Concurso Imesc MA: previsto no PLOA 2024! Veja

Concurso Imesc MA nunca realizou uma seleção desde a sua criação, em 2006

Avatar


29 de setembro3 min. de leitura

Atenção, concurseiros. Desde 2018, o concurso Imesc MA efetuou a contratação da Fundação Carlos Chagas para a realização do seu próximo certame, porém, a validade do contrato entre banca e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos era de apenas um ano.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 prevê a realização do certame. A intenção do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão é realizar uma seleção para 25 vagas.

O concurso foi autorizado em 2017 pelo governador Flávio Dino. Este será o primeiro concurso público do órgão desde a sua criação, em 2006.

Veja abaixo o índice com informações sobre o Concurso Imesc MA:

Concurso Imesc MA: Situação atual

Concurso Imesc MA: Remuneração e benefícios

A previsão de remuneração para o cargo de Pesquisador, Grupo Administração Geral do quadro de pessoal do Poder Executivo, em diversas áreas de conhecimento é de R$ 3.890,00.

Além disso, a Lei ordinária estadual nº 9.040, de 8 de outubro de 2009 dispõe, entre outras coisas, sobre a instituição do Adicional de Qualificação – AQ, de caráter permanente, destinado aos servidores do Grupo Atividades de Nível Superior portadores de diplomas ou certificados de cursos de pós-graduação, em sentido amplo ou estrito (art. 8º).

O Adicional de Qualificação – AQ incidirá sobre o vencimento-base do servidor, da seguinte forma:

I – 20% (vinte por cento), em se tratando de título de doutor;

II – 15% (quinze por cento), em se tratando de título de mestre;

III – 10% (dez por cento), em se tratando de certificado de especialização.

Outra possibilidade de acréscimo ao vencimento é a Progressão por Qualificação Profissional que acontecerá mediante a obtenção, pelo servidor, de diploma em curso de graduação, pós-graduação e cursos em áreas correlatas ao exercício do cargo ocupado, adquiridos posteriormente ao seu ingresso no cargo que ocupa, e desde que não constituam requisito para o ingresso no cargo, podendo ser concedidas até duas referências vencimentais, imediatamente superiores a que se encontra o servidor, independente de classe, dentro do mesmo cargo, conforme critérios a serem definidos em regulamento (§1º, art. 22).

Cumpre destacar-se que a Progressão por Qualificação Profissional não se aplica às carreiras beneficiadas pelo Adicional de Qualificação instituído pela Lei nº 9.040, de 08 de outubro de 2009, e pela Lei nº 9.492, de 10 de novembro de 2011 (art. 23).

Dessa forma, para os cargos de provimento efetivo de Pesquisador, pertencente à carreira “Estudos Socioeconômicos e Cartográficos”, Subgrupo Nível Superior, a qualificação profissional pode ensejar ou o recebimento do Adicional de Qualificação ou a possibilidade de Progressão por Qualificação Profissional. Já para o cargo de provimento efetivo de Técnico em Pesquisa, pertencente à carreira “Apoio Técnico aos Estudos Socioeconômicos e Cartográficos”, a qualificação profissional pode ensejar apenas a possibilidade de Progressão por Qualificação Profissional.

Concurso Imesc MA: Cargos e vagas

As vagas anteriormente autorizadas destinavam-se ao provimento para o cargo de Pesquisador, Grupo Administração Geral do quadro de pessoal do Poder Executivo, em diversas áreas de conhecimento.

Os cargos que integram o quadro permanente do IMESC foram criados por meio da Lei nº 9.522, de 20 de dezembro de 2011, publicada na mesma data, no Diário Oficial do Estado do Maranhão, Edição nº 244, Caderno Poder Executivo, quais sejam, 10 (dez) cargos de Pesquisador, 10 (dez) cargos de Assistente de Pesquisa e 20 (vinte) cargos de Técnico de Pesquisa.

Ocorre que com a publicação do Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual – PGCE, Lei nº 9.664, de 17 de julho de 2012, publicada na mesma data, no Diário Oficial do Estado do Maranhão, Edição nº 130, Suplemento do Caderno Poder Executivo, houve alterações no quadro permanente do Instituto, mantendo-se os cargos de provimento efetivo de Pesquisador, pertencente à carreira “Estudos Socioeconômicos e Cartográficos”, Subgrupo Nível Superior, e de Técnico em Pesquisa, pertencente à carreira “Apoio Técnico aos Estudos Socioeconômicos e Cartográficos”, e extinguindo-se o cargo de Assistente de Pesquisa, Subgrupo Apoio Técnico.

Concurso Imesc MA: requisitos

De acordo com a Lei nº 9.664, de 17 de julho de 2012, os requisitos para o cargo de Pesquisador são cursos de Graduação em algumas das seguintes áreas: Economia, Ciências, Sociais, Serviço Social, Geografia, Biologia, História, Administração, Relações Internacional, Letras, Direito, Matemática, Contabilidade, Estatística, Biblioteconomia, Comunicação Social, Ciência da Computação, Análise de Sistema, Tecnologia da Informação.

Concurso Imesc MA: Último concurso

Este será o primeiro concurso IMESC MA após sua criação em 2006.

Concurso Imesc MA: sobre a autarquia

A autarquia, ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), tem como missão institucional monitorar e dar suporte ao planejamento das políticas públicas governamentais, avaliar o cenário econômico maranhense, promover trabalhos técnicos para definição de limites municipais, dentre outras atribuições.

A autarquia foi criada com este nome em 2006, através da Lei 8.561. Entretanto, IMESC possui um histórico que remonta ao século XIX, quando a Biblioteca Pública do Estado perdeu sua Repartição de Estatística. Desde então, passou a ter várias oito denominações diferentes até a publicação da lei, em 28 de dezembro.

Após isto, foi reinstituída a pesquisa aplicada ao planejamento público, tendo desenvolvido dezenas de estudos e pesquisas, a implantação de um Banco de Dados com informações socioeconômicas e cartográficas sobre a realidade maranhense. Além de produzir estudos e pesquisas, também coordena políticas públicas concretas como a regionalização, a cooperação internacional e a revitalização da bacia hidrográfica de rio Itapecuru.

Concurso Imesc MA: Resumo

Concurso IMESC Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos
Situação previsto
Cargos Pesquisador
Escolaridade nível superior
Carreiras Administrativa
Lotação Maranhão
Número de cargos ofertados 25 vagas previstas no PLOA 2024
Remuneração inicial de R$ 3,8 mil
Último Edital Primeiro concurso a ser realizado pela autarquia

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de setembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

previsto