Concurso DPE PA: Novo edital em estudo; Saiba mais!

Concurso DPE PA: Último certame foi publicado há 14 anos e ofertou 323 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior

Avatar


11/05/2021 | 09:11 Atualizado há 140 dias

O concurso DPE PA para servidores deve sair em breve. Isso porque o Defensor Púbico-Geral, João Paulo Lédo, em reunião com servidores da Gerência de Gestão de Pessoas, afirmou que já foi iniciado estudo de viabilidade para um novo certame da Defensoria Pública do Estado do Pará.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

 

Concurso DPE PA: Situação Atual

  • 2 de março de 2021 – Ações afirmativas

Foi publicado uma Norma estabelecendo critérios para ações afirmativas voltadas ao ingresso de negros, quilombolas e indígenas na Defensoria do Pará.

Pelo período de 10 anos, serão reservadas aos candidatos negros 10%, indígenas 5% e quilombolas 5% das vagas nos concursos para ingresso na carreira de defensor público, servidores e estagiários da Defensoria Pública, desde que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três. Saiba os detalhes clicando aqui.

  • 2 de julho de 2020 – Reunião com Defensor Público-Geral

Servidores da Gerência de Gestão de Pessoas da Defensoria do Pará participaram, dia 2 de julho, de reunião institucional com o Defensor Público-Geral João Paulo Lédo.

O Defensor ressaltou também o início de estudo de viabilidade para realização de concurso público para os servidores além  de um redesenho da gestão de estratégias e competências. “Temos como meta a realização de concurso público para servidores da DPE e para isso já iniciamos estudo de viabilidade. Também é necessário destacar que iremos trabalhar com a regulamentação das atribuições e competências de controle de política institucional”.

Concurso DPE PA: Remuneração e Benefícios

Segundo o Plano de Cargos e Salários da DPE PA, a remuneração dos cargos de provimento efetivo das carreiras do quadro de pessoal da Defensoria Pública é composta por vencimento base e as seguintes vantagens permanentes:

  • O servidor da Defensoria Pública fará jus ao adicional por tempo de serviço no percentual de 5% (cinco por cento) a cada três anos de efetivo exercício, até o limite de 60% (sessenta por cento).
  • O servidor que exerce cargo de nível superior fará jus a gratificação de escolaridade no percentual de 80% (oitenta por cento), sobre o vencimento base.
  • Ao servidor com graduação de nível superior será concedido Adicional de Titulação, observada a relação direta com o cargo que ocupa, em percentual calculado sobre o vencimento base do referido cargo, nos seguintes percentuais:
    • 15% (quinze por cento), pela obtenção de Título em curso de Especialização;
    • 20% (vinte por cento), pela obtenção de Título em curso de Mestrado;
    • 25% (vinte e cinco por cento), pela obtenção de Título em curso de Doutorado.

 

Concurso DPE PA: Curso Gratuito Imparável

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável! Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Último Concurso DPE PA

O último concurso DPE PA foi publicado há 14 anos e ofertou 323 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP foi a banca organizadora. Os candidatos foram avaliados em duas etapas: Prova Objetiva e Avaliação de Títulos.

Prova Objetiva

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram constituídas de questões do tipo múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta. 2 As provas objetivas tiveram a duração de 4 horas.

Para os cargos de nível superior, cada questão terá o valor de 0,20 pontos; para os cargos de nível médio, cada questão terá o valor de 0,25 pontos; para os cargos de nível fundamental, cada questão terá o valor de 0,40 pontos; totalizando 10,00 pontos

Nível Superior

  • Conhecimentos Básicos – 15 questões
  • Conhecimentos Específicos 35 questões

 

Nível Médio

  • Conhecimentos Básicos – 20 questões
  • Conhecimentos Específicos 20 questões

 

Nível Fundamental

  • Conhecimentos Básicos – 10 questões
  • Conhecimentos Específicos 15 questões

 

Foram eliminados do concurso DPE PA os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Avaliação de Títulos

A avaliação de títulos valerá 3,00 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor. Foram considerados os títulos abaixo:

Título Valor de cada Título Valor Máximo dos Títulos
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de doutorado ou certificado/declaração de conclusão de doutorado, acompanhado do histórico do curso, na área específica a que concorre. 1,00 1,00
Diploma, devidamente registrado, de conclusão de mestrado ou certificado/declaração, acompanhado do histórico escolar, de conclusão de mestrado, na área específica a que concorre. 0,75 0,75
Certificado de conclusão de curso de pós-graduação, em nível de especialização, ou declaração de conclusão de curso acompanhada de histórico escolar, conferido após atribuição de nota de aproveitamento, na área específica a que concorre, com carga horária mínima de 360 horas. 0,50 0,50
Exercício de atividade profissional de nível superior na administração pública ou na iniciativa privada, em empregos/cargos na área a que concorre. 0,25 por ano
completo, sem
sobreposição de
tempo
0,50
Aprovação em concurso público para provimento de vaga em cargo ou emprego público privativo da área a que concorre. 0,25 0,25
Total de Pontos 3,0

Concurso DPE PA Defensor

A Defensoria Pública do Estado do Pará publicou o regulamento do certame. Serão ofertadas 10 vagas para o cargo de Defensor Público Substituto – Categoria Inicial. Para se candidatar é necessário possuir diploma de bacharel em Direito, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Os candidatos do concurso DPE PA Defensor serão avaliados por meio de seis etapas. São elas:

  • Provas Escritas e Orais
    • Prova Escrita Objetiva;
    • Provas Escritas prático-discursivas;
    • Prova de Tribuna;
    • Prova de Sustentação Oral
  • Avaliação de Títulos
  • Apuração dos Requisitos

 

Confira aqui tudo sobre os concursos PA 2021

Resumo do concurso DPE PA

Concurso Defensoria Pública do Estado do Pará (concurso DPE PA)
Banca organizadora A definir
Cargos A definir
Escolaridade Níveis Fundamental, Médio e Superior
Carreiras Administrativa e Outros
Lotação Pará
Número de vagas A definir
Remuneração A definir
Inscrições A definir
Taxa de inscrição A definir
Data da prova objetiva A definir
Link do edital Confira o último edital

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *