Carreiras

Concurso Diplomata 2018: divulgado resultado provisório das últimas fases!

Cebraspe divulga resultado provisório das últimas etapas do concurso Diplomata 2018!

Concurso Diplomata 2018: divulgado resultados provisórios!

Foi divulgada nesta quinta-feira (8), no site do Cebraspe, os resultados preliminares da segunda e terceira etapa do Concurso Diplomata 2018 (Instituto Rio Branco).

Confira AQUI os resultados provisórios da segunda e terceira fase do concurso Diplomata 2018!

A segunda etapa do concurso foi composta por prova escrita de Língua Portuguesa que aconteceu no dai 29 de setembro, e a prova de Língua Inglesa que foi aplicada no dia 30 de setembro. 

Já a terceira etapa aconteceu durante três dias do mês de outubro. No dia 12 foram aplicadas as provas de História do Brasil e Geografia; no dia 13 foi de Política Nacional e Noções de Economia; no dia 14 aconteceram as provas de Noções de Direito, Noções de Direito Internacional Público e Língua Estrangeira. 

Saiba mais detalhes sobre o concurso Diplomata 2018!

Concurso Diplomata 2018: etapas e provas

O concurso diplomata 2018 foi composto por três fases: 

a) Primeira Fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público, de caráter eliminatório, que habilitará os candidatos a se submeterem às fases seguintes;

b) Segunda Fase: prova escrita de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, ambas de caráter eliminatório e classificatório;

c) Terceira Fase: provas escritas de História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

Os selecionados nas etapas anteriores realizam ainda um curso de formação no Instituto Rio Branco (IRBr), em Brasília. O regime de contratação é o estatutário.

Atribuições dos aprovados no concurso Diplomata 2018

Diplomata (terceiro secretário):

Requisito de Escolaridade: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de candidatos cuja graduação tenha sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

Atribuições: aos servidores da carreira de Diplomata incumbem atividades de natureza diplomática e consular, em seus aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional e os ocupantes do cargo estarão sujeitos à observância estrita dos dispositivos que regem o Regime Jurídico dos Servidores da carreira de Diplomata do serviço exterior brasileiro (Lei nº 11.440, de 29 de dezembro de 2006, e demais Leis, Decretos e portarias sobre a matéria).

Detalhes do Concurso Diplomata 2018:

  • Concurso: Concurso Diplomata 2018 (Instituto Rio Branco)
  • Banca organizadora: Cebraspe
  • Cargos: Diplomata
  • Escolaridade: nível superior
  • Número de vagas: 26
  • Remuneração: R$ 18 mil
  • Inscrições: de 2 de julho a 26 de julho de 2018
  • Taxa de inscrição: R$230
  • Prova objetiva: 26 de agosto de 2018
  • Provas escritas: 12, 13 e 14 de outubro de 2018

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo