Concurso Agente Penitenciário GO: inscrições abertas! 500 vagas!

Concurso Agente Penitenciário GO terá provas em novembro!

Atenção, concurseiros! As inscrições para o concurso público da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás estão abertas! O Concurso Agente Penitenciário GO oferta 500 vagas imediatas para o cargo de Agente de Segurança Prisional.

Interessados em participar do certame deverão se inscrever por meio do site da banca Iades, organizadora do certame, até às 23h59 do dia 13 de outubro de 2019 (www.iades.com.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00.

Navegue na matéria utilizando o índice abaixo:

Concurso Agente Penitenciário GO: remuneração e benefícios

De acordo com o edital do concurso Agente Penitenciário GO, os candidatos aprovados farão jus à remuneração inicial de R$ 4.891,25, para cumprimento de  jornada de trabalho de 40 horas semanais, preferencialmente em regime de plantão.

Concurso Agente Penitenciário GO: vagas

As 500 vagas ofertadas pelo edital estão distribuídas por região e cidade, conforme demonstra a tabela abaixo:

Concurso Agente Penitenciário GO: distribuição das vagas.

Concurso Agente Penitenciário GO: distribuição das vagas.

Para concorrer às vagas, é necessário possuir nível superior em qualquer formação.

Concurso Agente Penitenciário GO: retificações

O Concurso Agente Penitenciário GO sofreu algumas modificações. De acordo com o documento publicado pela banca organizadora, as mudanças ocorreram nos subitens 19.2 e 22.3. Também, foi feita a inclusão da alínea “c” no subitem 6.1, que trata da isenção do pagamento da taxa de inscrição; e foi excluída a alínea “d” do subitem 19.1, que trata dos critérios de desempate.

Confira aqui a retificação completa! 

Concurso Agente Penitenciário GO: etapas

Os candidatos serão avaliados por meio de:

Prova objetiva e discursiva

A prova objetiva e discursiva terão caráter eliminatório e classificatório e serão realizadas na data provável do dia 24 de novembro de 2019, com duração máxima de 4 horas.

Os locais de prova serão o Distrito Federal e cidades do Estado de Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Formosa, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde e Uruaçu.

Composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta em cada questão, a prova objetiva avaliará as habilidades e os conhecimentos do candidato nas áreas de:

  • Conhecimentos Gerais – 20 questões; e
  • Conhecimentos específicos – 40 questões.

Já a prova discursiva terá o objetivo de avaliar, com base nos conhecimentos constantes do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e/ou descritivo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas e valerá 20,0 pontos.

Avaliação médica

A avaliação médica, de caráter eliminatório, tem como objetivo analisar se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que serão submetidos durante a avaliação física e no curso de formação.

Avaliação da Equipe Multiprofissional

A Equipe Multiprofissional avaliará o candidato que se declarou com deficiência, bem como verificar a qualificação do candidato com deficiência, o grau da deficiência e a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência indicada.

Os candidatos terão de realizar:

  • o teste de impulsão horizontal; e
  • o teste de corrida.

Avaliação física

A prova de aptidão física do certame terá caráter eliminatório e avaliará a capacidade do candidato para suportar o desempenho das atividades do  cargo de Agente Penitenciário.

Avaliação psicológica

Todos os candidatos serão avaliados por meio de avaliação psicológica que consistirá em uma bateria de testes e de instrumentos psicológicos.

Investigação Social

A investigação social terá caráter eliminatório e avaliará a conduta pregressa e idoneidade moral dos candidatos. Esta etapa será realizada com base em documentos oficiais e em formulário próprio.

Pontuação final

Para calcular a pontuação de cada candidato em relação ao Domínio do Conhecimento Específico (DCE), será aplicada a fórmula DCE = TX + AR + CC +EC, em que

a) TX: Tema/Texto

b) AR: Argumentação

c) CC: Coesão e coerência

d) EC: Elaboração crítica

Todas as competências acima serão avaliadas de 0 a 5 pontos.

Por sua vez, a pontuação final da prova discursiva (PPD) será calculada da seguinte forma: PPD = DCE – ((NE/TL) x 2), em que

e) DCE: Domínio do Conhecimento Específico

f) NE: Número de erros

g) TL: Número total de linhas

Concurso Agente Penitenciário GO: atribuições

O Agente Penitenciário, conforme informações do edital, é o profissional responsável por:

  • receber e orientar presos quanto às normas disciplinares, divulgando os direitos, deveres e as obrigações, conforme normativas legais;
  • revistar presos e instalações; prestar assistência aos presos e internados, encaminhando-os para atendimento nos diversos setores sempre que se fizer necessário;
  • verificar as condições de segurança comportamental e estrutural, comunicando as alterações à chefia imediata; acompanhar e fiscalizar a movimentação de presos ou internos no interior da unidade e adjacências; realizar escolta de presos em deslocamentos locais e interestaduais, bem como custodiá-los em unidades de saúde, órgãos judiciais, órgãos públicos e privados, sejam municipais, estaduais ou federais; observar o comportamento dos presos ou internos em suas atividades individuais e coletivas;
  • não permitir o contato de presos ou internos com pessoas não autorizadas; revistar toda pessoa, autoridade civil ou militar, com exceção das autorizadas previstas em lei, e veículos previamente autorizados ou não, que pretendam adentrar ou que tenham adentrado ao estabelecimento penal e (ou) suas imediações e outras tarefas.

Concurso Agente Penitenciário GO: cronograma de nomeações

A nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas autorizadas terá início em até 120 dias após a homologação do resultado final e será realizada em 2 etapas, conforme a seguir:

1ª etapa: 250 (duzentos e cinquenta) candidatos em setembro de 2020; e
2ª etapa: 250 (duzentos e cinquenta) candidatos em setembro de 2021.

O curso de formação não se constitui etapa do certame e será aplicado exclusivamente aos candidatos nomeados e empossados, conforme Lei Estadual nº 19502/2016.

Os candidatos nomeados, no seu primeiro ano de investidura, deverão frequentar, com aproveitamento mínimo, o curso de formação específico, constituído de aulas práticas e teóricas, cuja duração não excederá a 1 ano, a ser regulamentado pela DGAP.

Concurso Agente Penitenciário GO: carreira

A Lei 18.300, de 30 de dezembro de 2013 dispõe sobre a criação de classes e padrões de subsídios para as carreiras do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás.

Segundo a Lei, o cargo de Agente de Segurança Prisional de 3ª Classe constitui a classe inicial da carreira.

Ao todo, são três classes e cada classe é composta por três padrões.

Sendo assim, o Agente de Segurança Prisional começa na carreira pela 3ª Classe, podendo chegar no final da carreira a 1ª classe.

A passagem de uma classe para outra dar-se-á  pela promoção, enquanto a passagem de um padrão para outro dar-se-á por progressão.

Concurso Agente Penitenciário GO: comissão organizadora e banca examinadora

Conforme o edital, a comissão organizadora é constituída por onze pessoas. Já a banca examinadora é formada por oito integrantes. Os nomes foram divulgados no edital,  publicado no dia 24 de julho, confira os nomes que compõem a comissão organizadora e banca examinadora:

Comissão Organizadora

  • Ana Paula Braga Ferreira Coan;
  • Cezar Tadeu Souza Veiga;
  • Cláudia Gomes Teixeira;
  • Daniel Soares Porto;
  • Joseleno Borges Sales;
  • Leandro Militão Galdine;
  • Lorena Franco Pratti;
  • Lúcia Gonçalves Pacheco;
  • Roberta Rodrigues Costa;
  • Thiago da Paz Pinto;
  • Vinicius Rezende Santos.

Banca Examinadora

  • Alexandre Pavan Garieri;
  • André Augusto Vilela de Souza;
  • Fernando Cunha Córes;
  • George Luiz de Carvalho;
  • Juscelino Eudâmidas Bezerra;
  • Layana da Silva Chaves;
  • Rui Magalhães Piscitelle;
  • Simone Silveira Alcântara.

Concurso Agente Penitenciário GO: análise do edital e dicas de estudo

São 500 oportunidades para você mudar de vida em 2019, mas para alcançar a aprovação uma boa preparação é imprescindível.

Para dar start na sua intensa caminhada  ao cargo de Agente de Segurança Prisional, a Equipe do Gran Cursos Online preparou uma análise completa do edital com dicas essenciais para você. O evento foi ministrado pelo professor Jeferson Bogo. Confira!

Assista à Análise do Concurso Agepen GO aqui

Concurso Agente Penitenciário GO: edital verticalizado

A equipe do Gran Cursos Online preparou o edital verticalizado do concurso para o cargo de Agente de Segurança Prisional.

Para ter acesso ao edital verticalizado, clique aqui.

 

Resumo do concurso Agente Penitenciário GO

 

Quer garantir a sua aprovação no concurso para Agente Penitenciário GO?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!

Cursos Online para o concurso Agente Penitenciário GO

Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

WHATSAPP GCO

Jaqueliny Botelho
Jaqueliny Botelho
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
24 Comentários

24 Comentários

  1. Rabelo

    18/04/2019 14:20em14:20

    Muito bom! O primeiro passo de uma grande caminhada…

  2. Marcos Paulo

    27/04/2019 16:35em16:35

    Olá. Sabem me informar se qualquer curso superior dá base pro concurso? Mesmo sendo sequencial de 1 ano?

    • Marcelo

      16/10/2019 12:36em12:36

      até aquele sequencial de 3 meses aceita

  3. Rabelo

    29/04/2019 16:17em16:17

    Curso superior reconhecido pelo MEC como: licenciatura plena, bacharelado e tecnólogo. Qualquer um desses já habilita o candidato a ser nomeado.

  4. Marcelo Blesa

    29/04/2019 17:01em17:01

    concurso em Goiás é uma vergonha, diz que sai e nunca sai, fica só postergando pra chegar la na frente e ser cancelado, tem quanto tempo já que isso era pra ter saído e ficam deixando pra depois e depois inventando um monte de desculpa? Ah.. é adequação do edital, é isso, é aquilo, não dá pra se levar a sério concursos pra Goiás, principalmente quando é pra área da segurança pública.

  5. Rabelo

    29/04/2019 23:52em23:52

    Bacharéis, Licenciados e Tecnológos, podem prestar esse concurso desde que tenham certificado da instituição reconhecido pelo MEC.

  6. Rabelo

    30/04/2019 15:08em15:08

    Era para ser lançado em Abril, ou seja, já era… Veremos em Maio se ficará no blá blá blá do Governo ou se realmente será lançado…

  7. Marcelo Blesa

    10/05/2019 16:23em16:23

    Se brincar sai só lá pra final de ano.. tudo que é concurso maior, que chama mais atenção é uma kengagem pra sair, o da PCGO vai ser a mesma coisa.

    • Henrique

      14/05/2019 20:58em20:58

      Foi anunciado hoje sobre a contenção de lançamento de novos editais tanto quanto de convocação de aprovados até julho/20.

    • Mauro machado de paiva

      25/07/2019 11:33em11:33

      Eu sempre esperava esse concurso, quando esta prévia autorização,vem com ensino superior….

  8. Rabelo

    13/05/2019 16:19em16:19

    Espero que ao menos o Governador mantenha sua palavra em relação a revogar a lei sacana que baixou o salário da segurança pública de Goiás para míseros iniciais de R$ 1.500,00.

  9. Fernando Ribeiro

    24/07/2019 11:57em11:57

    A informação de inscrição está incorreta. “Data das inscrições: de 29/08/19 a 13/10/19”

  10. Rogério Jose Batista

    30/07/2019 18:23em18:23

    Como faço minha inscrição?

    • Henrique

      31/07/2019 10:19em10:19

      LEIA O EDITAL. LÁ TEM TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

  11. Talita

    30/07/2019 20:14em20:14

    Boa noite! Quero tira so uma dúvida, esse concurso pode fazer até quantos anos?

    • Francisco

      27/08/2019 18:37em18:37

      boa noite Talita
      não vi limite de idade no edital

  12. Andre Scano

    01/08/2019 22:28em22:28

    DUVIDA – FERE O PRINICIPIO DA ISONOMIA ???

    Acabei de ler o edital e vi que as provas poderao ser realizadas tanto no Goias como em Brasilia. Por quê tal regalia ? E os outros estados?? Infelizmente terao que se deslocar ate um dos dois e arcar com despesas como transporte, hotel, alimentacao etc ??

    • anonimo

      28/08/2019 11:04em11:04

      que outros estados, concurso e pro goias entao e voltado para as pessoas que moram aqui sai fora povo de outros estados

    • Beatriz Nascimento do amaral

      04/09/2019 19:51em19:51

      Errei na inscrição e la não da opicaçao de corrigi

  13. Angelina

    03/08/2019 13:01em13:01

    Esse concurso é efetivo?

    • Fabio

      27/08/2019 16:29em16:29

      Gostaria de saber como que eu faço pra fazer a inscrição do concurso de agente penitenciário

  14. luiz antonio

    16/08/2019 22:19em22:19

    este concurco de aguente penitenciario evalido pra ate que idadede ?

  15. wanderson

    23/09/2019 09:56em09:56

    Vai ser realizada em BSB ?

    • Antonio Rodrigues

      17/10/2019 14:33em14:33

      Sim,também em Brasília será aplicado a prova.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo