Concurso Delegado PC ES:15 dicas proféticas para a sua prova!

Concurso Delegado PC ES: provas acontecem no dia 11 de setembro.

Avatar


9 de Setembro de 2022

Está chegando a tão esperada prova para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo. No próximo domingo, 11 de setembro, você colocará em prática todo o conhecimento absorvido nos últimos meses e, nós do Gran Cursos Online, estamos torcendo pela sua aprovação.

Nesse momento, qualquer orientação extra e dica é importante, por isso, os nossos professores especialistas elaboraram, de acordo com o conteúdo programático, dicas do que poderá ser objeto de cobrança na prova.

Lembre-se, você está a um passo da realização de um sonho e a prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores.

Confira abaixo as dicas proféticas para o Concurso Delegado PC ES

  • Técnicas de Prova – Fernando Mesquita

O grande dia chegou! Agora tudo que você precisa é fazer a prova bem. E o que é fazer a prova bem? Comece lendo toda a prova, bem rapidamente, para saber o que caiu; nessa primeira passada de olhos, já resolva aquelas questões cuja resposta você tem certeza que sabe; comece pela disciplina de que mais gosta, para usar sua energia naquilo que tem mais chances de te dar vantagem; em seguida, passe para as questões médias, e depois, para as difíceis. Ao preencher o cartão de respostas, faça apenas um risquinho ou bolinha imperceptível para marcar a resposta e, em seguida, conferindo o caderno, faça a marcação de 100% do espaço da resposta. Boa prova!

  • Língua Portuguesa – Fernando Moura 

Cuidado com os parônimos.  “Inflingiu” o regulamento (errado). Infringir é que significa transgredir: “Infringiu o regulamento”. Infligir (e não “inflingir”) significa impor: “Infligiu séria punição ao réu”. Rumo à nomeação!

  • Informática – Maurício Franceschini 

Olá, querido aluno! Minha dica profética de hoje é sobre computação nas nuvens. Serviços disponíveis na internet, como OneDrive, Google Driver e Office 365 Online fazem parte do modelo de software como serviço ou SaaS. Há tanto serviço de SaaS gratuito como pago. Microsoft Azure e Amazon WSA são considerados modelos de nuvem como plataforma ou PaaSe e são oferecidos a equipes de TI, visto ser necessário alto conhecimento técnico para se utilizar os recursos desse tipo de nuvem. Eu te vejo na sua nomeação!

  • Legislação Estadual – Rodrigo Cardoso 

É certo que as cominações civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si, bem assim as instâncias. Ainda, a absolvição criminal só afasta a responsabilidade civil ou administrativa do servidor público se concluir pela inexistência do fato ou lhe negar a autoria. A absolvição na esfera penal por falta de provas não interfere nas demais instâncias (Lei Complementar n. 46/1994).

  • Direito Penal – Érico Palazzo

A substituição da pena privativa de liberdade por restritivas de direitos pode ser feita se: 1) a pena aplicada em concreto não for superior a quatro anos – nos crimes dolosos – ou qualquer pena – nos crimes culposos; 2) o crime não envolver violência ou grave ameaça; 3) as circunstância subjetivas indicarem que essa substituição seja suficiente; 4) o réu não seja reincidente em crimes dolosos.

Cumpre ressaltar que, excepcionalmente, essa conversão pode ser feita a réus reincidentes, ainda que em crimes dolosos, desde que a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não se tenha operado em virtude do mesmo crime.

  • Direito Processual Penal – Danielle Rolim 

Não confunda: cabe ANPP para infração penal praticada sem violência ou grave ameaça e com pena MÍNIMA inferior a quatro anos. Cabe prisão preventiva nos crimes dolosos punidos com PPL máxima superior a quatro anos. A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja PPL MÁXIMA não seja superior a quatro anos (até quatro anos).

  • Direito Administrativo – Gustavo Scatolino 

O art. 37, § 1º, da CF proíbe que conste nome, símbolos ou imagem que caracterizam promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos.

  • Direito Constitucional – Aragonê Fernandes 

ADI, ADO, ADC e ADPF têm os mesmos nove legitimados. Eles também podem propor a edição, revisão e cancelamento de súmulas vinculantes. Não há: desistência, ação rescisória e intervenção de terceiros (salvo amicus curiae) nas ações de controle concentrado. Para todas as ações, há a possibilidade de modulação temporal dos efeitos, medida cautelar.

  • Direitos Humanos – Alice Rocha 

O crime de injúria racial, espécie do gênero racismo, é imprescritível. A prática de injuria racial, prevista no art. 140, § 3º, do Código Penal, foi equiparada à prática do racismo por conter os mesmos elementos, sendo, portanto, considerada um crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei (STF. 28/10/2021 – Info 1.036).

  • Direito Civil – Daniel Carnacchioni 

A responsabilidade civil é independente da criminal, mas não é possível mais questionar sobre a existência do fato ou autoria quando tais questões estiverem definitivamente resolvidas no crime. Não corre prescrição para a reparação cível até o trânsito em julgado da sentença penal, absolutória ou condenatória.

  • Medicina Legal – Francisco Helmer 

O esgorjamento suicida é horizontal, com profundidade desuniforme e cauda de escoriação voltada para a mão dominante, além de causar lesões de hesitação. No homicídio, a ferida é oblíqua, com profundidade uniforme.

  • Criminologia – Mariana Barreiras 

Prevenção primária: cuida das causas dos delitos e é dirigida para a coletividade. Ex.: escolas, lazer. Prevenção secundária: cuida das oportunidades (locais e momentos em que os crimes ocorrem) e é dirigida para grupos específicos (potenciais criminosos e vítimas). Ex.: policiamento, campanhas sobre drogas. Prevenção terciária: cuida dos presos e egressos, para evitar que voltem a delinquir. Ex.: progressão de regime, remição da pena.

  • Legislação Especial – Fábio Roque 

Para que se caracterize o “tráfico privilegiado”, é necessário que estejam presentes quatro requisitos: a) primariedade do agente; b) bons antecedentes; c) não se dedicar a atividades criminosamente; d) não integrar organização criminosa.

  • Pós-prova – Fernando Mesquita

Você vai entrar em sala no pré e vai sair no pós-prova. O que você pode fazer para otimizar esse novo momento? 1) Continue estudando. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Descanse por 1-2 dias e volte aos estudos. 2) Avalie sua prova e sua pontuação, pois elas representam o diagnóstico de meses de preparação e você pode aprender com isso. 3) Corrija o rumo. Como poderia ter sido melhor? Faltou revisão? Faltaram questões? Faltou tempo para finalizar o edital? Avalie cada ponto, aja em relação a eles, trabalhe com mais objetividade e dedicação para chegar à nomeação. Bons estudos!

  • Mindfulness – Juliana Gebrim

Exercício rápido. De olhos fechados, pense em:

  • Cinco coisas que você pode ver;
  • Quatro coisas cujo cheiro você pode sentir;
  • Três coisas cujo sabor você pode sentir;
  • Duas coisas que você pode ouvir;
  • Uma coisa que você pode sentir pelo tato.

Pós-prova Delegado PC ES

O pós-prova Delegado PC ES será neste domingo, ao vivo a partir das 18h30 para o cargo de Delegado e em nosso canal no Youtube. Não perca!

Saiba AQUI todas as informações sobre o Concurso Delegado PC ES


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


9 de Setembro de 2022