O concurso EIAC ocorre anualmente e oferta vagas de nível superior para ingresso no Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica.
O edital EIAC 2025 foi publicado. O concurso EIAC está ofertando 2 vagas com remuneração de R$ 7.490,00. O certame está sendo organizado por comissão própria. Clique AQUI e saiba mais informações sobre o edital.
Veja abaixo o índice com informações sobre o Concurso EIAC:
- Sobre a Escola Militar
- Remuneração e Benefícios
- Cargos e Vagas
- Carreira
- Formas de Ingresso
- Etapas de Avaliação
- Sobre o Curso de Formação
Destaques: |
Concurso EIAC: sobre a Escola Militar
O Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica será realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa/MG.
O CIAAR é um instituto de ensino militar que tem como missão desenvolver as atividades de ensino relacionadas à formação, capacitação e adaptação militar de pessoal, preparando profissionais competentes e atualizados para desempenharem funções de relevância no Comando da Aeronáutica.
O lema da escola é: Ser, Saber, Agir e Liderar.
Concurso EIAC: remuneração e benefícios
O Aspirante a Oficial que concluir o EIAC com aproveitamento estará em condições de ser nomeado Segundo-Tenente Capelão.
O Aspirante Estagiário que concluir o EIAC com aproveitamento fará jus a remuneração prevista na Medida Provisória nº 2215-10/2001, regulamentada pelo Decreto nº 4.307/2002 e na lei 6.880/1980, observados os limites estabelecidos no Anexo III da referida lei, modificado pelo Art. 3º da lei 13.954/2019, no tocante aos percentuais sobre o soldo para conclusão com aproveitamento de curso/estágio de formação, combinados com o Art. 6º e 7º, da Portaria Normativa nº 86/GMMD, de 22 de setembro de 2020, do Ministério da Defesa.
Como Segundo-Tenente Capelão será ofertada um soldo de R$ 7.490,00.
Concurso EIAC: cargos e vagas
O Exame é destinado a cidadãos brasileiros natos, com aptidão física e mental para assumirem as diversas funções inerentes à carreira militar, já plenamente habilitados na respectiva especialidade, voluntários e interessados em ingressar no Quadro de Oficiais Capelães (QOCapl) da Aeronáutica.
O concurso público é destinado aos candidatos que possuem graduação em Formação Teológica Regular.
Concurso EIAC: carreira
O Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica (EIAC), que se inicia após a Habilitação à Matrícula, não faz parte do Exame de Admissão.
O EIAC terá duração aproximada de 17 semanas e compreende as instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado, bem como de atividades complementares.
O candidato, no momento da matrícula, mediante ato do Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), será declarado Aspirante a Oficial do EIAC, designação a ser mantida durante o Estágio.
O militar da ativa da Aeronáutica matriculado no EIAC permanecerá no efetivo da Organização Militar de origem e passará à situação de adido ao CIAAR.
O candidato militar da ativa da Aeronáutica, na situação de aprovado fará jus aos direitos remuneratórios previstos na legislação vigente relativos à matrícula e realização do Estágio.
O Aspirante a Oficial que concluir o EIAC com aproveitamento estará em condições de ser nomeado Segundo-Tenente Capelão, mediante ato do Comandante da Aeronáutica, na especialidade para qual realizou o Exame.
O Aspirante Estagiário que concluir o EIAC com aproveitamento fará jus a remuneração prevista na Medida Provisória nº 2215-10/2001, regulamentada pelo Decreto nº 4.307/2002 e na lei 6.880/1980, observados os limites estabelecidos no Anexo III da referida lei, modificado pelo Art. 3º da lei 13.954/2019, no tocante aos percentuais sobre o soldo para conclusão com aproveitamento de curso/estágio de formação, combinados com o Art. 6º e 7º, da Portaria Normativa nº 86/GMMD, de 22 de setembro de 2020, do Ministério da Defesa.
Ao término do Estágio, o Segundo-Tenente Capelão servirá na Organização Militar escolhida, conforme a disponibilidade, de acordo com a classificação que houver obtido no EIAC.
Concurso EIAC: formas de ingresso
O Exame de Admissão ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica ocorre anualmente por meio de concurso público.
