Concurso João Pessoa PB: questões para o nível médio e técnico

Garanta sua aprovação no Concurso João Pessoa PB nível médio e técnico estudando por questões de concurso público comentadas por professores!

Avatar


22 de Abril de 2021

O Concurso João Pessoa PB 2021 está com um novo cronograma! Com as provas agora previstas para os dias 6 (área da saúde) e 13 de junho (área administrativa), prevê 585 vagas para os níveis médio, técnico e superior.

Para o nível médio e técnico serão 387 vagas, dispostas para os cargos:

Assistente Administrativo: 300 vagas;
Condutor de Ambulância: 3 vagas;
Técnico de Imobilização ortopédica: 1 vaga;
Técnico de Laboratório de Análises Clínicas: 4 vagas;
Técnico em Enfermagem: 77 vagas;
Técnico em Radiologia: 2 vagas.

Saiba TUDO sobre o Concurso João Pessoa PB 

Se você já estava se preparando para o Concurso João Pessoa PB ou se avistou a oportunidade agora e irá iniciar os estudos, é essencial incluir em sua rotina a prática de resolução de questões de concurso com gabarito comentado. Afinal, por meio dessa técnica, você é capaz de:

  • Conhecer a banca avaliadora;
  • Acostumar-se com os modelos de questão;
  • Monitorar seu tempo e desempenho;
  • Dinamizar e otimizar seus estudos;
  • Treinar diretamente para o dia da prova (por meio de simulados).

Acompanhe o artigo para saber como se preparar para o Concurso João Pessoa PB para nível médio e técnico e onde encontrar um banco de questões de concurso gratuitas e com gabarito comentado, prontas para serem acessadas e respondidas.

Concurso João Pessoa PB nível médio e técnico: estrutura da prova

O Concurso João Pessoa PB para o nível médio e técnico é condensado em apenas uma avaliação objetiva de caráter classificatório e eliminatório disposta da seguinte forma:

Disciplinas Número de Questões Valor por questão
(PONTOS)
Língua Portuguesa 10 1,0
Matemática 5 1,0
Informática 5 1,0
Conhecimentos Específicos 40 2,0

Os conhecimentos específicos no Concurso João Pessoa PB compõem 80% da pontuação total da avaliação e, por isso, precisam ter uma posição de destaque durante os seus estudos. Você pode conferir os conteúdos específico de cada cargo nos links abaixo:

Contudo é importante ressaltar que a construção dos conhecimentos básicos também é importante. Por isso, não deixe de praticá-los sempre que possível, especialmente a Língua Portuguesa, que é a terceira nota de padrão para desempate entre candidatos.

Você pode filtrar e acessar questões facilmente pela plataforma Gran Cursos Questões. Além disso, você também pode utilizá-la para medir o seu desempenho em cada disciplina, resolver simulados, provas passadas, consultar assuntos frequentes, elaborar um programa de estudo e muito mais.

Faça seu cadastro gratuito na plataforma Gran Cursos Questões 

Concurso João Pessoa PB nível médio e técnico: banca avaliadora

A banca responsável pelo Concurso João Pessoa PB é o Instituto AOCP, uma banca conhecida pelo modelo múltipla escolha, com a seleção de um item correto. De modo geral, a banca AOCP não é associada à questões tão complexas, cobrando itens  ligadas à literalidade dos conhecimentos.

Isso, contudo, pode ser bom ou ruim para os candidatos. Bom porque as questões são mais simples, sem tantas pegadinhas e ruins porque a norte de corte costuma ser mais alta e porque a memorização é um fator muito valorizado pela banca para obtenção de bons resultados.

Veja abaixo um exemplo de questão formulada pelo Instituo AOCP:

Prova:  Instituto AOCP – Médico Veterinário, 2020. 

No município de Recife, em uma série histórica entre 2006 e 2017, a maior proporção de causas de óbito ocorreu por doenças:

(A). neoplásicas.
(B). transmissíveis.
(C). do aparelho circulatório.
(D). relacionadas a causas externas.
(E). respiratórias.

Resposta comentada 

5.4. DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS
No município de Recife, na série histórica entre 2006 e 2017 (Gráfico 11), a maior proporção de causas de óbito, ocorreu por doenças do aparelho circulatório em todos os anos estudados. A segunda maior proporção foi das neoplasias malignas. As causas externas e as doenças do aparelho respiratório trocaram de posição ao longo do tempo, sendo, nos últimos anos, as doenças do aparelho respiratório a terceira causa de morte, e as causas externas a quarta. Já as doenças endócrinas nutricionais e metabólicas, que incluem a diabetes mellitus, ocuparam o quinto lugar, mas com poucas alterações ou declínio dos índices, em todo o período observado.

REFERÊNCIA(S): RECIFE, Governo Municipal, Secretaria de Saúde do Recife, Secretaria Executiva de Coordenação Geral, Plano Municipal
de Saúde 2018 – 2021 / Governo Municipal, Secretaria de Saúde do Recife, Recife. Secretaria Executiva de Coordenação Geral, Diretoria Executiva de Planejamento, Orçamento e Gestão da Informação. _ 1ª. Ed. – Secretaria de Saúde do Recife, 2018. xxx p.: – il.

*Resposta pela professora Daiana Aparecida da Silva da equipe Gran

Você consegue perceber que a pergunta é feita de forma direta, buscando um termo específico que define a questão. O perfil da banca AOCP não varia muito disso, geralmente formulando questões mais curtas.

Para conhecer mais sobre o Instituo AOCP você pode resolver questões formuladas pela banca no Gran Cursos Questões! Acesse gratuitamente e cadastre-se para conferir os gabaritos comentados de milhares de itens!

Acesse a lista de questões do instituo AOCP 

Concurso João Pessoa PB nível médio e técnico: diversifique seus estudos

Para te ajudar a se preparar ainda mais para o Concurso João Pessoa PB, o Gran Cursos Online disponibilizou uma série de conteúdos em vídeo gratuitos no canal do Youtube!

Confira abaixo a maratona de Língua Portuguesa para o cargo de Assistente Administrativo com o Professor Lucas Lemos! Você também pode encontrar muitos outros conteúdos por lá!

Avatar


22 de Abril de 2021