Concurso Bacen: 2.881 cargos vagos; previsão de novo pedido de edital

Em resposta a equipe de comunicação do Gran Cursos Online, a Assessoria do Bacen informou que considera enviar nova solicitação de concurso BACEN para o Ministério da Economia. Veja aqui!

Avatar


14 de maio1 min. de leitura

O último concurso do Banco Central do Brasil (concurso BACEN) foi publicado em 2013. Em 2019, o banco fez uma solicitação de novo edital que teria a oferta de 260 vagas ao Ministério da Economia, no entanto, o banco não obteve resposta positiva.

Nesta quinta-feira (14) a Assessoria do banco informou que considera enviar nova solicitação, mas considera baixa a probabilidade de atendimento, por conta do cenário fiscal.

Atualmente, o Banco Central possui 2.881 cargos vagos. Sendo 136 para o cargo de procurador, 401 para Técnico e 2.344 para o cargo de Analista. O quantitativo é referente ao mês de abril de 2020, anteriormente, o quantitativo era de 2.771. Veja a imagem abaixo:

Concurso Banco do Brasil: quadro de cargos vagos!

Concurso Banco do Brasil: quadro de cargos vagos!

Autonomia do BACEN

Existem dois projetos sobre a autonomia do Banco Central no Congresso Nacional, um encaminhado pelo Executivo para a Câmara dos Deputados e outro que é de autoria do Senado Federal, as votações dos projetos são considerados prioritárias.

O projeto do Senado, PLP 19/2019, foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos – CAE. O texto aprovado no Senado Federal prevê principalmente autonomia sobre nomeação e demissão do presidente e diretores do Banco Central do Brasil. O projeto foi aprovado na CAE e, no momento, está pronto para votação no Plenário do Senado Federal. A última movimentação aconteceu no dia 3 de março.

Em janeiro de 2020, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, concedeu entrevista e afirmou que a pauta é urgente “nos vamos construir a partir do início de fevereiro essas pautas (autonomia), os projetos e as maiorias para que a gente possa aprovar o mais rápido possível”, disse.

Clique aqui e confira informações do concurso

Resumo do concurso BACEN

Concurso Banco Central do Brasil (Concurso Bacen)
Banca organizadora a definir
Cargos Técnico; Analista; Procurador
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras carreira ou carreiras deste concurso
Lotação Nacional
Número de vagas 260 vagas
Remuneração até R$ 21.472
Situação Solicitado!
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital
Avatar


14 de maio1 min. de leitura