Conheça Ana Paula Santos, aprovada no concurso Banco do Brasil!

Com uma rotina de estudos e sendo mãe 24 horas, ela conseguiu a tão sonhada estabilidade financeira.

Avatar


25 de março4 min. de leitura

Ana Paula Santos optou pela carreira pública pela garantia de poder sustentar seu filho com tranquilidade. Não tendo nenhuma experiência no mercado de trabalho e grávida, ela viu no serviço público a melhor forma para ter uma tranquilidade financeira e de vida. Conciliando os estudos com “ser mãe por 24 horas”, a gaúcha conseguiu a aprovação no concurso do Banco do Brasil para o cargo de Agente Comercial.

Ana Paula iniciou os estudos há 3 anos, mas com diversas pausas no meio do caminho: “Eu funciono muito melhor com prazos, então no dia seguinte da publicação do edital eu voltei a estudar para valer. Primeiro, me coloquei a meta de no mínimo 1h por dia, já que cuido do meu filho de 3 anos 24h e na semana da prova já estava conseguindo fazer 6h líquidas por dia. Por ter que encaixar meus estudos em um dia totalmente sem rotina (no início), eu acabava estudando 20 minutos, pausava, 10 minutos, pausava, etc. Eu já tinha uma boa base do estudo pra provas anteriores e isso foi essencial pro meu pós-edital, onde eu só precisava revisar e fazer questões.”

Uma das coisas que mais a ajudou e aplicou em seus estudos foi montar sua própria apostila, com tudo que estava no edital e focando nas matérias em que tinha mais dificuldade. No primeiro mês pós edital, ela montou esse material como sua base até o dia da prova.

Ana nos conta que utilizava muito o aplicativo do Gran Cursos Online para fazer os downloads das aulas que assistia no trabalho. Ela faz um agradecimento especial para alguns de nossos professores: “As aulas com os professores de matemática (Márcio Flávio), de informática (Fabricio Melo) e de vendas (Rafael Barbosa) eles me salvaram!”

As técnicas de estudos da aprovada são: “Construa uma base forte! É a única forma de criar um estudo sólido que resulte na aprovação. As matérias simples, como informática e português, são muito subestimadas, principalmente por quem está começando. Meus amigos brincam que sou coach deles agora e essa foi a primeira “tarefa” que passei pra eles: zerar todos os assuntos de informática. As provas estão cada vez mais difíceis e, por isso, a preparação também custará mais tempo de todos. É preciso estar pronto pra quando um bom edital for publicado. Tenha um material bom o suficiente pra nunca mais precisar voltar para as vídeo aulas. Tenha uma motivação além da remuneração. Conheça o máximo que der e se apaixone pelo cargo que vai exercer. Estude todos os dias, nem que seja 30 minutos bem feitos. 5. Tenha paciência, concurso é 95% estudo e 5% sorte. 6. O edital nos diz tudo o que precisamos pra ter um bom resultado na prova, veja todos os tópicos e nenhuma questão vai te pegar de surpresa. Tenha uma rede de apoio! Tenha com quem conversar sobre seus estudos, estudar é solitário demais e eu gostava de colocar meus amigos e família pra dentro do meu universo. É importante ter quem te entenda também, como colegas de curso. É importante ter uma torcida de quem te ama, afinal, sua aprovação não vai mudar apenas a sua vida pra melhor, mas também a dos outros. Não se tranque no quarto, explique pra quem convive com você como as coisas funcionam e pq você precisa desse apoio. Cuide da sua saúde mental e física, é repetitivo dizer isso mas é muito real.”.

Agora, Ana Paula irá finalmente viver sua independência que tanto sonhou, além de terminar a faculdade. Ela acredita que vai amar sua carreira dentro do banco.

“Alívio de ter visto meu nome na lista. Dei tudo de mim nessa prova e estava segura da minha aprovação, no momento que li todas as questões da prova eu já sabia que, no que dependesse de mim, daria tudo certo. O gabarito no dia seguinte confirmou e então fiquei na expectativa da nota da redação. Foi um alívio saber que tinha sido aprovada na 2a etapa.”

Para os concurseiros que ainda estão trilhando o caminho em busca da aprovação, a nossa Gran Aluna aconselha: “A espiritualidade foi minha grande aliada nesse caminho, então vou deixar um dos meus mantras aqui: tudo acontece exatamente como tem que acontecer e na hora que tem que acontecer. Em 2019, fiz o meu primeiro concurso (Banrisul), estudei quando o Murilo (meu filho) tinha 6 meses de vida e dependia totalmente de mim, tinha resumos colado na parede, estudava embalando carrinho, fiz tudo o que dava pra fazer. Marquei a microrregião de Porto Alegre (maior concorrência) mesmo morando em Bagé, pois estudo na UFRGS e queria voltar pra lá. Tirei 70,00. Fiquei em 101º de 34 vagas. Eu teria passado e sido convocada se tivesse escolhido qualquer outra microrregião, inclusive de onde eu morava (teria ficado em 2o lugar de 2 vagas). Eu demorei MUITO pra me recuperar, tudo que eu mais queria era sair daquela cidade e ter minha própria vida sem depender dos meus pais, no meio disso tudo teve crise de depressão, pensamentos suicidas todos os dias, ansiedade à mil… Além de tudo, sou mãe solo, o pai do meu filho tinha nos abandonado na época e essa é outra grande história que eu tenho pra contar… Enfim, demorei demais pra entender que chorar não adiantaria nada, devemos abaixar a cabeça e estudar, sem pensar nas milhões de possibilidades que a nossa mente gosta de criar pra nos sabotar. A situação agora pode estar ruim por aí mas dê o seu máximo todos os dias, cuidando pra não se prejudicar. Tenha fé. Alcance a sua melhor performance nos estudos e vá seguro pra prova. Só não é aprovado quem desiste. Tudo no seu tempo. No fim, percebi que naquela época ainda não estava pronta pra responsabilidade de exercer aquele cargo, estudei mais, trabalhei em outros lugares, me cuidei psicologicamente, vivi tantas coisas e agora estou MUITO pronta pra esse novo capítulo.

Curso Gratuito Imparável

Muitas oportunidades vão aparecer este ano no mundo dos concursos públicos. As seleções serão retomadas e novos concursos vão ser abertos. A chance de ter uma remuneração alta, estabilidade e um vida melhor nunca esteve tão perto de ser alcançada.

Quando você vai parar de postergar a realização dos seus sonhos e começar a agir para alcançá-los?

Se você tem o desejo de vencer todas as dificuldades e tem a dedicação necessária para alcançar os seus objetivos, o Gran Cursos Online preparou algo especialmente para você.

A nossa equipe de especialistas em concursos públicos e mudanças de vidas organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país!

Um material incrível e feito sob medida para você começar a se preparar para as principais seleções. Nós poderíamos cobrar caro em um material como esse, mas transformar histórias é o que amamos fazer. Por isso, estamos disponibilizando todo esse curso GRATUITAMENTE para todos que acessarem o link abaixo.

Agora não há mais a hora de dar desculpas, é hora de começar a agir. Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável!


 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


25 de março4 min. de leitura