Requisitos para ingresso
Confira abaixo os requisitos exigidos para ingresso no concurso EIAC:
- ser brasileiro nato;
- não ter menos de 30 nem completar 41 anos de idade no ano da matrícula em cumprimento ao previsto à alínea “f” do inciso V do artigo 20 da Lei nº 12.464, de 4 de agosto de 2011; e
- ter concluído a graduação em Formação Teológica Regular
Concurso EIAC: etapas de avaliação
O concurso EIAC será composto por oito etapas:
- Avaliação do Ordinariado Militar do Brasil;
- Provas Escritas;
- Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
- Inspeção de Saúde (INSPSAU);
- Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
- Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
- Validação Documental.
Avaliação do Ordinariado Militar do Brasil
Os candidatos sacerdotes católicos romanos inscritos serão avaliados pelo Ordinariado Militar do Brasil. O Parecer da Avaliação do Ordinariado Militar do Brasil será baseado na confirmação das informações fornecidas pelos candidatos.
Provas Escritas
As Provas Escritas terão as seguintes disciplinas:
Disciplinas
- Gramática e Interpretação de Texto (GIT);
- Conhecimentos Especializados (CE) – assuntos relativos à especialidade pretendida; e
- Redação (RED).
A prova de Redação (RED) consistirá na elaboração de um texto manuscrito, dissertativoargumentativo, em prosa, sobre assunto da atualidade e terá como finalidade verificar o conhecimento do tema proposto e a capacidade de expressão na modalidade escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP)
A VDBP terá a finalidade de verificar se o candidato atenderá preliminarmente aos requisitos exigidos para Habilitação à Matrícula.
Inspeção de Saúde (INSPSAU)
A INSPSAU é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato no dia e horário determinados no Calendário de Eventos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do COMAER, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira, para o Serviço Militar nem para as atividades previstas para o Curso.
Exame de Aptidão Psicológica (EAP)
O EAP avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções e Normas do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contraindicação para a carreira, para o serviço militar nem para o desempenho das atividades previstas no Estágio.
Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)
O TACF avaliará, por meio de testes de exercícios executados pelo candidato, com índices de aprovação em função do sexo e definidos em normas do COMAER, de modo a comprovar capacidade mínima para o serviço militar e para as atividades funcionais previstas no Curso.
Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC)
Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas serão convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para o PHC, realizado pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) do CIAAR, para verificação da veracidade de sua declaração de acordo com Portaria GM-MD nº 4.512, de 04 de novembro de 2021 e a Diretriz de Comando da Diretoria de Ensino nº 25A/2021, aprovada pela Portaria DIRENS nº 174/DCR, de 23 de dezembro de 2021.
Validação Documental
A Validação Documental será realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para a matrícula no Estágio, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregue 01 (uma) cópia simples (frente e verso) de cada um deles.
Concurso EIAC: sobre o curso de formação
O curso de formação não é uma etapa de avaliação, mas sim um estágio final do certame.
Informações básicas
|
Conteúdo Programático do Curso de Formação
O EIAC terá duração aproximada de 17 semanas e compreende as instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado, bem como de atividades complementares.
As instruções ministradas no Campo Geral proporcionarão conhecimento de teorias e ensinamentos que possibilitem aos estagiários atuarem com eficiência na gestão de pessoas e de processos e ampliarem sua cultura geral.
As instruções ministradas no Campo Militar buscarão, primordialmente, transmitir e reforçar os postulados básicos da vida castrense referentes aos futuros postos e desenvolver elevado grau de vibração, devoção e entusiasmo pela carreira na Força Aérea. Além das características de resistência física, necessárias ao militar, procura-se, por meio das instruções, sedimentar no estagiário os princípios basilares da hierarquia e da disciplina, os fundamentos da ética e o entendimento da estrutura organizacional do COMAER, de modo que, ao término do Estágio, o futuro Oficial esteja dotado de atributos e de competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Oficiais de Carreira da Aeronáutica.
O Treinamento Militar Básico (TMB), inserido nas instruções do Campo Militar, tem a duração aproximada de 15 dias corridos, em regime probatório, contados a partir da data de início do curso. Além de ser fundamental e indispensável, o TMB faz parte do curso e não pode deixar de ser cumprido. Esse período visa à verificação da aptidão do Estagiário ao Oficialato.
As instruções ministradas no Campo Técnico-Especializado adaptarão o estagiário às condições peculiares do ambiente em que exercerá sua atividade ou especialidade e proporcionarão conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento do Comando da Aeronáutica e sobre os procedimentos de rotina do Oficial nos vários setores, de acordo com sua área de atuação.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa