Concurso DPE PE: Primeiros aprovados do último certame são nomeados

Após um ano da homologação, órgão iniciou a convocar os aprovados do último certame público para a carreira de defensor público.

A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco está com o seu último concurso homologado desde 18 de setembro de 2018 (Concurso DPE PE). Desde aquela data, foram nomeados 13 novos servidores, sendo que alguns preteriram a nomeação, dando oportunidade para os outros classificados. Ao todo, 10 servidores tomaram posse e já estão exercendo a função. De acordo com a assessoria do órgão, as nomeações iniciaram há três meses, em agosto de 2019 – quase um ano após a homologação.

Confira abaixo, através do índice, como foi o último certame e as novidades sobre o Concurso DPE PE:

Situação atual Concurso DPE PE

O último concurso foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e ofereceu 50 vagas, sendo 47 da lista geral e 3 (três) para pessoas com deficiência (PcD). Dos dez novos defensores públicos do estado de Pernambuco nomeados recentemente, apenas um faz parte da lista de PcD.

De acordo com a lista publicada pelo portal da transparência e pela Cebraspe, foram 207 aprovados no concurso público para defensor público após as cinco fases do concurso (Prova Objetiva, Escrita, Inscrição Definitiva, Prova Oral e Avaliação de Títulos). Inscreveram-se naquele certame um total de 11.243 candidatos.

A validade do concurso da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco vai até o dia 17 de setembro de 2020. Contudo, como já é de praxe dos órgãos públicos, é provável que o DPE PE opte pela prorrogação do certame, deixando-o válido até setembro de 2022.

Remuneração e benefícios

Em 2017, a remuneração inicial para jornada de trabalho de 40h/semana é de R$ 21.649,48, já somados o vencimento, auxílio alimentação e eventual gratificação por acumulação.

Requisitos

Para concorrer a função de defensor público é necessário diploma (bacharelado) em Direito, inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e três anos de atividade jurídica.

Prova objetiva

O certame realizado em 2017 contou com cinco etapas. A primeira fase foi a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, que exigiu do candidato o conhecimento através de questões objetivas. Foram um total de 100 perguntas de múltipla escolha. Foram aprovados os candidatos que obtiveram 50% de acerto no total e, no mínimo, 20% de acerto em cada uma das disciplinas jurídicas.

Prova discursiva

A segunda fase do concurso foi de prova escrita, com duas provas discursivas, com resposta de até 15 linhas, e uma peça prática de até 120 linhas. Foram convocados 380 candidatos da ampla concorrência e outros 20 daqueles que declararam deficiência, respeitados os empates da última colocação.

Inscrição Definitiva

A terceira etapa, a inscrição definitiva para o concurso, foi eliminatória. Também respeitados os empates da última colocação, foram convocados os 237 candidatos de ampla concorrência e 13 que declararam deficiência.

Prova oral

A prova oral, última etapa de caráter eliminatório, versou sobre as disciplinas de Direito Civil, Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal, com duração de 20 minutos para cada candidato. O candidato que obteve nota inferior a 6,00 pontos foi eliminado do certame.

Avaliação de Títulos

Por fim, os candidatos passaram pela avaliação de títulos, de caráter meramente classificatório, segundo a pontuação e requisitos do quadro abaixo:

Provas Títulos PGE PE 2017

Provas Títulos PGE PE 2017

 

Saiba tudo sobre o último concurso DPE PE

 

Resumo do concurso DPE PE

Concurso Defensoria Público do Estado de Pernambuco (Concurso DPE PE)
Banca organizadora A definir
Cargos Defensoria
Escolaridade Nível Superior em Direito
Carreiras Defensoria
Lotação Pernambuco
Número de vagas A definir
Remuneração Inicial de R$ 21.649,48
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital
Quer conquistar a sua aprovação no DPE PE?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Notícias Relacionadas

Thiago Henrique de Morais
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

Principais de Pernambuco

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no DPE PE?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo