Concurso EBC foi realizado em 2013. VEJA AQUI

Concurso EBC ofertou 64 vagas para empregos de níveis médio e superior. Em dezembro de 2020, o Estatuto Social da EBC foi alterado

Avatar


25 de maio9 min. de leitura

A Empresa Brasil de Comunicação publicou o último edital do concurso EBC em 2013. Na ocasião, o certame foi organizado pelo Instituto Quadrix e ofertou 64 vagas para empregos de níveis médio e superior.

O concurso teve validade de um ano e foi prorrogado uma única vez pelo mesmo período, mas no momento a EBC não possui seleção vigente.

No dia 03 de dezembro de 2020 foi publicado no Diário Oficial da União a alteração do Estatuto Social da EBC.

Confira ao longo desta matéria mais informações sobre o concurso EBC, para facilitar a sua leitura, navegue utilizando o índice abaixo:

Concurso EBC: situação atual

  • 03/12/2020: alteração do Estatuto Social da EBC

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 03 de dezembro de 2020 a alteração do Estatuto Social da EBC. No que diz respeito a Pessoal, o Estatuto diz:

  • Os empregados da EBC serão regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, pela legislação complementar e pelos regulamentos internos da EBC.
  • A admissão de empregados será realizada mediante prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos.
  • O Plano de Carreiras e Remunerações e o Plano de Funções conterão os requisitos para o provimento de cargos, exercício de funções e respectivos salários.
  • Os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, aprovados pelo Conselho de Administração nos termos do inciso XXXV, art. 50 do Estatuto Social, serão submetidos, nos termos da lei, à aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST, que fixará, também, o limite de seu quantitativo.

Concurso EBC: remuneração e benefícios

Atualmente, o salário inicial ofertado pela EBC varia de R$ 2.641,54 a R$ 21.253,96, a depender do cargo. A tabela salarial da EBC pode ser acessada AQUI!

Além do salário inicial, a EBC oferece os seguintes benefícios:

  • auxílio alimentação;
  • auxílio doença/invalidez;
  • auxílio creche;
  • seguro de vida em grupo;
  • auxílio para capacitação do empregado; e
  • reembolso parcial das despesas com planos médicos e odontológicos.

Concurso EBC: cargos e vagas

O concurso EBC 2013 ofertou vagas para:

Advocacia
Vagas: 5 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Contabilidade
Vagas: 1 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Criação e Desenvolvimento na Web e Plataformas Digitais
Vagas: 1 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Engenharia de Rádio e Televisão
Vagas: 2 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Engenharia de Software
Vagas: 1 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Estatística
Vagas: 1 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Medicina do Trabalho
Vagas: 2 + CR
Jornada de trabalho: 40 horas semanais

Apoio a Imagem
Vagas: 12 + CR
Jornada de trabalho: 36 horas semanais

Auxílio Operacional
Vagas: 12 + CR
Jornada de trabalho: 36 horas semanais

Transmissão
Vagas: 3 + CR
Jornada de trabalho: 36 horas semanais

Edição e Finalização de Imagem
Vagas: 12 + CR
Jornada de trabalho: 36 horas semanais

Programação
Vagas: 12 + CR
Jornada de trabalho: 36 horas semanais

As vagas foram para lotações em Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e São Luís-MA.

Concurso EBC: requisitos

Advocacia: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro no respectivo órgão de classe.

Contabilidade: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro no respectivo órgão de classe.

Criação e Desenvolvimento na Web e Plataformas Digitais: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Desenho Industrial ou Programação Visual ou Comunicação Visual ou Computação Gráfica ou Design ou Multimídia Digital ou Tecnologia da Informação ou Comunicação Social ou Mídias Eletrônicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Engenharia de Rádio e Televisão: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Elétrica ou Engenharia Eletrônica ou Engenharia de Redes ou Engenharia de Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro no respectivo órgão de classe.

