem você ama e não te entende. Não se culpe, aja e reaja, mas não pare. Seja Imparável.

 

Yuri Lima

 

Avatar


21 de Agosto de 2020