Concurso INSS: Número de vagas pode subir para 4.730

Avatar


07 de agosto2 min. de leitura

Concurso-INSS-Número-de-vagas-sobe-para-4.730

Ótima notícia concurseiros! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou na última quarta, dia 6, que está em análise no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), a solicitação para o preenchimento de 4.730 vagas e não mais 3.080 oportunidades, como anteriormente divulgado.

Tome nota

O INSS teve que refazer o pedido, uma vez que fizera a solicitação para a nova seleção no mesmo documento em que requisitara a convocação de excedentes do concurso de analista do seguro social. Por conta disso, o instituto teve que reencaminhá-los em separado ao Ministério do Planejamento e aproveitou para ampliar as vagas para a abertura de concurso. As 2 mil vagas para técnico do seguro social não foram alteradas. Já a oferta de médico perito foi ampliada 1.080 para 1.150. As outras 1.580 vagas incluídas são para analista do seguro social.

Nesta semana o deputado Amauri Teixeira planeja realizar uma reunião para acelerar o processo de autorização do concurso, visando uma provável liberação das oportunidades ainda no mês de agosto.

A autarquia tem um concurso em validade para essa última carreira, buscando, inclusive, a nomeação de mais candidatos além das 300 oportunidades iniciais. Caso receba autorização para as vagas de analista, o INSS somente poderá realizar a seleção caso a lotação ou as especialidades da carreira forem diferentes das oferecidas do concurso em vigor, conforme estabelece o Decreto nº 6.944/2009. A validade da seleção vai até maio de 2015, podendo ser prorrogada por mais um ano.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Alexandre Lisboa, a realização de um novo concurso do INSS é inevitável. De acordo com Alexandre, a seleção é imprescindível para que a autarquia continue a prestar um bom serviço à população. O certame aguarda autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Última seleção

No último concurso para as carreiras, realizado em 2011, os técnicos resolveram 60 questões objetivas, sendo 20 sobre Conhecimentos Gerais (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 40 sobre Conhecimentos Específicos. Para os médicos, foram cobradas 80 questões – 30 sobre, agrupando as disciplinas de Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo, e 50 específicas.

A aprovação esteve condicionada à obtenção de, pelo menos, 30% de acertos em Conhecimentos Gerais, 30% em Conhecimentos Específicos e de 40% do total de pontos da prova. Os peritos aprovados nessa etapa passaram por uma avaliação de títulos. A organização coube à Fundação Carlos Chagas (FCC).

Participe de nosso grupo de estudos para o INSS no Facebook

 Aproveite para antecipar seus estudos!

 CLIQUE AQUI e confira nossos cursos Online

CLIQUE AQUI e confira nossas Turmas Presenciais

APOSTILAS   preparatórias AQUI

CLIQUE AQUI e confira o último edital.

Por dentro da oportunidade:

Avatar


07 de agosto2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

andamento concurso destaque em inss seleção