Aprovada em 1º lugar no Concurso EBSERH estudou apenas 2 meses!

Conheça a história da Gran Aluna, Tamiris Aparecida, aprovada em 1º lugar no EBSERH para Técnico em Farmácia

Avatar


27 de março2 min. de leitura

Tamiris Aparecida, aprovada em 1º lugar no concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Concurso EBSERH) para o cargo de Técnico em Farmácia, tinha como objetivo ser servidora pública desde a graduação. Já havia tentado alguns concursos, mas nunca obteve aprovação. Mas, logo que viu o edital da EBSERH, analisou o documento e resolveu se dedicar como nunca antes. E para isso ela tinha um pouco mais de dois meses até a prova.

Mesmo sendo arriscado, a então moradora de Campos do Jordão, no Estado de São Paulo, acreditou que, com dedicação, era possível chegar ao resultado esperado, então tentou mesmo assim. Com o curso do Gran para Técnico de Farmácia, Tamiris estudava em torno de uma hora a uma hora e meia para cada conteúdo, alternando as disciplinas. Segundo ela, começava pela disciplina que ela mais gostava, que era português, e no meio colocava as que tinha mais dificuldade, como as legislações específicas. Estudou todo o edital e fazia os resumos para revisá-los depois. Depois de estudar todo o conteúdo, a concurseira focou em realizar questões da banca, algumas videoaulas para revisar e também os assuntos que ela achava que poderia cair a partir da análise das matérias que mais foram cobrados nas provas passadas.

“Algo que tenho certeza que me ajudou muito foi analisar provas passadas e focar nos assuntos mais cobrados, principalmente porque tinha pouco tempo até a data da prova. Um dia eu li no livro do Gabriel Granjeiro, ‘Manual do Imparável’, que seria importante baixar as últimas cinco provas do concurso da mesma banca, e assim o fiz. Cada fim de semana eu resolvia uma prova do mesmo cargo, da mesma banca como simulado.”

A paulista diz que constância e focos são essenciais nos estudos. Mesmo que o tempo não esteja tão favorável, o importante é dedicar o tempo disponível. Algumas dicas de Tamiris são: alternar as disciplinas, estudar pouco mais de uma hora de cada e fazer resumos; resolver o máximo de questões possíveis para testar seu conhecimento e fixar melhor o conteúdo; resolver provas passadas da mesma banca e se possível para o mesmo cargo, analisando quais são os assuntos mais cobrados; não estudar com sono, se estiver cansado, pare e descanse alguns minutos; ter uma rotina sustentável no estudo pré-edital e no pós-edital também, não exceder seus limites; e acreditar que a aprovação é possível.

Por fim, a aprovada no Concurso EBSERH, que atualmente mora em Cambé, no Paraná, diz que a rotina  não é fácil, principalmente no pós-edital, mas basta ter constância nos estudos mesmo
naqueles dias mais desanimadores. “Se um dia você não conseguiu acordar na hora desejada, não conseguiu estudar tudo que havia planejado, não desanime. Faça o melhor que você pode com o que você tem. As vezes também nos sentimos intimidados pela pouca quantidade de vagas ou pelo número de inscritos, mas não podemos nos desanimar por esses fatores. Dando o nosso melhor todo dia, a aprovação com certeza chegará!“, motiva Tamiris.

Estudando para concursos públicos? Conheça nossa assinatura limitada.

Quer ler mais histórias inspiradoras?

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

 

Avatar


27 de março2 min. de leitura