Concurso Anvisa – Regressiva: dica gratuita de Informática!

Avatar


20 de outubro1 min. de leitura


1O CERTIFICADO DIGITAL

Essa ferramenta de segurança da informação vem sendo cada vez mais adotada na prática dos órgãos públicos, a fim de garantir a autenticidade das transações eletrônicas, bem como a integridade das informações produzidas.

O certificado digital é uma espécie de documento eletrônico, assim como uma carteira de identidade (RG), porém, possui um conteúdo muito precioso para as transações eletrônicas: as chaves pública e privada. Tais chaves são ferramentas indispensáveis na execução da assinatura eletrônica e da criptografia assimétrica.

Portanto, o certificado digital é uma tecnologia que garante a integridade, a autenticidade e a confidencialidade da informação, pois, ao assinar eletronicamente, garante-se autenticidade e integridade; e ao criptografar, confidencialidade.

O certificado digital é emitido por autoridades certificadoras, que são instituições públicas ou privadas que recebem a credencial para a emissão de certificados digitais. Algumas dessas autoridades certificadoras são: Certisign, SERASA, CEF, SERPRO etc.

Um uso bem comum do certificado digital é quando assinamos eletronicamente nossas mensagens de correio eletrônico, como no MS Outlook, por exemplo; ou, ainda, quando assinamos um documento no MS Word.

Na assinatura digital, a chave privada do usuário que está em seu certificado é usada para assinar o documento, enquanto a chave pública correspondente é usada para a validação do mesmo. Desse modo, a chave privada deve ser mantida em sigilo, não podendo ser compartilhada; e a chave pública, por sua vez, pode ser compartilhada com qualquer pessoa.

 

Bons estudos!

_____________________________________________________________________________________________

Maurício Franceschini – Servidor público do TJDFT desde 1999, atuando como supervisor de informática desde 2003. Graduado em Ciência da Computação pela UNB e mestrando também pela UNB. É professor de informática para concursos, ministrando também algumas disciplinas da área de TI, com experiência em várias instituições renomadas.

 

 

_____________________________________________________________________________________________

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Técnico Administrativo
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: nível médio
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 78
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: R$ 7.680,06
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
  • bullet1.gif (844 bytes)Data da prova: 4 de dezembro de 2016

edital

Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


20 de outubro1 min. de leitura