Concurso INSS: A importância da autarquia para enfrentar a crise

Para o professor Carlos Mendonça, o INSS pode ser um órgãos mais importantes na travessia da crise.

Avatar


27 de março3 min. de leitura

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS tende a ser um dos principais órgãos durante o período de pandemia de Coronavírus no qual o Brasil passa atualmente. Isso faz com que um novo concurso público para o órgão possa ser aprovado, principalmente pela alta demanda que a autarquia irá passar (Concurso INSS).

O professor de Direito Previdenciário do Gran Cursos Online, Carlos Mendonça, acredita que a importância do INSS será colocada em um outro patamar. “Ao lado do sistema de saúde, o INSS é um dos órgãos mais demandados durante a crise do Coronavírus. Isso acontece porque muitas pessoas, a maioria trabalhadores e trabalhadoras, precisarão se afastar do trabalho por conta de uma incapacidade decorrente desse vírus. A própria autarquia já adotou algumas mudanças, principalmente a dispensa de perícia médica para a concessão de auxílio doença, admitindo inclusive pagar os primeiros 15 dias de incapacidade. Segundo a Lei, essa era uma providência a cargo dos empresários, mas o INSS mudou a sua metodologia e ele próprio vai passar a conceder benefícios”.

De acordo com o professor, a pandemia do Covid-19 pode aumentar a demanda do INSS. Como é um dos órgãos essenciais, pode ser bem visto pela sociedade.  “O que acontece agora é que há um destaque muito grande para a proteção social na área de Seguridade, principalmente, de saúde que é o mais evidente, mas também da previdência, da cobertura da incapacidade e a parte assistencial, que também terá um grande incremento agora por conta das pessoas que vão ficar sem renda. Então, eu acredito que depois do Ministério da Saúde, a Previdência Social será um dos órgãos importantes na travessia dessa crise que nós estamos passando. O INSS sairá fortalecido, porque a importância do Instituto vai ser mais do que destacada”.

Desde o dia 16 de março, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde, os serviços e pedidos de benefícios podem ser feitos sem sair de casa através do site Meu INSS ou pela central de atendimento 135. O horário, inclusive, está estendido: de 7h às 22h.

Novo certame

Mas isso pode impactar em um novo concurso para o INSS? Para o professor Carlos Mendonça, sim. “Um ponto positivo de tudo que estamos passando, é que a importância do servidor, a importância de alguns órgãos públicos estão sendo bem evidenciados por conta dessa crise. A gente vê um destaque para alguns setores do serviço público como, claro, da saúde e agora da Previdência, Segurança Pública e etc. Nós vemos que esses são os órgãos que mais se fala na imprensa, então isso reforça a importância e a necessidade de alguns serviços públicos fortalecidos e, certamente, o INSS irá demonstrar a sua vital importância nessa crise. As pessoas veem que a maioria dos servidores estão sendo dispensados, estão em casa. Mas alguns setores realmente estão funcionando e o INSS é um deles que apesar de ter suspendido o atendimento ao público, as atividades do órgão continuam a pleno vapor, ainda que seja por teletrabalho. Então, certamente a população está vendo quais são os órgãos imprescindíveis e o INSS está entre eles”.

O INSS possui um total de 19.943 cargos vagos de Técnico do Seguro Social e 2.332 cargos vagos de Analista do Seguro Social (cargo genérico, formação definida em edital), sendo o último dado disponível de janeiro de 2020. Esses dados foram encaminhados pelo Chefe da Assessoria de Comunicação Social do INSS por meio do Serviço de Informações ao Cidadão, o e.SIC Nacional.

Até por isso, se você tem a possibilidade de ficar em casa, estude! A dica é aproveitar o isolamento e intensificar os estudos, parar de se preocupar com a crise porque ela é passageira, mais a vida vai continuar. O ideal é realmente aproveitar o tempo livre. A maioria das pessoas estão usando o seu tempo para ver TV, colocando as séries em dia, mas a função do concurseiro é manter o foco, manter o estudo”, diz o professor.

Carlos Mendonça acredita que a Cebraspe pode ser a banca organizadora do próximo concurso do INSS, principalmente por conta dos vários problemas que a autarquia teve com outras bancas de menor expressão. Além disso, deu dicas de quais matérias deve estudar. “A matéria mais importante é Direito Previdenciário e Assistência Social, já que muito mais da metade da prova envolve essas duas disciplinas que são superimportantes e inclusive são matérias que tem sofrido alterações recentemente, o que obriga o concurseiro a se manter atualizado”.

Por fim, o professor dá um incentivo aos alunos: “Daqui a pouco o país volta a andar, os concursos voltam a ser feitos e sairá na frente quem aproveitar esse momento de confinamento para intensificar e aprimorar os seus estudos”.

Saiba tudo sobre o Concurso INSS

Resumo do concurso INSS

Concurso Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS)
Banca organizadora A definir
Cargos
  • Técnico do Seguro Social
  • Analista do Seguro Social
  • Médico Perito
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Diversas
Lotação Nacional
Número de vagas 7.888 (solicitadas)
Remuneração de R$ 5.184,79 a R$ 12.683,79
Situação SOLICITADO!
Clique nos links abaixo e confira os editais:
Edital Técnico e Analista INSS 2015Edital Médico Perito INSS 2010

Edital Analista (diversas formações) 2007

Avatar


27 de março3 min. de leitura