Concurso DEPEN: tire suas dúvidas AQUI!

O cebraspe é oficialmente a banca organizadora do próximo concurso DEPEN. Veja as respostas de dúvidas frequentes!

Avatar


25 de março2 min. de leitura

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe foi escolhido como banca organizadora do próximo concurso  do Departamento Penitenciário Nacional (concurso DEPEN). O extrato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira, 24 de março. Com isso, a publicação do próximo edital do Departamento Penitenciário Nacional poderá acontecer a qualquer momento.

Ao longo deste texto pontuamos alguns assuntos que frequentemente são questionados por concurseiros(as).

Afinal, quais são os requisitos para concorrer aos cargos?

Antes de explicar quais são os requisitos, é necessário ressaltar que o concurso DEPEN ofertará 309 vagas, sendo 294 para o cargo de Agente Federal de Execução Penal e 15 para Especialista Federal em Assistência à Execução Penal. Veja logo abaixo os requisitos de cada cargo:

  • Agente Federal de Execução Penal – nível médio. No último edital para o cargo de Agente Federal  de Execução Penal, além do grau de escolaridade mencionado acima, foi exigido Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, da categoria “B”.
  • Especialista Federal em Assistência à Execução Penal é necessário possuir o nível superior. No último edital foi exigido a comprovação da formação, diploma, e para as áreas de: enfermagem, farmácia,  psicologia, serviço social e terapia ocupacional foram exigidos os registros nos órgãos de classes.

Quem pode concorrer?

Candidatos devem possuir os requisitos mencionados acima. Uma dúvida frequente é em relação à idade, para participar é necessário ter idade mínima de 18 e não existe uma idade máxima.

Homens e mulheres concorrem pelas mesma vagas?

Sim! Homens e mulheres concorrem pelas mesmas vagas.

Coronavírus impede os trâmites do concurso?

Sobre este assunto, o professor Érico Palazzo “Obviamente aqueles editais que já estavam com data marcada tem que suspender em razão de toda essa situação do coronavírus. Mas a maioria dos concursos públicos estão em fase preliminares. Então, esta situação não atrasa estas fases. Vamos ter uns dois, três meses sem provas e depois volta tudo de uma vez. É por isso que falo: tem que aproveitar este momento porque quando voltar será muito rápido,” disse.

Quando o edital será publicado?

A equipe de comunicação do Gran Cursos Online está acompanhando todos os detalhes que antecedem a publicação do edital. No último contato, a Assessoria de comunicação do DEPEN confirmou que o edital será publicado em junho.

Além disso, na portaria de autorização, o documento estabeleceu que todos os trâmites deveriam acontecer em 6 meses. A portaria foi publicada no dia 31 de dezembro de 2019, ou seja, o edital tem que ser publicado até o dia 30 de junho de 2020. 

Onde estão localizadas as penitenciárias?

  • Penitenciária Federal em Brasília;
  • Penitenciária Federal em Campo Grande;
  • Penitenciária Federal em Catanduvas;
  • Penitenciária Federal em Mossoró ; e
  • Penitenciária Federal em Porto Velho.

Além disso, o professor Érico Palazzo reforçou, durante live, informou que existe a possibilidade do certame ofertar vagas para a Penitenciária Federal de Charqueadas, localizada no Estado do Rio Grande  do Sul e que está com a construção prevista.

Por onde começar?

O professor Érico Palazzo conduziu um aulão logo após a definição da banca organizadora. Assista logo abaixo e confira dicas e  um direcionamento para montar o plano de estudos.

 

Clique AQUI e veja todas as informações do DEPEN

 

Resumo do Concurso DEPEN

Concurso Departamento Penitenciário Nacional (concurso DEPEN)
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Especialista Federal em Assistência Penitenciária e Agente Federal de Execução Penal
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Segurança pública
Lotação a definir
Número de vagas 309 vagas
Remuneração até R$5,8 mil
Link do último edital Faça AQUI o download do edital do último concurso DEPEN

 

Avatar


25 de março2 min. de leitura