Concurso IME Oficiais: edital 2025 oferta 39 vagas, veja!

Concurso IME Oficiais: edital 2025 está publicado! Oferta de 39 vagas. Veja!

Por
8 min. de leitura

Atenção, concurseiro! Foi publicado o edital do concurso IME Oficiais! O Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Instituto Militar de Engenharia está oferecendo 39 vagas para diversas engenharias.

Clique AQUI e confira todos os detalhes sobre o edital IME Oficiais 2025!

Veja abaixo o índice com informações sobre o Concurso IME Oficiais:

Concurso IME Oficiais: sobre a Escola Militar

O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica, tendo como finalidade precípua formar recursos humanos para atender às necessidades do Exército Brasileiro.

Nele são ministrados cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.

Concurso IME Oficiais: remuneração e benefícios

Os aprovados no concurso IME Oficiais são considerados Primeiro Tenente e recebem o soldo básico de R$ 8.245,00 durante o curso de formação, mais adicionais militares que totalizam uma remuneração inicial de R$ 13.570,05.

Concurso IME Oficiais: cargos e vagas

O concurso IME Oficiais visa compôr o quadro de profissionais Engenheiros. Os aprovados entram como primeiro-tendente e podem ser formados em diversas especialidades da engenharia. Veja abaixo os cargos e vagas oferecidos no edital atual:

Para ampla concorrência serão:
02 (duas) vagas para o cargo de Engenheiro Cartográfico,
06 (seis) vagas para o cargo de Engenheiro de Computação,
05(cinco) vagas para o cargo de Engenheiro de Comunicações,
05 (cinco) vagas para o cargo de Engenheiro Eletrônico,
02 (duas) vagas para o cargo de Engenheiro Eletricista,
07 (sete) vagas para o cargo de Engenheiro de Fortificação e Construção
(Engenharia Civil),
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro de Materiais,
02 (duas) vagas para o cargo de Engenheiro Mecânico,
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro Químico,
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro de Produção e
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro Aeronáutico.

Para as vagas reservadas aos candidatos negros serão:
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro de Computação,
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro de Comunicações,
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro Eletrônico,
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro Eletricista
02 (duas) vagas para o cargo de Engenheiro de Fortificação e Construção (Engenharia Civil).

Concurso IME Oficiais: carreira

Enquanto matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o candidato ao QEM é considerado, para fins de curso, como primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe.

Ao término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior ocorrerá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo chegar até ao posto de General de Divisão.

Ao término do curso, será nomeado(a) oficial da ativa do QEM e terá pela frente toda a carreira a seguir no Exército, passando gradativamente pelos postos de Primeiro-Tenente, Capitão e, se cursar a Escola de Aperfeiçoamento, Major, Tenente-Coronel e Coronel. Dependendo do seu aperfeiçoamento e desempenho profissional, poderá chegar até ao posto de General-de-Divisão.

Concurso IME Oficiais: formas de ingresso

O concurso IME tem edital publicado todos os anos. Este ano de 2024 está oferecendo 39 vagas para diversas especialidades de engenharia.

Requisitos para ingresso

I – ser brasileiro nato;

II – ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino;

III – ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, de acordo com a legislação federal vigente, em área de engenharia objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão;

IV – ter, no máximo, 26 anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula (ano seguinte ao do concurso)

V – estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral, quando aplicável;

VI – se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido ex officio por ter sido declarado indigno para o oficialato ou por ser com ele incompatível; não ter sido excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação;

VII – não apresentar tatuagens que façam alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, a violências, a crimes, a ideias ou atos libidinosos, a discriminações ou a preconceito de raça, de credo, de sexo ou de origem ou, ainda, a ideias ou a atos ofensivos às Forças Armadas;

VIII – não estar na condição de réu em ação penal;

IX – não ter sido, nos últimos cinco anos na forma da legislação vigente:

a) responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, no qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou

b) condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena;

X – se militar da ativa de Força Armada ou de Forças Auxiliares, estar classificado, nos termos do Regulamento Disciplinar do Exército, no mínimo, no comportamento “bom” ou equivalente da Força específica;

XI – possuir idoneidade moral, a ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa do candidato.

XII – ter altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima de 1,55 m;

XIII – não ter sido julgado em inspeção de saúde Incapaz definitivamente para o Serviço do Exército, Marinha ou Aeronáutica ou das Forças Auxiliares;

XIV – pagar a taxa de inscrição, se não estiver dela dispensado, em virtude de legislação federal.

