Concurso EMAP MA: banca definida! Confira detalhes aqui!

Concurso EMAP MA ofertará 85 vagas para níveis médio e superior.

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão desta terça-feira, 08 de outubro, o Extrato de Resenha do Contrato  da Empresa Maranhense de Administração Portuária e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE (concurso EMAP MA).

O concurso será realizado em 2021 e ofertará vagas para cargos de níveis médio e superior.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

Situação atual

A banca organizadora será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Maranhão no dia 16 de setembro. Veja:

Concurso EMAP MA: banca definida.

  • 10 de setembro de 2019

A Comissão Especial que ficará responsável em iniciar os trâmites do próximo concurso da Empresa Maranhense de Administração foi formada. De acordo com o documento seis membros foram designados para fazer parte da Comissão. A informação foi publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão no dia 23 de setembro. Confira:

Concurso EMAP MA: comissão formada.

Remuneração e benefícios

De acordo com dados do disponíveis na internet, os salários para cada cargo na Empresa Maranhense de Administração Portuária são os seguintes:

Concurso EMAP MA: cargos e salários

Concurso EMAP MA: cargos e salários

Concurso EMAP MA: cargos e salários2

Concurso EMAP MA: cargos e salários 2

Benefícios:

  • 40% de Adicional de Risco (área portuária) incide sobre o salário base;
  • Auxílios diversos;
  • Plano assistencial de saúde;
  • Assistência farmacêutica;
  • Assistência odontológica;
  • Seguro de vida;
  • Transporte fretado para empregados em itinerários e horários pré-definidos.

Cargos e vagas

Cargos vagos

Os dados sobre o quantitativo total de cargos vagos na EMAP MA não estão disponíveis, no entanto, o próximo concurso EMAP MA vai ofertar 85 vagas para o quadro efetivo.

Carreira

Requisitos

De acordo com o edital do último concurso da Empresa Maranhense de Administração Portuária, os requisitos para os cargos de Analista Portuário I, Analista Portuário II, Analista Portuário III, Especialista Portuário e Assistente Portuário foram os seguintes:

Analista portuário e Especialista Portuário

  • Comprovação de conclusão de curso de nível superior;
  • Registro no órgão de classe, quando necessário.

Assistente portuário

  • Comprovação de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente.

Atribuições

O edital de 2018 do concurso EMAP MA apresentou as principais atribuições para os cargos ofertados. As atribuições foram:

Cargo de Analista portuário I – Área: administrativa

  • Planejar, organizar, controlar e assessorar as áreas de atuação nas questões de natureza administrativa, tais como: realização de pesquisa, emissão de pareceres, elaboração de normas e procedimentos, atendimento ao público interno e externo, acompanhamento de trâmites de processos, ações de secretariado, bem como outras atribuições afins e correlatas ao cargo de Analista Portuário I.

Cargo de Analista portuário I – Área: enfermagem

  • Elaborar e acompanhar programas de promoção de saúde; avaliar riscos; dar suporte ao médico do trabalho na elaboração do PCMSO; fazer atendimento de primeiros socorros; organizar e manter os prontuários médicos; inspecionar ambientes de trabalho com foco em saúde; auxiliar na implantação/melhoria do sistema de gestão em saúde ocupacional; realizar assistência de enfermagem em todos os aspectos de saúde ocupacional; fiscalizar a aplicação das legislações pertinentes; realizar outras atribuições correlatas ao cargo.

Cargo de Analista portuário II – Área: comunicação

  • Elaborar planejamento estratégico, propostas, relatórios, produtos e serviços de comunicação; estabelecer relacionamento com a mídia realizando assessoria de imprensa; gerenciar e produzir conteúdo textual e visual para internet, intranet e demais canais de comunicação; administrar a imagem e identidade visual, garantindo o uso adequado da marca da empresa; redigir textos institucionais para diferentes públicos e canais; elaborar campanhas de comunicação interna e externa; planejar, coordenar, executar e supervisionar projetos publicitários da empresa.

Cargo de Analista portuário II – Área: contratos

  • Promover a formalização de contratos e de aditivos, assegurando a observância das normas legais e regulamentares aplicáveis; analisar e emitir minutas de termos de contratos e de aditivos para formalizar contratações; elaborar ordem de serviço; dar suporte aos fiscais de contrato; conferir a regularidade processual; elaborar e emitir Termo de Referência para cessão de área ou instalação portuária; desenvolver ações de planejamento de curto, médio e longo prazo das receitas de arrendamento  e monitorar os contratos celebrados, avaliar estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira em função de novos investimentos.

