Concurso CGIBS: Entenda a lei que cria o órgão e autoriza contratações

Publicada a Lei Complementar nº 227/2026 que institui o Comitê Gestor do IBS e autoriza a realização do Concurso CGIBS. Confira os detalhes!

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura

Saiba mais informações sobre o Concurso CGIBS! Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14/01) a Lei Complementar nº 227/2026, que institui oficialmente o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS).

A nova legislação traz uma excelente notícia para quem aguarda novas oportunidades no serviço público: a autorização expressa para a realização do Concurso CGIBS.

O Comitê será a entidade responsável por administrar o novo imposto (IBS) criado pela Reforma Tributária, atuando de forma compartilhada com Estados, Distrito Federal e Municípios. Confira a seguir o que esperar!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Concurso CGIBS: autorização para concurso público

De acordo com o artigo 2º, inciso XVII da nova lei, o CGIBS tem competência para estruturar seu próprio plano de cargos e salários. O texto é claro ao autorizar a entidade a:

“contratar empregados públicos, mediante concurso público, sob regime celetista, para o exercício de atividades do CGIBS que não estejam contempladas nas atribuições das carreiras da administração tributária, das procuradorias e das outras carreiras…”

Isso significa que, além dos servidores de carreira que serão cedidos pelos entes federativos (como auditores fiscais estaduais e municipais), o Comitê terá um quadro próprio de empregados públicos contratados via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Concurso CGIBS: autonomia e estrutura

A Lei Complementar nº 227/2026 define o CGIBS como uma entidade pública sob regime especial, dotada de independência técnica, administrativa, orçamentária e financeira. Essa autonomia é fundamental, pois permite que o próprio órgão gerencie suas contratações e organize seus certames sem depender diretamente da estrutura de outros ministérios.

A gestão do órgão ficará a cargo de um Conselho Superior, que terá, entre suas atribuições, a responsabilidade de aprovar o plano de cargos e salários desses novos empregados públicos.

Concurso CGIBS: próximos passos

Com a lei publicada, os próximos passos para o Concurso CGIBS envolvem a instalação administrativa do órgão e a deliberação do Conselho Superior sobre a estrutura das carreiras.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre o quantitativo de vagas, os cargos específicos ou as remunerações. No entanto, a lei já prevê o financiamento federal para a instalação do comitê entre 2025 e 2028, o que inclui recursos para despesas com pessoal. Acompanhe para mais informações.

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 11

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Cronograma com 1 clique, Raio-X, Jornada do Aprovado, Legislação Comentada e a Revisão Inteligente. Faça o teste por 7 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
1 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

autorizado