Concurso IME Oficiais: etapas de avaliação

O Curso de Admissão tem a finalidade de selecionar para a matrícula os candidatos de melhor capacitação técnico-profissional, potencial intelectual e que atendam aos requisitos físicos e de saúde. Veja as etapas:

Exame Intelectual

O Exame Intelectual será eliminatório e classificatório sendo composto de três provas escritas que compreenderão questões sobre assuntos constantes logo abaixo:

I – uma prova de conhecimentos específicos, peculiares a cada especialidade de Engenharia.

II – uma prova (com questões objetivas e redação) de PORTUGUÊS, comum a todas as especialidades de Engenharia; e

III – uma prova (com questões objetivas) de INGLÊS, comum a todas as especialidades de Engenharia;

Disciplinas e Conteúdo Programático

I – PORTUGUÊS:

a. Tópicos gramaticais e tópicos da literatura brasileira, bem como interpretação e correção gramatical de textos.

1) Os tópicos gramaticais envolverão problemas relacionados aos padrões exigidos pela gramática normativa: ortografia, acentuação gráfica, pontuação, classes das palavras, flexão nominal e verbal, sintaxe de regência, de colocação e de concordância, formação e estrutura de palavra, estrutura da frase em língua portuguesa (termos da oração, período composto por coordenação e subordinação), recursos estilísticos, sinonímia, polissemia, denotação, conotação, e tipologia textual: narração, descrição e dissertação.

2) A prova poderá apresentar textos de diversos períodos literários, assim como jornalísticos, científicos e culturais. Os conteúdos, assim como as características dos diversos tipos de linguagem, serão utilizados livremente.

b. Texto argumentativo-dissertativo sobre tema proposto, defendendo uma tese apoiada em argumentos. Os critérios de correção se relacionam com as competências e habilidades desenvolvidas na Educação Básica, tais como coerência, coesão, consistência, correção gramatical, avaliando o emprego adequado de recursos linguísticos e discursivos próprios da norma padrão da língua portuguesa.

II – INGLÊS:

1. Tradução para o Português de textos em Inglês.

2. Interpretação de textos em Inglês.

3. Itens de gramática e vocabulário da Língua Inglesa.

4. Conhecimentos específicos por especialidade

Inspeção de Saúde

A Inspeção de Saúde (IS) dos candidatos selecionados será procedida por Junta de Inspeção de Saúde Especial (JISE), que funcionará no IME, Rio de Janeiro-RJ.

O candidato convocado deverá apresentar, obrigatoriamente, sua caderneta de vacinação e os laudos dos exames complementares a seguir relacionados, com os respectivos resultados:

I – hemograma completo;

II – glicemia em jejum;

III – ureia/creatinina;

IV – tipo de sangue ABO RH;

V – coagulograma (TAP, PTT, INR);

VI – sorologias para sífilis (VDRL);

VII – Anti HIV;

VIII – Colesterol total e frações, triglicerídeo, ácido úrico;

IX – EAS e EPF;

X – Eletrocardiograma (ECG);

XI – Exame Ginecológico – Colpocitologia;

XII – bHCG (somente para o sexo feminino) / TIG;

XIII – audiometria (tonal, com laudo);

XIV – provas de função hepática (TGO, TGP, GGT, FA, BbT e frações, Proteínas totais e frações);

XV – radiografia panorâmica das arcadas dentárias (com laudo);

XVI – exame oftalmológico (com laudo, incluindo: acuidade visual com e sem correção, Biomicroscopia, Fundoscopia, tonometria, Motilidade ocular extrínseca, teste de Ishiara);

XVII – radiografia dos campos pleuro-pulmonares (com laudo);

XVIII – radiografia de coluna cervical, torácica e lombar com laudo (contendo os ângulos de Cobb para cifose e escoliose e Ferguson para lordose);

XIX – exame de detecção de Doença de Chagas, utilizando um dos métodos a seguir: hemoaglutinação; imunofluorescência; ELISA (ou imunoensaio enzimático); ou reação de Machado-Guerreiro;
XX – sorologia para hepatite B (contendo, no mínimo, HBsAg e Anti-HBc) e hepatite C;

XXI – eletroencefalograma (com laudo);

XXII – teste ergométrico (com laudo); e

XXIII – exame toxicológico, baseado em matriz biológica (queratina, cabelo ou pelo) com janela de detecção mínima de 90 (noventa) dias (com laudo). As drogas a serem pesquisadas serão, no mínimo, maconha e derivados; cocaína e derivados – incluindo crack e merla; anfetaminas; metanfetaminas; ecstasy (MDMA e MDA); opiáceos incluindo morfina, codeína, 6-acetilmorfina (heroína), oxicodine; hidromorfina, hidrocona.

Exame de Aptidão Física

No dia do exame, o candidato deverá portar, em uma bolsa, traje esportivo: camiseta, calção ou bermuda e tênis, apropriados para a atividade.

Durante a realização do EAF, será permitido ao candidato executar até duas tentativas para cada uma das tarefas, sendo a segunda tentativa no dia posterior ao da execução da primeira.

Avaliação Psicológica

O Exame Psicológico (EP) funcionará da seguinte forma:

I – o candidato deverá comparecer ao local designado munido do seu documento de identidade e CPF e de caneta esferográfica de tinta preta;

II – o candidato deverá comparecer ao local do EP em trajes compatíveis com a atividade, não podendo o candidato adentrar aos locais de provas com gorros, chapéus, bonés, viseiras ou similares, lenços de cabelo, cachecóis, piercings e/ou brincos nos pavilhões auditivos, bolsas, mochilas, livros, impressos, anotações, cadernos, folhas avulsas de qualquer tipo e/ou anotações, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphone, aparelhos radiotransmissores, receptores de mensagens, gravadores, tablets, smartwatches, relógios digitais multifuncionais, relógios inteligentes ou outros instrumentos sobre os quais sejam levantadas dúvidas quanto à possibilidade de recebimento, transmissão ou armazenamento de informações de qualquer natureza;

III – é permitido ao candidato conduzir até o local de prova, após verificadas pelos membros da CAP, bebidas não alcoólicas e alimentos para consumo, desde que acondicionados em saco plástico totalmente transparente e poderão ser consumidos fora do local de realização prova, tendo em vista que os cadernos de aplicação do EP não poderão guardar qualquer resquício de alimentos ou bebidas;

IV – durante a realização do EP, não será admitida nenhuma consulta ou comunicação entre os candidatos, ou comunicação destes com pessoas não autorizadas;

V – o EP somente será realizado nas dependências designadas anteriormente para essa atividade;

VI – não será permitido qualquer tipo de auxílio externo ao candidato para a realização do EP, mesmo no caso de o candidato estar impossibilitado de escrever;

VII – o candidato só poderá ser submetido uma vez ao EP; e

VIII – o EP será expresso pelo conceito “APTO” ou “INAPTO”.

Comprovação Heteroidentificação

A fase de heteroidentificação é destinada apenas aos candidatos que se autodeclararam negros. Para isso, o candidato deverá assim se autodeclarar, no momento da inscrição no CA, de acordo com os critérios de raça e cor utilizados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Serão consideradas as características fenotípicas do candidato ao momento da realização do PH.

Não serão considerados, para os fins do caput, quaisquer registros ou documentos pretéritos eventualmente apresentados, inclusive imagem e certidões referentes a confirmação em PH realizados em processos seletivos e concursos públicos federais, estaduais, distritais e municipais.

Concurso IME Oficiais: sobre o curso de formação

Após passar pelas fases de seleção, os aprovados farão o Período de Adaptação. Fase não curricular do CFrm, durante a qual os candidatos se concentram no IME em período integral, no regime de internato, a fim de que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira, recebem instruções iniciais sobre a doutrina militar e sobre o Curso e são submetidos a atividades compatíveis com a rotina militar, razão pela qual devem manter a higidez física exigida para o CFrm.

O Curso de Formação de Oficiais da Ativa do QEM – CFrm, é realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro, destina-se aos candidatos diplomados e concludentes de graduação em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, em área de Engenharia objeto do Concurso, que desejam seguir a carreira militar.

Informações básicas

  • Tempo de curso de formação: 1 ano
  • Local do curso de formação: Instituto Militar de Engenharia localiza-se na cidade do Rio de Janeiro
  • Lotação após o curso de formação: a escolha do local para servir dar-se-á pela classificação final
    do curso
  • Regime do Curso de Formação: internato

Concurso IME Oficiais: editais anteriores

Trazer por meio de tabela as informações dos últimos editais.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

 


Por
8 min. de leitura