Como traçar objetivos e alcançá-los

Avatar


12 de junho5 min. de leitura

Como traçar objetivos e alcançá-los “Se quiser viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas.” Albert Einstein

Antes de entrarmos no tema propriamente dito da nossa mensagem semanal, vamos, primeiro, diferenciar o que é objetivo e o que é meta. É importante perceber, desde logo, que, em linhas gerais, toda meta constitui um objetivo, mas nem todo objetivo constitui uma meta. A primeira diferença entre os dois conceitos é que objetivo está para descrição enquanto meta está para definição, em números e prazos, do que se deseja alcançar.

São exemplos de objetivos: montar um negócio, perder peso, enriquecer, passar em concurso. São exemplos de metas: ser classificado entre as dez primeiras posições no próximo concurso para Analista Judiciário – Área Judiciária do TST, ser aprovado em cinco concursos públicos nos próximos doze meses, ganhar um milhão de reais nos próximos três anos, conquistar a liderança do mercado de cursos online nos próximos cinco anos. Em outras palavras, objetivos são qualitativos; metas são quantificáveis.

Em artigo publicado no periódico American Psychologist, os professores Edwin A. Locke e Gary P. Latham, resumindo 35 anos de muita pesquisa sobre o assunto, revelaram que, quando as pessoas definem metas bem específicas e mais dificultosas, tendem a dar o seu melhor para alcançá-las. Ou seja, metas e objetivos elevados fazem as pessoas se empenharem mais do que quando elas têm um propósito mais modesto.

Sabendo disso, nobre concurseiro, procure definir metas específicas e prazos concretos para atingi-las. O efeito previsível e imediato disso será maior dedicação, maior esforço e maior persistência de sua parte. Já os efeitos de médio e de longo prazo serão melhor desempenho e resultados auspiciosos nos concursos que você prestar.

Para exemplificar, imagine que o seu objetivo seja passar no concurso para Auditor do TCU, e a meta seja alcançar essa aprovação em um ano e meio de estudo de no mínimo cinco horas diárias. A complexidade e a dificuldade desse projeto exigirão de você um planejamento muitíssimo bem-elaborado e bem-executado. Provavelmente, você terá de fazer um grande investimento financeiro e demonstrar alto grau de comprometimento e de abnegação. Além disso, precisará ter muita, muita criatividade para superar cada obstáculo que surgir e dedicar especial atenção aos detalhes do cronograma que você tiver montado. Em resumo, a energia e o esforço envolvidos no projeto serão proporcionais à grandeza deste.

Quando um candidato impõe a si mesmo metas claras, específicas e detalhadas em números factíveis e prazos razoáveis, tende a desenvolver a coragem e a disposição necessárias para alcançá-las. Repito: essas metas traçadas devem ser específicas e mensuráveis, mas também realistas, passíveis de serem atingidas no decurso de um determinado tempo.

John Kotter, professor da Universidade de Harvard e autor americano de vários best-sellers, não tem dúvida de que a melhor forma de obter resultados e mudanças significativas é gerar vitórias de curto prazo. Ele afirma que, para que essas vitórias sejam experimentadas com alguma frequência, é necessário estabelecer metas de curtíssimo prazo, metas de curto prazo e metas de médio prazo. Um método válido para isso é estabelecer, por exemplo, uma espécie de progressão: primeiro deve-se melhorar o desempenho nos simulados de determinadas disciplinas; depois, conclui-se o plano de estudos do dia e a visualização de um número específico de videoaulas em um dado período de tempo. É permitido até estabelecer uma espécie de premiação para si mesmo sempre que uma meta for alcançada. Reconhecimento, mesmo que venha de nós mesmos, é fundamental para seguirmos motivados. Aos poucos, devemos aumentar progressivamente o grau de dificuldade das metas de curto prazo, até atingirmos o objetivo final.

