Concurso Anvisa – Regressiva: dica gratuita de Gramática!

Avatar


14 de novembro2 min. de leitura

dica

Na disciplina – Língua Portuguesa as provas concursos públicos exigem dos candidatos raciocínio linguístico (sobretudo as do CESPE): pautado na morfologia (forma), na sintaxe (organização) e na semântica (sentido). É imprescindível aliar esses três níveis no contexto oracional. A maior dificuldade dos alunos consiste na falta de pré-requisito, poucos dão importância ao emprego das classes de palavras e à análise sintática: conteúdos indispensáveis para o candidato que busca o aprendizado pautado no raciocínio linguístico.      Ressalte-se: o examinador do Cespe muitas vezes cobra do candidato a racionalização dos aspectos gramaticais, ou seja, ele não quer saber se a vírgula, em determinado trecho, é obrigatória; mas, sim, se ela isola adjunto adverbial ou aposto explicativo, ou se pode ser substituída por ponto e vírgula. A análise sintática servirá, então, como meio. Ela mostrará o ponto fraco da construção de uma frase, será o instrumento na identificação de solecismos (erros de estruturação sintática: concordância, regência, colocação, pontuação).

Atente-se, também, para o emprego dos principais pronomes relativos (que, cujo, onde, quem) e das conjunções subordinativas e coordenativas. Esses conectivos oracionais são importantes mecanismos de coesão textual, portanto o seu estudo deve ser priorizado. Depois de revisar o conteúdo gramatical, é imprescindível que você resolva itens de reescritura (paráfrase). Advirto: a comparação entre texto original e texto proposto é abordagem recorrente em provas do Cespe.

Falei dos tópicos mais abordados pela banca. Agora, você me pergunta: como estudar? Sempre digo aos meus alunos: o concurso público é uma verdadeira batalha, então você tem de conhecer o seu oponente (neste caso, o Cespe). Para conhecermos nosso “inimigo”, temos de resolver provas; mas sabemos: é difícil começar os estudos direto nas provas, sem um conteúdo mínimo. Você pode adquirir a bagagem teórica aqui (Gran Cursos Online). Além do nosso curso, uma boa gramática voltada para concursos públicos o auxiliará. Há excelentes materiais no mercado. Indico duas obras: 1) Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concurso, do professor Rodrigo Bezerra, editora Método; 2) Gramática Objetiva para Concursos, do professor Claiton Natal, editora Leya/Alumnus. Esta é de minha autoria (risos). Usei as minhas aulas como base para a produção deste livro. Todos os capítulos possuem abordagem teórica (na teoria existem questões de concursos comentadas a fim de que o estudante seja levado a compreender a visão das bancas examinadoras); exercícios de fixação (alguns são comentados); questões de provas de diversas bancas examinadoras.

 

Bons estudos!

Abraço forte!

______________________________________________________________________________________________

Claiton Natal – Bacharel e licenciado em Língua Portuguesa, é conhecido principalmente por ser especialista em provas para concursos públicos. Já lecionou em escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades. Atualmente, atua em preparatórios para concursos públicos e ministra cursos e palestras em empresas, órgãos públicos e faculdades.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

edital

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


14 de novembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

material ANVISA