Cargo de Analista portuário II – Área: financeira e auditoria interna

  • Processar os registros contábeis/tributários, garantindo sua
    conformidade com a legislação e as normas pertinentes e vigentes; efetuar a análise e conciliação das contas e o cumprimento dos prazos legais das obrigações acessórias e prestar suporte aos clientes internos e externos no que tange ao cumprimento das legislações contábeis e tributárias; analisar e executar as rotinas de movimentações e controles financeiros com movimentações de pagamentos, aplicações financeiras, fundo fixo, análise de boletins de navios e armazenamento para aplicação de tabela de tarifas e faturamento, ações de cobrança, análise de credito/risco e emissão de relatórios de controle por meio de procedimentos
    e práticas homologadas;

Cargo de Analista portuário II – Área: planejamento e controle

  • Prestar assistência ao processo de manutenção do sistema de Gestão da Qualidade e Produtividade, aplicando as ferramentas apropriadas, assim como monitorando o desempenho; revisar procedimentos que integram o escopo da qualidade com base no Manual da Qualidade da empresa, mantendo a adequação entre o procedimento, normas e práticas determinadas; supervisionar o plano de manutenção para garantir a confiabilidade da infraestrutura e equipamentos.

Cargo de Analista portuário II – Área: tecnologia da informação

  • Prestar suporte técnico aos usuários dos recursos de informática; realizar as manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos de TI; desenvolver Instalação, configuração e manutenção de servidores; planejar, configurar e monitorar redes e equipamentos de comunicação.

Cargo de Analista portuário III – Área: jurídica

  • Atuar como advogado da empresa em qualquer esfera, prestar assessoria jurídica às atividades envolvidas nas operações portuárias e arrendamentos, regulação portuária  e aquaviária, representação aos órgãos reguladores da atividade; participar de audiências; acompanhar processos junto aos Tribunais.

Cargo de Especialista portuário – Área: arquitetura

  • Elaborar e liberar medições; desenvolver as atividades de elaboração de projetos conceitual, básico e executivo de arquitetura e seus complementos; acompanhar e monitorar os projetos de arquitetura/engenharia; elaborar orçamento de obras e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.

Cargo de Especialista portuário – Área: engenharia civil

  • Atuar na fiscalização, implantação e controle de obras; elaborar e monitorar o planejamento de obras; elaborar e liberar medições; desenvolver as atividades de elaboração de projetos conceitual, básico e executivo de Engenharia e seus complementares; acompanhar e monitorar os projetos de engenharia; elaborar orçamento de obras e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.

Cargo de Especialista portuário – Área: mecânica

  • Fiscalizar e acompanhar as atividades de manutenção mecânica, monitorando a realização das manutenções corretivas e preventivas; atuar no planejamento, fiscalização,
    implantação e controle de serviços de manutenção; elaborar e liberar medições; desenvolver as atividades de elaboração de projetos conceitual, básico e executivo de manutenção mecânica e seus complementos; elaborar orçamento de serviços de manutenção e realizar outras atribuições correlatas ao cargo.

Cargo de Assistente portuário – Área: administrativa

  • Executar, acompanhar, auxiliar, protocolar e digitar trabalhos que envolvam procedimentos da área de atuação; arquivar documentos em geral; controlar materiais de expediente; atender fornecedores e clientes internos e externos; organizar e controlar processos, bem como outras atribuições afins e correlatas ao cargo de Assistente Administrativo.

A jornada de trabalho para todos é de 40 horas semanais, podendo ser de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso, de acordo com a necessidade da Empresa.

Último concurso

Em 2018 foi realizado o último concurso da Empresa Maranhense de Administração Portuária, organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.

O certame ofertou 42 vagas para os seguintes cargos:

  • Analista Portuário II – Área: Administrativa – 9 vagas;
  • Analista Portuário I – Área: Enfermagem – 1 vaga;
  • Analista Portuário II – Área: Comunicação – 1 vaga;
  • Analista Portuário II – Área: Contratos – 4 vagas;
  • Analista Portuário II – Área: Financeira e Auditoria Interna – 6 vagas;
  • Analista Portuário II – Área:Planejamento e Controle – 4 vagas;
  • Analista Portuário II – Área: Tecnologia da Informação – 2 vagas;
  • Analista Portuário III – Área: Jurídica – 1 vaga;
  • Especialista Portuário  – Área: Arquitetura – 1 vaga;
  • Especialista Portuário  – Área: Engenharia Civil – 3 vagas;
  • Especialista Portuário – Área: Engenharia Mecânica – 1 vaga;
  • Assistente Portuário  – Área: Administrativa – 9 vagas.

