O que faz a Comissão Organizadora em um concurso público? Veja!

Afinal, o que quer dizer quando um concurso público está com comissão formada? É a mesma coisa que banca definida? Saiba mais detalhes sobre a Comissão Organizadora e as suas responsabilidades dentro de uma nova seleção!

Avatar


19/05/2022 | 20:00 Atualizado há 86 dias

A formação da Comissão Organizadora é o terceiro e penúltimo passo antes da publicação do edital para concurso público. Listada como comissão formada na situação do certame, esse estágio é constantemente confundido com a definição da banca organizadora. E, apesar de estarem relacionadas, são etapas diferentes.

Mas então, qual é a diferença entre comissão formada e banca definida? O que faz uma Comissão Organizadora e como isso influencia os seus estudos para concursos públicos? Continue lendo para saber mais!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Comissão Organizadora: afinal, o que é?

Para que possa atender às necessidades do órgão em questão, um concurso público precisa ser planejado com uma visão interna. E quem melhor para explicitar essas necessidades do que os servidores que trabalham lá? Pois é! Comissão Organizadora é um grupo de servidores públicos apontados para formular o projeto básico e acompanhar todas as demais fases do certame até a sua homologação.

Na prática, isso quer dizer que os membros da Comissão Organizadora serão responsáveis por detalhar os cargos, requisitos, etapas, número de vagas (dentro do quantitativo previamente autorizado) e outras informações essenciais que buscam encontrar o futuro servidor mais adequado para as posições ofertadas. Todas essas informações constituirão o chamado projeto básico, uma espécie de manual de instruções para a formulação do edital de concurso.

Mas não é só isso que os membros de uma comissão formada fazem: eles também ficarão em cargo de quaisquer outras etapas que necessitem de avaliação interna, tais como a Prova Oral, Avaliação de Títulos, Prova de Tribunal e a Entrevista, por exemplo. A Comissão Organizadora de um concurso público pode ainda receber outros nomes, como Comissão Examinadora ou até mesmo Grupo de Trabalho.

Como saber a composição de uma comissão formada?

A composição de uma Comissão Organizadora costuma ser publicada em diferentes Diários Oficiais, de acordo com o âmbito de cada concurso público organizado. Nesta publicação, é comum que seja explicitado o nome de todos os membros, bem como a indicação de presidente e vice-presidente, cargos que ficarão responsáveis por uniformar as opiniões do grupo e realizar as decisões finais.  Uma Comissão Organizadora geralmente é formada por 6 a 8 membros, mas pode variar para mais ou para menos dependendo do tamanho da seleção.

Veja abaixo um exemplo de publicação de comissão formada para o Concurso Senado 2022:

O que faz a Comissão Organizadora em concurso público? Veja!

Comissão formada: Concurso Senado

Como as alterações na Comissão Organizadora afetam o concurseiro?

Depois de formada, a Comissão Organizadora pode sofrer alterações em seus membros por conta de movimentações e processos internos. Essa é a famosa notícia de “Comissão Alterada”. Na prática, isso não afeta tanto a rotina do concurseiro. Por isso, não precisa se preocupar!

Se você vai prestar um concurso público com etapas onde a participação dos membros é mais direta como a Prova de Tribuna e Prova de Tribunal, pode ser uma boa se inteirar dessas notícias para saber mais sobre o perfil dos avaliadores e se preparar de acordo!

Comissão Organizadora formada x Banca Definida: qual é a diferença?

A Comissão Organizadora, como já mencionamos, consiste em um grupo interno de servidores responsáveis por estabelecer diretrizes, auxiliar e acompanhar todas as etapas do concurso público. Então, qual é a necessidade de uma banca organizadora?

Organizar concursos públicos não é uma tarefa simples: é preciso logística para lidar com milhares de candidatos em nível municipal, estadual e até mesmo Federal, com a aplicação de provas até mesmo podendo acontecer em cidades distintas. Muitos órgãos públicos não possuem a estrutura necessária para realizar esse tipo de organização. Daí a necessidade e contratar uma banca organizadora.

A banca organizadora de cada certame (Cebraspe/CESPE, FGV, FCC e IBFC são algumas das mais famosas)  é definida com a participação da Comissão Organizadora de um concurso, por meio de diferentes possíveis processos de Licitação, como: Concorrência, o Pregão Eletrônico e a Dispensa de Licitação. A depender do método empregado, esse processo pode durar de uma semana até cerca de 90 dias.

Deu pra perceber a diferença? Logo, quando sai uma notícia de comissão formada, significa que foi instituído o grupo de servidores responsáveis por supervisionar todas as etapas do concurso público, incluindo a escolha da banca. Já uma situação de banca em definição ou definida, tem a ver com as Instituições que elaborarão o edital e tornarão possíveis as aplicações das fases explicitadas no projeto básico.