De minha parte, observando os nossos colaboradores, professores e alunos, percebo que, quando eles definem metas com as quais se identificam e que têm profundo e relevante significado para eles, costumam persegui-las com mais paixão e alcançá-las mais depressa. Eles avançam passo a passo em sua trajetória e, a cada conquista, experimentam o legítimo sentimento de vitória, de alegria, de felicidade e de viver verdadeiramente a vida.

Há uma frase, expressão da sabedoria popular, que diz mais ou menos o seguinte: “Se você não falhou ou fracassou em pelo menos 90% das vezes que tentou fazer algo, é porque seus objetivos não foram suficientemente ambiciosos”. É isso mesmo, leitor amigo. Pense grande, mas comece pequeno, subindo degrau a degrau, até chegar ao topo da carreira pública com que você sonha.

Em termos práticos, o que estamos sugerindo é que você primeiro elabore mentalmente um plano e, em seguida, o transfira para o papel ou para um aplicativo de planejamento. É importante passar as ideias para um formato mais concreto, a fim de que sua mente seja capaz de visualizá-lo. Só depois disso, o consciente – e o inconsciente – será capaz de trabalhar 24 horas por dia para realizar o seu projeto, levando você a alcançar cada um dos objetivos e metas traçados. Fica o alerta: seu plano precisa ser consistente e completo. Uma das dificuldades em alcançar grandes objetivos é a pessoa não saber aonde quer chegar nem como chegar lá. A incerteza torna a missão impossível.

Há um estudo da Statistic Brian que confirma a importância de se planejar de forma concreta e com clareza para alcançar objetivos e metas. Nele, os pesquisadores analisaram as resoluções de ano-novo de norte-americanos e notaram que somente 8% destes tinham, de fato, alcançado os objetivos estabelecidos. Nada menos do que 92% falharam, não conseguindo efetivar as decisões que haviam tomado no fim do ano anterior. Qual seria a fórmula do sucesso dos 8% bem-sucedidos? Basicamente, nada de procrastinação. Em comum, eles haviam definido por escrito as metas e estabelecido um plano detalhado para alcançar cada uma delas com motivação e inspiração.

Façamos outro exercício de criatividade e imaginemos que o seu plano seja se tornar Delegado da Polícia Federal no prazo de dez anos. Um projeto como esse pressupõe que você esteja entre os aprovados para o cargo de Agente já nos próximos três ou quatro anos, ao mesmo tempo que conclui o curso de Direito, requisito para ingresso na carreira pretendida. Mas a trajetória não para por aí. Em cinco anos, você precisará estar empossado no cargo de Agente e se preparando especificamente para o concurso de Delegado. Obviamente, algumas reprovações serão toleradas no percurso e devem estar previstas em seu plano. Em compensação, você não pode nem sequer tolerar a ideia de desistir do cargo que é seu objetivo profissional. Meta traçada, missão a ser cumprida!

Enfim, concurseiro, quem não tem um bom plano não define seus objetivos do jeito certo. Por consequência, não age concretamente para que suas metas sejam cumpridas. O resultado: não chega a lugar algum, não prospera, não passa em concurso público.

E então, de que lado você quer ficar?

Volto a aconselhar: conceba seu objetivo e suas metas primeiro em sua mente, depois passe as ideias para o papel ou outro suporte mais concreto. Então, siga rigorosamente o plano com perspectivas de curto, de médio e de longo prazo. Por fim, monitore periodicamente sua evolução e os seus resultados. E lembre-se: a mente só acredita no que ela vê.

“As pessoas fracassam por falta de conselhos, mas são bem-sucedidas quando há muitos conselheiros.” Provérbios 15:22

Nós, aqui, do Gran Cursos Online, somos bons conselheiros e torcemos muito pelo sucesso dos nossos alunos e dos nossos colaboradores. Acredite nisso e conte sempre conosco!

PS: Siga-me em minha página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


12 de junho5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

estudo para concurso