Engenharia de Software: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Tecnologia da Informação; ou graduação em qualquer área, com pós‐graduação em Tecnologia da Informação; fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Estatística: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro no respectivo órgão de classe.

Medicina do Trabalho: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Medicina, com especialização em Medicina do Trabalho, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro no respectivo órgão de classe.

Apoio a Imagem: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro profissional de Radialista junto à Delegacia Regional do Trabalho.

Auxílio Operacional: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro profissional de Radialista junto à Delegacia Regional do Trabalho.

Transmissão: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio técnico (antigo segundo grau técnico) em Eletrônica ou em Telecomunicações, ou equivalente, fornecido por instituição de ensino  reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); registro profissional de Radialista junto à Delegacia Regional do Trabalho; e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Edição e Finalização de Imagem: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro profissional de Radialista junto à Delegacia Regional do Trabalho.

Programação: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou equivalente, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e registro profissional de Radialista junto à Delegacia Regional do Trabalho.

Concurso EBC: atribuições

Advocacia: Realizar atividades relacionadas ao estudo, pesquisa e análise de legislação, de doutrina e de jurisprudência, elaboração de pareceres e de informações jurídicas, bem como a execução de tarefas que envolvam a defesa dos interesses da EBC, atuando em juízo e fora dele, propondo alternativas jurídico‐legais e oferecendo orientações para a consecução de resultados desejados, buscando preservar os interesses e a imagem da Empresa, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Contabilidade: Registrar atos e fatos contábeis; administrar os tributos da Empresa; controlar o ativo permanente; gerenciar custos; preparar obrigações como declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaborar demonstrações contábeis; prestar consultoria e informações gerenciais e atender solicitações de órgãos fiscalizadores, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Criação e Desenvolvimento na Web e Plataformas Digitais: Criar e desenvolver interface gráfica, identidade visual, arquitetura da informação e projetos de interatividade em peças digitais/web, utilizando HTML, CSS, Javascript e frameworks de desenvolvimento e com as ferramentas disponíveis de edição e tratamento de imagens; desenvolver identidade visual e layout de produtos audiovisuais e digitais prevendo funcionalidade, navegabilidade, usabilidade, ritmo, recursos de interatividade de acordo com o suporte e mídia; conceber, elaborar e executar representações visuais da informação na forma de ilustrações, desenhos, quadros, tabelas, gráficos etc; assegurar a integração de conteúdo informativo com a forma, para publicações em formatos digitais, audiovisuais e em papel; conhecer as ferramentas de hardware e software específicos de produção de recursos de arte em multimídia e manter‐se atualizado; diagramar imagens e textos para diferentes mídias, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Engenharia de Rádio e Televisão: Elaborar projetos de estúdios de áudio e vídeo; elaborar projetos de canalização de radiofrequência; especificação, configuração e otimização de equipamentos eletrônicos em geral; sistemas e equipamentos de tecnologia da informação e comunicação, sistemas de comunicação e telecomunicações; sistemas de automação e controle; vistoriar, periciar, avaliar, arbitrar, emitir laudo e parecer técnico; ensinar, pesquisar, analisar, experimentar, executar ensaio e divulgação técnica; elaborar orçamento; padronizar, mensurar e controlar qualidade; executar, dirigir e fiscalizar obra e serviço técnico; realizar produção técnica e especializada; executar desenho técnico, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Engenharia de Software: Analisar e propor soluções para situações que incluam múltiplas e complexas variáveis e requeiram capacidade de julgamento; planejar, desenvolver projetos, assegurando a sua execução de acordo com padrões de qualidade definidos; analisar, recomendar e definir procedimentos sobre assuntos relacionados à sua área de atuação, emitindo pareceres técnicos e definindo padrões; coordenar os meios necessários à consecução dos objetivos do seu trabalho; efetuar estudos e pesquisas aplicados sobre assunto de interesse da Empresa, referentes à sua área de atuação; transmitir os conhecimentos necessários à realização das atividades relativas à sua área; e executar outras atividades necessárias à consecução dos serviços. Avaliar e especificar as necessidades de hardware, software básico e ferramentas de apoio; definir configuração e estrutura de ambientes operacionais; definir procedimentos de instalação, customização e manutenção de software básico e ferramentas de apoio; analisar e projetar o desempenho de ambientes operacionais e de serviços; analisar a utilização dos recursos de software e hardware; elaborar o plano de capacidade de ambientes operacionais e de serviços; prestar consultoria e suporte técnico para aquisição, implantação e uso adequado de recursos de hardware e software; prospectar, avaliar e implementar novos recursos de hardware e software; viabilizar a instalação de novas aplicações no ambiente operacional; avaliar riscos e verificar conformidades no ambiente operacional; definir e implementar os procedimentos de segurança do ambiente operacional; e projetar e definir tecnologia, topologia e a configuração de centro de dados, além de desempenhar atividades afins e correlata.

