Componentes do COBIT (2019)

Avatar


28 de agosto1 min. de leitura

Para satisfazer os objetivos de governança e gestão, cada organização precisa estabelecer, adaptar e manter um sistema de governança construído a partir de vários componentes.

Componentes são fatores que, individual e coletivamente, contribuem para o bom funcionamento da organização.

Os componentes interagem entre si, resultando em um sistema holístico de governança para TI.

Os componentes podem ser de diferentes tipos. Os mais familiares são os processos. No entanto, os componentes de um sistema de governança também incluem estruturas organizacionais, políticas e procedimentos, fluxos de informação, cultura e comportamento, habilidades e competências e serviços, infraestrutura e aplicativos.

Vejamos:

 

 

Agora, trago-lhes um pouquinho mais sobre cada um desses componentes:

 

Processos Descrevem um conjunto organizado de práticas e atividades para atingir certos objetivos e produzir um conjunto de resultados que apoiam a realização de metas gerais relacionadas a TI.
Estruturas organizacionais  É a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas.

São as principais entidades de tomada de decisão em uma organização.

Políticas, princípios, estruturas e procedimentos Traduzem o comportamento desejado em orientação prática para o dia a dia.
Informações São difundidas em qualquer organização e incluem todas as informações produzidas e usadas pela organização. O COBIT concentra-se nas informações necessárias para o funcionamento eficaz do sistema de governança da organização.
Cultura, a ética e comportamento  São frequentemente subestimados como fatores na

sucesso das atividades de governança e gestão.

 

Pessoas, habilidades e competências  São necessárias para boas decisões, para a execução de ações e conclusão de todas as atividades.

 

Serviços, infraestrutura e aplicativos  Incluem a infraestrutura, tecnologia e aplicativos que a organização fornece.

 

 

 

ATENÇÃO: Componentes de todos os tipos podem ser genéricos ou podem ser variantes de componentes genéricos:

  • Os componentes genéricos são descritos no modelo principal COBIT e se aplicam, em princípio, a qualquer situação. No entanto, eles são de natureza genérica e geralmente precisam de personalização antes de serem implementados;
  • Os componentes variantes são baseados em componentes genéricos, mas são adaptadas para um propósito específico ou contexto dentro de uma área de foco (por exemplo, para segurança da informação, DevOps…).

 

Bom, Pessoal, por hoje, é isso.

Bons estudos e até logo mais.

Prof.ª Samantha Gomes

Avatar


28 de agosto1 min. de leitura