Com a ajuda da esposa, Paolo Damasceno passou na AGU como Administrador!

Concurso AGU: Paolo estudava no trabalho, e, como prova de cumplicidade, tinha a ajuda da esposa nos afazeres para que pudesse estudar. Conheça sua história!

Avatar


4 de Junho de 2020

Qual é a sensação de passar em um concurso público, após meses ou até anos de dedicação? Para Paolo Damasceno, aprovado para o cargo de Administrador no concurso da Advocacia-Geral da União (Concurso AGU), na 38ª colocação geral, a ficha só caiu quando viu a própria nomeação no Diário Oficial da União. Segundo ele, a conquista foi um grande sentimento de orgulho. “Foi aquele famoso ‘EU CONSEGUI!’. Foi uma emoção muito grande. Passa um filme na sua cabeça de todos os momentos que você e sua família suportaram para chegar nesse dia. Brindamos muitas vezes, com cada amigo ou familiar que contamos a novidade. A felicidade transborda de uma maneira inexplicável!”, conta o servidor público.

Mas, para chegar onde chegou (mudar), não foi um caminho fácil. Paolo antes fazia concursos de forma despreparada, de acordo com ele mesmo, porque nunca teve como pretensão a carreira público. “Eu estava dentro daquele grande percentual de inscritos que iam fazer as provas por fazer, apesar de saber que concurso não era loteria, mas sim, planejamento, estudo e dedicação. Às vezes eu me inscrevia e não ia fazer a prova”. Formou-se como administrador em 2005 e era conformado com o empregado que tinha na área privada, pois era bem remunerado.

No fim de 2012, participou do concurso da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e obteve aprovação e classificação. “Sei dos meus méritos, por não ter estudado para a prova, porém fui ajudado pelo nível da avaliação, pela baixa concorrência e pelo grande número de vagas – duas mil”. Apenas em 2016, a GM-Rio convocou os candidatos, a fim de realizar o Curso de Formação para, posteriormente, nomeação e posse. “Durante esse tempo, entre 2012 e 2016, conheci minha futura esposa, Paula. Antes dela, eu não sabia direito nem o que era Constituição Federal. Ela, como advogada, começou a me apresentar o Direito e a me incentivar e a me motivar a “entrar de cabeça” no mundo dos concursos”, conta Paolo.

O administrador declara que Paula possuía uma visão de vanguarda respeito das disciplinas; estudou bastante para a aprovação da Ordem dos Advogados do Brasil, o que conseguiu de primeira, e ele acabava assistindo aulas com ela. “E foi naquele momento que eu comecei a pegar gosto pelas leis, porque sempre tive asco ao Direito. Ela me deu uma nova visão sobre a carreira pública, da questão da remuneração diferenciada e da estabilidade e segurança do cargo público, então a partir de meados de 2015, eu comecei a me dedicar com afinco aos estudos”, afirma. Foi dali em diante que ele começou a prestar concursos públicos com seriedade, obtendo experiências com as reprovações, chegando quase em alguns, aprovações em outros, até que em  2019 foi aprovado e classificado no concurso AGU.

Em 2015, um ano antes de tomar posse na GM-Rio, o tempo de estudos de Paolo era mais limitado, pois trabalhava oito, nove, às vezes 10 horas por dia, de segunda a sexta. Já trabalhando na Guarda Municipal, em regime de plantão, trabalhava 12 horas e folgava 60. “Então, quando eu ia trabalhar, não deixava de estudar.  Estudava no ônibus, na hora do almoço, enquanto os GMs descansavam, eu estava lendo meus resumos, fazendo questões ou assistindo às aulas, e até em pé no meu posto de serviço eu também estudava. Confesso que não era o correto, mas a gana por conhecimento era tanto, que eu me deixava levar pelo estudo”, admite.

Ele conta que sua rotina era estudar três disciplinas por dia a fim de diversificar, pois acredita ser muito maçante debruçar-se por horas a fio apenas em uma matéria. Durante esse período, dividia o tempo de forma que pudesse praticar questões de acordo com os temas estudados e também para fazer mapas mentais ou resumos. Em 2019, quando saiu o edital do concurso AGU, segundo Paolo, ele já tinha agregado grande conhecimento e experiência em concursos. Então, focou em suas próprias revisões e em estudas matérias específicas e também naquelas que não tinha muito domínio.

A rotina de estudos do natural do Rio de Janeiro era de 10 ou 11 horas de estudo por dia, enquanto a esposa ajudava no comando da casa e na criação da filha. A cônjuge disse para ele, no começo, que ele iria passar, e depois da aprovação, ela iria parar de trabalhar e estudar para ser Defensora Pública da União. “E assim estamos fazendo. Depois da minha posse no concurso AGU, nos mudamos para o Rio Grande do Sul, e ela está se dedicando aos concursos. A pessoa que mais me motivou, abriu mão, inicialmente, do seu maior sonho, que é o cargo público, e sacrificou-se por isso, limpando a casa aos fins de semana, por exemplo, enquanto eu estudava. Privou-se de momentos de lazer, passou por momentos de ausência do convívio familiar e social, tudo em prol de alcançar os nosso objetivos. A minha esposa foi a pessoa que me transformou em vários sentidos, dando um norte para a minha vida. Como sou grato!”, celebra Paolo.

Além de grande esforço e ajuda fundamental de familiares, o carioca reconhece mais um elemento que o ajudou a conquistar o cargo dos sonhos: “O Gran Cursos Online teve suma importância na minha preparação, pois foi crucial para me impulsionar a persistir. Os professores, além de gabaritados, são excelentes motivadores”, afirma. “Para mim, acredito que em primeiro lugar, o corpo docente é a base, o diferencial dentre os cursos, e o Gran está de parabéns por possuir uma gama dos melhores do mercado, sendo essencial para minha aprovação. As facilidades digitais, tais como: aplicativo, os PDFs, os downloads das aulas também foram de grande valia, pois não são todos os cursos que possuem essa flexibilidade. Tenham certeza, que tudo o que for possível fazer para você alcançar o teu tão sonhado cargo público, o Gran fará por você até a sua nomeação”.

O já empossado na AGU declara que não há receita de bolo para passar num concurso público. “As únicas coisas que sabemos é que devemos ter disciplina, desprender muito esforço e jamais deixar de perseverar. A forma que você irá elaborar o seu planejamento, realizar o seu cronograma ou estudar – assistir às aulas, fazer resumos, mapas mentais, questões, simulados – é individual, cada um faz da maneira que mais lhe agrada. O mais importante é que você cumpra o seu roteiro, sempre que for possível. Em diversas ocasiões, eu tive vontade de desistir. Durante o percurso, amigos, muitas dificuldades aparecerão. Seja o motivo qual for, escreva no seu espelho a palavra SUPERAÇÃO. Todos os seus concorrentes passam pelas mesmas coisas. Todos nós temos dificuldades e barreiras diárias para vencermos, portanto, não desanimem. Pensem que cada dia que passa, vocês estarão mais próximos de realizar o seu sonho. O meu mantra era: não há limites para os nossos sonhos e nem obstáculos impossíveis!”

Estudando para concursos públicos? Conheça nossa assinatura limitada.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


4 de Junho de 2020