Etapas de provas

O concurso público teve duas fases: provas objetivas e prova discursiva.

Prova objetiva

A prova objetiva foi composta de 120 itens. Haverá, ainda, as etapas de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e de perícia médica. O certame foi realizado na cidade de São Luís -MA.

Disciplinas

A prova objetiva foi composta de 120 itens que versaram sobre as seguintes áreas de conhecimento:

  • Conhecimentos Básicos – 50 itens; e
  • Conhecimentos Específicos – 70 itens.

Estrutura

A prova objetiva foi composta de 120 itens. O candidato precisou respeitar os comandos das questões e julgar certo ou errado, de acordo com o comando a que se refere o item.

Prova discursiva

A prova discursiva, para todos os cargos, valeu até um total de 40,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema da atualidade. A prova discursiva avaliou o conteúdo – conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato precisou produzir, com base em temas formulados pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.

A Reinvenção.2021. Faça parte do futuro. Deixe o velho para trás.

Vem aí a nova Assinatura Ilimitada 6.0. Faça parte do maior movimento de aprovação do Brasil!

Por poucas horas, o MENOR PREÇO de nossa história para ter acesso às ferramentas que você só encontra no Gran Cursos Online!

Vamos reinventar o mundo dos concursos mais uma vez!

No dia 4 de janeiroàs 9h44, anunciaremos inovações inacreditáveis, além de promoções e sorteios incríveis. Será épico! Garanta agora sua participação preenchendo o formulário abaixo:

Curso Gratuito Imparável 2020

Você é imparável? Tem o desejo de vencer todas as dificuldades e realizar seus sonhos ? Possui disciplina e dedicação para estudar e alcançar seus objetivos? Se sim, então este curso é para você!

A nossa equipe de especialistas em concursos públicos organizou um material focado nas principais disciplinas e conteúdos cobrados nos concursos de todo o país! O melhor de tudo isso é que estamos disponibilizando de forma gratuita todo esse conteúdo! Então você não tem motivos para deixar essa oportunidade passar. A sua aprovação só depende de você e estamos aqui para te ajudar nessa jornada! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável 2020!

Conte com o Gran Cursos Online para conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos! Venha fazer parte do preparatório para concursos públicos que muda vidas!

Clique AQUI e comece a mudar de vida!

 

Resumo do concurso EMAP MA

Concurso Empresa Maranhense de Administração (concurso EMAP MA)
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE
Cargos a definir
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras a definir
Lotação a definir
Número de vagas a definir
Remuneração R$ 2.500 a R$ 8.586,00 (de acordo com o último edital)
Situação Banca definida
Previsão para publicação do edital 2020
Link do último edital Clique aqui para ver o edital 

Principais de Maranhão

6 Comentários

6 Comentários

  1. Avatar

    DANIEL

    31/03/2018 09:12em09:12

    B dia!

    Solicito informações sobre preço de apostila para o concurso de especialista portuário, cargo 10.

    Att.

    Daniel Nojosa
    98 98804 6730

  2. Avatar

    Apostila EMAP

    31/03/2018 23:42em23:42

    Super recomendo os cursos do Gran para o Concurso EMAP ja acompanha apostila emap
    ótimos material

    • Avatar

      Manoel Eduardo Costa Pinheiro

      29/01/2020 16:01em16:01

      quando vair sair a data do concurso da EMAPE deste ano 2020 ?

  3. Avatar

    MOISÉS COSTA DE BRITO

    02/04/2018 00:19em00:19

    Gostaria de informações sobre o preço da apostila para o concurso de especialista portuário cargo 06 .

  4. Avatar

    Marcielle Rocha Pinheiro Silva

    05/04/2018 14:37em14:37

    gostaria de saber se vcs tem apostila a vendas para o nivel medio concurso emap

  5. Avatar

    Herbert carlos

    05/01/2020 07:03em07:03

    Bom dia, gostaria de uma apostila pra guarda portuário.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo