Concurso FCP aguarda autorização. Veja!

Concurso FCP foi SOLICITADO ao Ministério da Economia e aguarda autorização para provimento de 117 cargos. Saiba mais!

Avatar


23 de maio6 min. de leitura

Novidades sobre o concurso FCP! A Fundação Cultural Palmares está no aguardo da autorização do Ministério da Economia para realizar um novo certame.

Em resposta exclusiva ao Gran, a Fundação afirmou que a proposta enviada ao ME visa a criação de 115 cargos e a autorização para realização do novo concurso FCP para o provimento de 117 cargos.

Outro fato importante é que o estudo de viabilidade para a realização do concurso público foi realizado neste ano (2022), conforme processo nº 01420.100993/2022-54.

Veja abaixo o índice com informações sobre o concurso FCP:

Concurso FCP: Situação atual

Histórico do concurso:

  • Solicitado ao Ministério da Economia: primeiro semestre de 2022

Concurso FCP: Remuneração e benefícios

Auxílios recebidos:

Ainda não foram divulgadas as remunerações a serem oferecidas no novo concurso público solicitado ao Ministério da Economia. No entanto, sabe-se que os benefícios ofertados aos servidores são:

  • Auxílio-Alimentação
  • Auxílio-Transporte
  • Assistência Pré-escolar
  • Salário-Família
  • Auxílio Funeral
  • Auxílio Natalidade
  • Benefício de Assistência Médica Hospitalar e Odontológica

Volte ao topo

Concurso FCP: Cargos e vagas

Administração e Planejamento
Vagas: 56 solicitadas
Jornada de trabalho: 40 horas semanais
Requisitos: Diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração ou Economia ou Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação e respectivo registro no órgão de classe.
Atribuições: Planejar, organizar, controlar e assessorar a elaboração, execução e avaliação de planos, projetos e ações da Fundação
Cultural Palmares; Atuar nas áreas de material, patrimônio, serviços, planejamento, orçamento, finanças, contabilidade, controle interno, correição, técnologia da informação e comunicação, engenharia, arquitetura, acompanhamento de ações, gestão de pessoas, modernização administrativa e logística; Elaborar estudos e pesquisas, projetos básicos, termos de referência e projetos executivos; Colaborar na coordenação e execução do Planejamento estratégico, na elaboração do Plano Plurianual, do Plano Anual, bem como na elaboração e execução do Orçamento Anual; Planejar e coordenar a execução das ações relativas à gestão contábil e financeira, bem como de administração patrimonial e compras e serviços gerais; Elaborar demonstrativo da execução orçamentária; Elaborar a programação financeira, repassar e controlar a execução financeira, sob supervisão; Acompanhar e controlar as contas bancárias e limites de saques por fonte, sob supervisão; Efetuar conciliações bancárias; Promover análises e depuração dos saldos de contas em consonância com o Plano de Contas da União; Analisar prestação de contas. Conciliar contas financeiras e patrimoniais; Participar de processos de tomada de tomadas de contas especiais; Elaborar balancetes e balanços contábeis; Instruir processos de prestação de contas anual. Analisar processos administrativos referentes a concessão de diárias e suprimentos de fundos; Analisar as contas do almoxarifado; Efetuar pagamentos e operações contábeis sob supervisão; Realizar estudos estatísticos sobre os resultados alcançados com a execução das políticas de cultura; Colaborar no desenvolvimento de indicadores culturais; Realizar aplicações práticas da estatística nas diferentes áreas de atuação da instituição; Colaborar no desenvolvimento de estudos sobre assuntos de cultura; Participar da elaboração e execução de políticas e diretrizes normas técnicas e procedimentos nas áreas da administração, patrimônio, compras e serviços gerais; e Executar outras tarefas semelhantes.

Pesquisador
Vagas: 30 solicitadas
Jornada de trabalho: A definir
Requisitos: A definir
Atribuições: Colaborar na elaboração do planejamento das atividades de criação, promoção e divulgação de serviços, de produtos e de eventos culturais. Colaborar na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e na produção de textos técnicos e científicos com
fins editoriais. Articular a cooperação entre as diversas áreas do conhecimento e instituições de ensino e pesquisa. Planejar, coordenar e executar ações relativas a projetos de identificação, proteção, conservação do patrimônio material e imaterial. Realizar estudos e pesquisas orientados a preservação do patrimônio. Emitir pareceres sobre projetos culturais. Colaborar na formulação de projetos de inclusão social na área de cultura. Monitorar e avaliar a execução de Projetos de Cultura. Desenvolver ações de capacitação e treinamento para o exercício de atividades culturais; e Executar outras tarefas semelhantes.

Documentação
Vagas: 16 solicitadas
Jornada de trabalho: 40 horas semanais
Requisitos: Diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior nas áreas de Ciências Humanas ou Sociais, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.
Atribuições: Colaborar na elaboração do Planejamento das atividades de arquivo e documentação; Executar as atividades de classificação, registro, guarda e conservação de acervos documentais; Colaborar no desenvolvimento de sistemas de catalogação dos acervos documentais; Zelar pelo armazenamento e recuperação de documentos; Operar os sistemas de controle e circulação de documentos; Colaborar no planejamento e organização do serviço de documentação e arquivo; Colaborar no desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes; Executar os serviços de manutenção e organização do espaço físico e do acervo; Executar atividades de análise, descrição e identificação de documentos; Orientar os usuários no tratamento e uso do acervo documental; Colaborar na elaboração de planos de trabalhos; Atuar na equipe de elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa e documentação; Promover ações relativas aos interesses de pesquisa e documentação da Instituição e da cultura negra; Desenvolver ou adaptar, instrumentos apropriados para a recuperação e disseminação da informação mantida pela Instituição; Colaborar no desenvolvimento de sistemas de informação documental; Realizar as atividades de levantamentos bibliográficos, arquivísticos e documentais; Promover ações relativas ao serviço de referência e difusão da informação; Efetuar diagnóstico de estado de conservação de acervos documentais; e outras tarefas semelhantes.

Comunicação e Divulgação Cultural
Vagas: 9 solicitadas
Jornada de trabalho: 40 horas semanais
Requisitos: Diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.
Atribuições: Planejar, coordenar e executar ações relativas à área de comunicação social, coletando, redigindo, editando, divulgando noticias, informações e mensagens de interesse institucional. Planejar, coordenar e executar ações de produção, organização e divulgação de eventos. Pesquisar, promover, e difundir qualquer evento de interesse da instituição. Coletar matérias jornalísticas na área de cultura. Redigir textos sobre cultura e divulgar as noticias. Colaborar na divulgação interna e externa de noticias, informações e mensagens de interesse do órgão. Preparar material para divulgação na mídia. Realizar revisão de texto. Criar e organizar campanhas de divulgação de eventos e projetos e desenvolver planos de mídia. Criar, desenvolver e acompanhar projetos gráficos, projetos de sinalização de espaços arquitetônicos e implementação de páginas da web; e Executar pesquisa, redação e edição de relatórios de atividades. Produzir material de comunicação interna. Executar outras tarefas semelhantes.

Agente Administrativo
Vagas: 4 solicitadas
Jornada de trabalho: A definir
Requisitos: A definir
Atribuições: Executar, sob supervisão, tarefas relativas à gestão administrativa das unidades da FCP; Colaborar no apoio logístico necessário para o funcionamento das unidades do FCP; Executar, sob supervisão, tarefas de natureza administrativa; e Executar outras tarefas afins sob supervisão.

Cargos vagos

Atualmente encontram-se 2 cargos vagos na área de Administração e Planejamento.

Volte ao topo

Concurso FCP: Último concurso

O último concurso FCP teve seu edital publicado em 2013 e ofertou 11 vagas de níveis médio e superior para os cargos de Operacional Administrativo, Administração e Planejamento, Comunicação e Divulgação Cultural, Documentação e Técnico I com jornada de trabalho de 40 horas semanais e uma remuneração que variou de R$2.570,02 a R$3.980,62 mais benefícios.

Na época, a banca organizadora do concurso público foi a Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração.

Nomeações

Houveram 11 nomeações, sendo: 04 vagas para o cargo efetivo de Administração e Planejamento, 02 vagas para o cargo efetivo de Comunicação e Divulgação Cultural, 01 vaga para o cargo efetivo de Documentação, 01 vaga para o cargo efetivo de Técnico I e 03 vagas para o cargo efetivo de Operacional Administrativo.

Volte ao topo

Concurso FCP: Conheça as Etapas de Prova

O último concurso foi composto por provas objetivas e discursivas.

Prova objetiva do Concurso FCP

As provas foram realizadas em Brasília. A aplicação das provas Objetivas e Discursivas ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2014.

Disciplinas

Cargos de nível médio 

  • Língua Portuguesa: 20 questões
  • Raciocínio Lógico: 10 questões
  • Noções de Informática: 10 questões
  • Conhecimentos Gerais: 20 questões
  • Discursiva: Valorização, promoção e proteção da Cultura Negra brasileira

Cargos de nível superior 

  • Língua Portuguesa: 15 questões
  • Noções de Administração Pública, políticas culturais e legislação: 25 questões
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões
  • Discursiva: Valorização, promoção e proteção da Cultura Negra brasileira

Estrutura da prova

As provas objetivas constaram de questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, tiveram uma única resposta correta.

Volte ao topo

Motivos para fazer o Concurso FCP

Ingresso na carreira pública, bons salários, estabilidade financeira, benefícios, além do concurso prevê o provimento de mais de 100 vagas.

Volte ao topo

 

Se prepare com o Gran: Assinatura Ilimitada 8.0

Alô, concurseiros! Os concursos em 2023 vem com tudo e o Gran oferece toda a estrutura necessária para a sua aprovação. Aproveite os nossos downloads ilimitados das aulas e dos PDFs, fórum de dúvidas, mapas mentais e outras ferramentas incríveis que continuam disponíveis.

A grande novidade é que a Assinatura Ilimitada 8.0 ganhou um upgrade! Acompanhe:

Programa de Estudos: funcionalidade Premium do Gran Questões que traz o conteúdo programático do edital verticalizado: ele exibe a lista com todos os assuntos e com todas as disciplinas de cada cargo do edital publicado.
App Mobile 5.0: melhor e mais completa plataforma para concursos públicos e Exame de Ordem do país! Nele, o aluno pode acessar um moderno ambiente de estudos e diversas funcionalidades que vão acelerar a sua aprovação.
Termômetro de relevância: é uma funcionalidade que visa melhorar o desempenho do aluno ao estudar com um curso do Gran. Nessa funcionalidade, consideramos a relevância das disciplinas no edital. Assim, o aluno aumentaria o foco e qualidade nos estudos.
PDF Turbinado: é uma funcionalidade exclusiva para assinantes ilimitados. Trata-se de uma evolução significativa em um dos materiais autossuficientes mais utilizados pelos alunos. Cerca de 20% dos nossos alunos estudam, preferencialmente, por meio dos livros digitais / audiolivros.
Dashboard de performance: Essa funcionalidade irá centralizar as informações do atual monitor de desempenho de curso do Gran Cursos Online, do desempenho geral de questões do Gran Questões e das estatísticas dos ciclos de estudo do Gerenciador de Estudos.
Recomendação de cursos + dá pra conciliar 2.0: ambos terão um incremento na assertividade, ou seja, os modelos de ML ficaram mais inteligentes, a partir do processo de entendimento e estruturação dos dados do sistema de questões, que foram adicionados ao modelo
Acessibilidade: funcionalidades mais usadas da plataforma de estudos em conformidade com as diretrizes de acessibilidade do WCAG v3.0. Player de videoaula, visualizador dos pdfs, player dos audiolivros, resolução de questões e a criação de ciclo de estudos no Gran Gerenciador de Estudos.

VEJA AQUI a Assinatura Ilimitada 8.0

Resumo do Concurso FCP

Concurso FCP Fundação Cultural Palmares – FCP
Situação atual Solicitado 
Banca organizadora A definir
Cargos Administração e Planejamento, Pesquisador, Documentação, Comunicação e Divulgação Cultural, e Agente Administrativo
Escolaridade A definir
Carreiras Administrativas
Lotação Brasília
Número de vagas 117 vagas
Remuneração A definir
Clique aqui para fazer o download do último edital do concurso FCP

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de maio6 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

solicitado