Estatística: Efetuar levantamentos, pesquisas e análise de informações estatísticas; planejar e dirigir trabalhos de controle estatístico de produção de qualidade; efetuar perícias e emitir pareceres estatísticos; planejar e realizar estudos e tabulação de dados estatísticos, para solução de problemas diversos, inclusive os de pesquisa e monitoramento de audiência de TV, Rádio e Web, e de pesquisa de mercado; planejar e realizar experimentos com base de dados estatísticos de apoio à produção de conteúdo; acompanhar e orientar tecnicamente atividades de planejamento, controle e/ou execução referentes à sua área de atuação, objetivando maior eficiência no desenvolvimento dos serviços dentro dos processos e prazos estabelecidos; planejar e realizar experimentos e pesquisas; formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria e otimização dos mais variados processos, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Medicina do Trabalho: Coordenar Programas de Qualidade de Vida; fornecer registro e estatística nosológica de doenças; emitir Laudo Técnico Pericial – LTCAT; realizar consultas, pedir e avaliar os exames médicos laboratoriais; emitir atestado médico; tabular os resultados para estatística nosológica e emissão de relatório – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO; dar assistência à área jurídica, com pareceres médicos relacionados à segurança e medicina do trabalho; dar atendimento médico ambulatorial; realizar e analisar exames médicos admissionais, periódicos e demissionais; efetuar perícias, auditorias, sindicâncias médicas, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Apoio a Imagem: Operar e/ou alterar a sequência dos créditos dos programas ao vivo e gravados, filmes, vinhetas e chamadas; operar teleprompter; preparar e/ou alterar a sequência de paginação dos scripts; conferir as máquinas para gravação e reprodução de programas; controlar os níveis de áudio e de vídeo durante a gravação e reprodução, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Auxílio Operacional: Auxiliar na iluminação e nas captações de áudio e vídeo; auxiliar na construção e reparo de cenários, adereços e mobiliários; auxiliar na montagem, desmontagem e adaptação de peças de cenários; auxiliar no transporte, inclusive na movimentação de cabos e outros periféricos, preparação e operação de equipamentos utilizados nas captações de áudio e vídeo; assistir às equipes de jornalismo, produção ou programação nas gravações externas e/ou transmissões ao vivo, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Transmissão: Operar transmissor de rádio e de televisão; ajustar equipamentos; efetuar testes de áudio e vídeo; manter a modulação de áudio e vídeo; fazer leitura dos instrumentos; executar manobra de substituição de transmissor; monitorar sinal do áudio irradiado; acionar gerador de corrente alternada, quando necessário; além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Edição e Finalização de Imagem: Fazer edição linear e não linear de produtos audiovisuais, inclusive jornalísticos e não jornalísticos, publicitários, institucionais, artísticos, educativos e de variedades; realizar finalização, manipulação e composição de imagens de peças como chamadas, matérias especiais, interprogramas, documentários e afins; montar, tratar e mixar o som; capturar, decupar, converter de formatos, matrizar e arquivar imagens para todos os suportes necessários; conhecer as ferramentas de hardware e software específicos e de apoio à
edição de vídeo e realizar pós‐produção em material audiovisual, incluindo legendas, artes e videografismo, além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Programação: Coordenar a programação da emissora no ar; fazer o planejamento da programação nos sistemas; elaborar os roteiros de programação/comerciais das emissoras; zelar pela harmonia da programação entre programas e intervalos; revisar e checar roteiros, prévias de fitas, programação stand by e tudo que envolva a programação no ar; zelar pela qualidade técnica operacional da programação da emissora no ar; trabalhar a cada intervalo a programação, recalculando e definindo material necessário à programação; zelar pelo horário de
entrada no ar dos programas da emissora; fazer a interface da programação nacional no ar com a rede de emissoras de televisão através de sistemas e canais de voz; operar o controle mestre das emissoras; selecionar e comutar canais de alimentação, conforme roteiro de programação e comerciais; matrizar chamadas, comerciais e programas nos servidores; coordenar as operações relativas à execução de programas gravados e/ou ao vivo; coordenar a transmissão de redes obrigatórias e geração de filmetes institucionais e oficiais; além de desempenhar atividades afins e correlatas.

Concurso EBC: etapas

O concurso compreendeu as etapas de:

  • provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os empregos;
  • prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para os empregos de Advocacia e Engenharia de Software;
  • Títulos e Experiência Profissional, de caráter classificatório, para os empregos de Criação e Desenvolvimento na Web e Plataformas Digitais, todas as atividades de nível médio.

Navegue pelas etapas de provas usando o índice abaixo:

Prova objetiva

As provas objetivas foram aplicadas no dia 04 de agosto de 2013 e tiveram a duração de 5 horas.

Disciplinas

Foram avaliados dos candidatos conhecimentos das disciplinas de:

  • Língua portuguesa
  • Raciocínio lógico
  • Noções de informática
  • Atualidades
  • Legislação
  • Conhecimentos Específicos

Estrutura da prova

A prova objetiva foi composta de 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas para escolha de uma única resposta.

Prova discursiva

A prova discursiva foi realizada no mesmo dia da prova objetiva, sendo aplicada somente para os empregos de Advocacia e Engenharia de Software.

A prova discursiva foi composta de duas questões que tiveram de ser respondidas, cada uma, com um texto de extensão mínima de 15 linhas e máxima de 30 linhas.

Prova Prática

A prova prática foi aplicada somente para o emprego de Técnico de Produção e Manutenção de Empresa de Comunicação Pública.

Esta etapa foi realizada em quatro etapas, sendo:

1ª etapa: leitura do texto a ser coberto pelas imagens, visualização do material bruto de imagens com indicação dos Time Codes e elaboração do roteiro de edição. Gravação de arquivo correspondente a essa etapa.
2ª etapa: execução do roteiro de edição por meio de edição linear. Gravação de arquivo correspondente a essa etapa. O vídeo deverá ter entre 3 (três) e 5 (cinco) minutos.
3ª etapa: finalização do vídeo por meio de edição não‐linear. Gravação de arquivo correspondente a essa etapa.
4ª etapa: renderização do vídeo. Gravação de arquivo correspondente a essa etapa.

Prova de Títulos e Experiência Profissional

A Prova de Títulos e Experiência Profissional considerou os seguintes títulos:

Concurso EBC 2013: prova de títulos

Concurso EBC 2013: prova de títulos

Concurso EBC: cursos gratuitos

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então estes cursos são para você!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente

 

Resumo do concurso EBC

Concurso Empresa Brasil de Comunicação (concurso EBC)
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade a definir
Carreiras adm
Lotação Brasília-DF, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e São Luís-MA
Número de vagas a definir
Remuneração R$ 2.641,54 a R$ 21.253,96
Situação SEM CONCURSO VIGENTE
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do edital do concurso EBC 2013

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


25 de maio9 min. de leitura