O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS tende a ser um dos principais órgãos durante o período de pandemia de Coronavírus no qual o Brasil passa atualmente. Isso faz com que um novo concurso público para o órgão possa ser aprovado, principalmente pela alta demanda que a autarquia irá passar (Concurso INSS).
O professor de Direito Previdenciário do Gran Cursos Online, Carlos Mendonça, acredita que a importância do INSS será colocada em um outro patamar. “Ao lado do sistema de saúde, o INSS é um dos órgãos mais demandados durante a crise do Coronavírus. Isso acontece porque muitas pessoas, a maioria trabalhadores e trabalhadoras, precisarão se afastar do trabalho por conta de uma incapacidade decorrente desse vírus. A própria autarquia já adotou algumas mudanças, principalmente a dispensa de perícia médica para a concessão de auxílio doença, admitindo inclusive pagar os primeiros 15 dias de incapacidade. Segundo a Lei, essa era uma providência a cargo dos empresários, mas o INSS mudou a sua metodologia e ele próprio vai passar a conceder benefícios”.
De acordo com o professor, a pandemia do Covid-19 pode aumentar a demanda do INSS. Como é um dos órgãos essenciais, pode ser bem visto pela sociedade. “O que acontece agora é que há um destaque muito grande para a proteção social na área de Seguridade, principalmente, de saúde que é o mais evidente, mas também da previdência, da cobertura da incapacidade e a parte assistencial, que também terá um grande incremento agora por conta das pessoas que vão ficar sem renda. Então, eu acredito que depois do Ministério da Saúde, a Previdência Social será um dos órgãos importantes na travessia dessa crise que nós estamos passando. O INSS sairá fortalecido, porque a importância do Instituto vai ser mais do que destacada”.
Desde o dia 16 de março, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde, os serviços e pedidos de benefícios podem ser feitos sem sair de casa através do site Meu INSS ou pela central de atendimento 135. O horário, inclusive, está estendido: de 7h às 22h.
Novo certame
Mas isso pode impactar em um novo concurso para o INSS? Para o professor Carlos Mendonça, sim. “Um ponto positivo de tudo que estamos passando, é que a importância do servidor, a importância de alguns órgãos públicos estão sendo bem evidenciados por conta dessa crise. A gente vê um destaque para alguns setores do serviço público como, claro, da saúde e agora da Previdência, Segurança Pública e etc. Nós vemos que esses são os órgãos que mais se fala na imprensa, então isso reforça a importância e a necessidade de alguns serviços públicos fortalecidos e, certamente, o INSS irá demonstrar a sua vital importância nessa crise. As pessoas veem que a maioria dos servidores estão sendo dispensados, estão em casa. Mas alguns setores realmente estão funcionando e o INSS é um deles que apesar de ter suspendido o atendimento ao público, as atividades do órgão continuam a pleno vapor, ainda que seja por teletrabalho. Então, certamente a população está vendo quais são os órgãos imprescindíveis e o INSS está entre eles”.
O INSS possui um total de 19.943 cargos vagos de Técnico do Seguro Social e 2.332 cargos vagos de Analista do Seguro Social (cargo genérico, formação definida em edital), sendo o último dado disponível de janeiro de 2020. Esses dados foram encaminhados pelo Chefe da Assessoria de Comunicação Social do INSS por meio do Serviço de Informações ao Cidadão, o e.SIC Nacional.
Até por isso, se você tem a possibilidade de ficar em casa, estude! A dica é aproveitar o isolamento e intensificar os estudos, parar de se preocupar com a crise porque ela é passageira, mais a vida vai continuar. O ideal é realmente aproveitar o tempo livre. A maioria das pessoas estão usando o seu tempo para ver TV, colocando as séries em dia, mas a função do concurseiro é manter o foco, manter o estudo”, diz o professor.
Carlos Mendonça acredita que a Cebraspe pode ser a banca organizadora do próximo concurso do INSS, principalmente por conta dos vários problemas que a autarquia teve com outras bancas de menor expressão. Além disso, deu dicas de quais matérias deve estudar. “A matéria mais importante é Direito Previdenciário e Assistência Social, já que muito mais da metade da prova envolve essas duas disciplinas que são superimportantes e inclusive são matérias que tem sofrido alterações recentemente, o que obriga o concurseiro a se manter atualizado”.
Por fim, o professor dá um incentivo aos alunos: “Daqui a pouco o país volta a andar, os concursos voltam a ser feitos e sairá na frente quem aproveitar esse momento de confinamento para intensificar e aprimorar os seus estudos”.
Saiba tudo sobre o Concurso INSS
Resumo do concurso INSS
Concurso | Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS) |
Banca organizadora | A definir |
Cargos |
|
Escolaridade | Níveis médio e superior |
Carreiras | Diversas |
Lotação | Nacional |
Número de vagas | 7.888 (solicitadas) |
Remuneração | de R$ 5.184,79 a R$ 12.683,79 |
Situação | SOLICITADO! |
Clique nos links abaixo e confira os editais: | |
Edital Técnico e Analista INSS 2015Edital Médico Perito INSS 2010 |
Bom dia, a redação da notícia está escrita errada em alguns pontos. Sou fã de Vocês, até mais.
Com tanta necessidade, porquê não chamar os classificados do concurso de 2015, os concursados investiram em cursos, taxas, viagens para fazer a prova, isso é falta de respeito ao cidadão que acredita que estudar e se esforçar lhe trará resultados. Chamem os classificados é muito mais rápido, que chegar a finalização de um concurso e contratação. Aguardamos com esperança.