Comissão Formada: o que isso quer dizer para os seus estudos?

Um concurso público com comissão formada está avançando cada vez mais rumo à publicação do edital. A Comissão Organizadora só pode ser instituída para uma seleção que apresenta orçamento aprovado e autorização oficial publicada: assim, as chances que o edital seja publicado em breve são muito grandes. Isso porque na solicitação de orçamento, o órgão já fez uma análise prévia de quais cargos e quantas vagas seriam necessárias para atender às demandas internas. Assim, aos servidores da Comissão Organizadora, cabe avaliar e detalhar essas informações, trazendo também outros detalhes essenciais.

Mas pode ser que o seu concurso público “empaque” na situação de comissão formada? Apesar de ser muito pouco provável, sim, isso pode acontecer. Na realidade, um concurso público pode ser interrompido em qualquer etapa. Por isso é tão importante ficar atento às notícias sobre o certame. Na maioria dos casos, quanto mais rápido um processo se move, mais certeira é a previsão de publicação do edital.

O GranXpert Fernando Mesquita afirma que o melhor momento para iniciar os seus estudos é quanto o concurso é autorizado. Para Concursos Federais, o prazo máximo desde a autorização da seleção até a publicação do edital deve ser de, no máximo, 6 meses. Essa obrigatoriedade não precisa ser seguida pelas seleções estaduais e municipais. Todavia, como a previsão de orçamento é anual, a tendência é que os processos aconteçam o mais rápido possível para permitir a sua realização.

Como estudar para um concurso com comissão organizadora formada?

Existem duas situações possíveis neste caso:

  • Você já estava estudando desde antes da notícia de formação da Comissão Organizadora e acompanhou a publicação dessa atualização;
  • Você buscou notícias do concurso público pela primeira vez e a última situação reportada era a de “comissão formada”.

Se você já estava estudando e foi surpreendido com a notícia de uma Comissão Organizadora formada, isso é excelente! Significa que o processo está caminhando rumo à efetiva realização. Nesse caso, você deve seguir com suas rotinas de preparação pré-edital, focadas na construção de uma base forte de conhecimentos.

Se, por outro lado, você já “conheceu” o concurso na situação de comissão formada, vale a pena investigar alguns fatores. São eles:

  • Há quanto tempo a situação está listada como comissão formada?
  • Houve extensão de período de trabalho?
  • Houve alteração de Comissão Organizadora?

No Blog Gran Cursos Online, você encontra o detalhamento de informações em formato de linha de tempo para os progressos da maioria dos concursos públicos. Dessa forma, fica mais fácil investigar a situação do seu certame de escolha.

Caso a Comissão Organizadora tenha sido formada há apenas alguns meses, é um bom sinal para começar a estudar! Agora, caso o processo tenha parado por aí (e já dure por mais de um ano, por exemplo), busque saber mais informações sobre concurso público para ter certeza de que existe uma previsão de realização. No entanto, fique ligado: se o concurso em questão for a sua seleção dos sonhos, vale começar a estudar para ela mesmo que não exista uma previsão imediata. Afinal, é sempre bom estar preparado quando a oportunidade chegar, não é mesmo?

Plano de estudos para concursos com Comissão Organizadora formada

A situação de Comissão Organizadora formada está compreendida no momento de estudos pré-edital. Nesse período você terá mais tempo para construir sua base de conhecimentos, podendo iniciar suas rotinas de estudo devagar: 1 a 2 horas por dia, por exemplo, pode ser mais do que o suficiente.

Apesar da banca examinadora ainda não estar definida na etapa de comissão formada, a principal recomendação para se preparar nesse período é buscar as provas anteriormente realizadas. Ao resolvê-las e analisá-las, você terá uma boa noção de quais são os padrões de cobrança e quais são as matérias preferidas. Lembre-se: apesar do estilo de bancas examinadoras mudar bastante, o órgão continua o mesmo. Dessa forma, mesmo que haja uma grande mudança de Instituição, os editais ainda serão similares.

Quer saber mais sobre os estudos para concurso público no período pré-edital? Então confira uma aula gratuita e exclusiva com o professor Alexandre Meirelles!

Se você preferir, também poderá ler sobre o plano de estudos pré-edital aqui!

Comissão Organizadora formada: estude com o Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Para quem ainda está na etapa de comissão formada e buscando por provas já realizadas, O Gran Cursos Questões disponibiliza um rico acervo gratuito, basta se cadastrar gratuitamente. E tem mais! Na plataforma você ainda encontra simulados inéditos, questões comentadas, ferramentas de análise de desempenho e muito mais!

Faça seu cadastro no Gran Cursos Questões e acesse o acervo de provas passadas! 

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe mais sobre o que é um concurso com Comissão Organizadora formada e o que isso significa para você como concurseiro! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
1

0


Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.