Concurso Anvisa – Regressiva: dica gratuita de Gramática!

Avatar


14 de outubro2 min. de leitura


1VALOR SEMÂNTICO DAS ORAÇÕES ADJETIVAS.

Olá, hoje falarei do valor semântico das orações adjetivas. Esta é uma abordagem recorrente em provas do Cespe. Você, certamente, já viu vários itens em que o examinador diz: “Ao se retirar a vírgula imediatamente antes da palavra ‘que’, a correção será preservada, mas o sentido original será modificado”. Advirto: não procure fórmulas mágicas para responder itens como esse. Contemple o contexto oracional. É fato: você precisa saber que as orações adjetivas se classificam em restritivas (sem vírgula) e explicativas (com vírgula). Todavia, a diferença entre elas não se dá apenas pela presença ou ausência da vírgula. Alguns itens exigirão mais de você. Não basta a seguinte simplificação: “se a oração subordinada adjetiva estiver sem vírgula, é uma restritiva; se estiver com vírgula, uma explicativa”. Em muitas abordagens de provas, a simples memorização (restritiva: não emprego vírgula; explicativa: emprego vírgula) não será suficiente para que o candidato acerte a questão, pois o examinador fará afirmações em torno do sentido da construção. Portanto, a classificação dessas orações, em muitos casos, será definida pelo contexto oracional – ou seja, pelo valor semântico que se pretende dar ao substantivo antecedente. Observe a explicação abaixo.

 

 

Oração subordinada adjetiva explicativa: refere-se a seres únicos, generaliza a informação anterior, faz referência ao todo – e não a parte do todo. Observe o exemplo a seguir:

1 – A escola tem 180 alunos, que trabalham durante o dia.

 

Análise

Oração principal: “A escola tem 180 alunos”.

Oração subordinada adjetiva explicativa: “que trabalham durante o dia”.

Pode-se afirmar, nesta construção, que a escola possui a totalidade de 180 alunos – e todos trabalham durante o dia.

 

Oração subordinada adjetiva restritiva: limita a significação do antecedente, a informação dada por ela não se aplica ao todo, mas tão somente a uma parte do todo. Observe o exemplo a seguir.

2 – A escola tem 180 alunos que trabalham durante o dia.

 

Análise

Oração principal: “A escola tem 180 anos”.

Oração subordinada adjetiva restritiva: “que trabalham durante o dia”.

Nesta construção, pode-se afirmar que a escola possui mais de 180 alunos matriculados – nem todos trabalham durante o dia.

 

Questão de prova

(CESPE/CÂMARA)

(…) Nesse contexto, é mais do que oportuna a iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo de promover uma consolidação da legislação. Na primeira etapa do processo, foram extintas 3.680 leis aprovadas entre 1892 e 1947 que já não faziam sentido. Foram revogadas normas como a de 1896 que obrigava a “assignalar nos cemitérios municipaes as sepulturas dos criminosos celebres”.

1 – A ausência da vírgula logo após a expressão “entre 1892 e 1947” permite concluir-se que algumas leis aprovadas nesse período ainda são pertinentes ao contexto social atual.

 

Análise 1

O item está correto: a oração subordinada adjetiva restritiva “que já não faziam sentido” limita o significado do substantivo antecedente “leis”. Entende-se que na época existiam várias leis, mas uma parcela de 3680 leis não fazia sentido, então não foram extintas todas as leis, ficaram algumas, que são pertinentes ao contexto social atual. Observação: lembre-se de que a informação dada pela oração subordinada adjetiva restritiva não se aplica ao todo, mas tão somente a parte do todo.

 

Análise 2

Se fosse inserida uma vírgula imediatamente após a palavra “que” (linha 3), o valor semântico da construção seria modificado, pois a oração seria classificada como adjetiva explicativa. Então, afirmar-se-ia que todas as leis da época foram extintas, numa totalidade de 3680 leis. Observação: lembre-se de que a informação dada pela oração subordinada adjetiva explicativa se aplica à totalidade, ou seja, é uma informação generalizante.

 

Agora, é só gabaritar. Bons estudos!

Até a próxima!

______________________________________________________________________________________________

Claiton Natal – Bacharel e licenciado em Língua Portuguesa, é conhecido principalmente por ser especialista em provas para concursos públicos. Já lecionou em escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades. Atualmente, atua em preparatórios para concursos públicos e ministra cursos e palestras em empresas, órgãos públicos e faculdades.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

edital

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


14 de outubro2 min. de leitura