Concurso Anvisa – Regressiva: dica gratuita de Gramática!

Avatar


25 de novembro2 min. de leitura

dicaOlá, elite da Língua! Falarei hoje de um assunto que não é tão comum em provas de concursos públicos. No entanto, ele pode definir sua vaga. Verdade! Sempre digo, em sala de aula, que os itens com maior grau de dificuldade são aqueles menos recorrentes. As provas de Língua Portuguesa do Cespe geralmente são compostas por 80% de itens fáceis e medianos e 20% de itens difíceis. Agora, você me diz: “professor, é só eu deixar esses vinte por cento em branco”. Nada disso! Há muitos candidatos que acertam 80% da prova. Para passar dentro do número de vagas, considero importante gabaritar a prova de português. Esclareço: não estou sendo pessimista, mas realista, pois o nível dos candidatos fica mais alto a cada certame. Vamos, então, ao assunto: flexão do infinitivo. O emprego do infinitivo é um dos terrenos mais traiçoeiros da língua portuguesa. Quem já não teve dúvidas em construções do tipo: “Os alunos foram à coordenação para reclamar do professor ou Os alunos foram à coordenação para reclamarem do professor?”. Trataremos aqui de uma matéria controvertida. Observamos, nas gramáticas, várias regras acerca do seu emprego; todavia constatamos, na literatura portuguesa, construções que contrariam a lógica gramatical – e contemplam aspectos estilístico tais como: ênfase e clareza.  Caro leitor, não tenho, portanto, a pretensão de esgotar aqui este assunto, visto que ele é bastante complexo. Eu me limitarei à flexão do infinitivo nas orações reduzidas de infinitivo. Inicialmente, faremos algumas definições.

 

Infinitivo impessoal

O infinitivo impessoal, também chamado de não flexionado, é aquele que não possui sujeito, pois ele não se refere a uma pessoa gramatical.

 

Estudar com disciplina é essencial.

 

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.

 

 

Infinitivo pessoal

O infinitivo pessoal possui sujeito próprio (expresso ou não) e pode ou não flexionar-se.

O chefe concedeu um prazo de 15 dias para os auxiliares resolverem os problemas.

Fiz a Maria e a Laura abraçarem-se.

 

 

Flexão do infinitivo

Em regra, nas orações reduzidas de infinitivo – quando o sujeito semântico estiver na oração principal e for plural –, a flexão do infinitivo torna-se facultativa. Neste caso, deve-se preferir a construção mais eufônica.

Os alunos foram à coordenação para reclamar do professor.

Os alunos foram à coordenação pra reclamarem do professor.

 

Agora, observe a abordagem abaixo.

 

(CESPE)

O número, publicado pelo Banco Central argentino no dia de novembro, indica que a medida causou tensão entre os argentinos e os levou a agirem como em tempos de crise, quando normalmente intensificam a compra de dólares ou sacam recursos do sistema bancário.

1 – A correção gramatical do texto seria mantida caso a forma verbal flexionada “agirem” (linha 3) fosse substituída pela forma verbal agir.

 

Análise (Gabarito oficial: certo)

A oração “e os levou” é a principal da subordina substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo “a agirem como em tempos de crise”. Meu Caro, lembre-se: “agirem” é infinitivo flexionado.  Observe a conjugação: para eu agir, para tu agires, para ele agir, para nós agirmos, para vós agirdes, para eles agirem. Como a oração reduzida de infinitivo “a agirem como em tempos de crise” tem como sujeito semântico “os argentinos”,  é facultativa a flexão do infinitivo.

 

Abraço forte!

Bons estudos!

______________________________________________________________________________________________

Claiton Natal – Bacharel e licenciado em Língua Portuguesa, é conhecido principalmente por ser especialista em provas para concursos públicos. Já lecionou em escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades. Atualmente, atua em preparatórios para concursos públicos e ministra cursos e palestras em empresas, órgãos públicos e faculdades.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

edital

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

 

Avatar


25 de novembro2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

material para anvisa prova da anvisa