Concurso PC GO: confira 15 dicas proféticas para escrivão!

Concurso PC GO: provas para escrivão serão aplicadas no dia 15 de janeiro. São 310 vagas para o cargo!

Por
4 min. de leitura

Está quase na hora do concurso PC GO para escrivão! A Polícia Civil do Estado de Goiás está ofertando 310 vagas para o cargo de escrivão. O subsídio bruto inicial é de R$ 6.353,13. A banca responsável pelo certame é o Instituto AOCP.

Após meses de estudos, o momento chegou. É hora de ter calma e ir para prova mostrar que você aprendeu o conteúdo. E o Gran segue junto! O nosso time de professores elaborou uma série de dicas importantes.

Saiba tudo sobre o concurso PC GO

Confira abaixo as dicas proféticas para o concurso PC GO:

1. Técnicas de Prova – Fernando Mesquita

O grande dia chegou! Agora tudo que você precisa é fazer a prova bem. E o que é fazer a prova bem? Comece lendo todo o caderno, bem rapidamente, para saber o
que caiu; nessa primeira passada de olhos, já resolva aquelas questões cuja resposta você tem certeza que sabe; comece pela disciplina de que mais gosta, para usar sua energia naquilo que tem mais chances de te dar vantagem; em seguida, passe para as questões médias, e depois para as difíceis. Ao preencher o cartão de respostas, faça apenas um risquinho ou bolinha imperceptível para marcar a resposta e, em seguida, conferindo o caderno, faça a marcação de 100% do espaço da resposta. Boa prova!

2. Língua Portuguesa – Tereza Cavalcanti

Não ocorre crase quando o “A” no singular antecede um nome no plural. Nesse caso, o “A” será apenas uma preposição, não haverá artigo. Veja:

  •  Os imunossuprimidos são vulneráveis à infecções. (errado)
  • Os imunossuprimidos são vulneráveis a infeções. (certo)

3. Realidade de Goiás – Rebecca Guimarães

A congada é uma expressão cultural e religiosa que envolve canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana. Nessa festa, louvam-se Nossa Senhora
do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia.

Com a Revolução de 1930, movimento armado, liderado pelos estados de MG, PB e RS, Getúlio Vargas tornou-se chefe do Governo Provisório, revogou a Constituição de 1891 e passou a governar por decretos. Getúlio nomeou interventores para todos os governos estaduais. Em Goiás, foi nomeado o médico Pedro Ludovico Teixeira, responsável pela construção de Goiânia.

4. Raciocínio Lógico – Josimar Padilha

A equivalência lógica de A -> B é dada por ~B ~A ou ~A V B. A negação da proposição A -> B é dada por A ^~B. A negação de “Todo A é B” é dada por “Algum
A não é B”; já a negação de “Algum A é B” é “Nenhum A é B”. Para calcular agrupamentos em que a ordem dos elementos não altera a natureza destes, temos
de usar a fórmula da combinação; quando a ordem dos elementos alterar a natureza destes, temos um arranjo. Na formação de filas, temos uma permutação. Em
probabilidade, quando temos uma condição explicitada pelos termos “sabendo”, “supondo” ou “considerando”, o universo será a própria condição.

5. Noções de Direito Administrativo – Gustavo Scatolino

A ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADA OU DIRETA corresponde à atuação direta pelo próprio Estado por meio de seus órgãos. A criação de órgãos resulta da DESCONCENTRAÇÃO, que é uma distribuição interna de competências dentro da
mesma pessoa jurídica. Na desconcentração, tem-se o CONTROLE HIERÁRQUICO, pois os órgãos de menor hierarquia permanecem subordinados aos órgãos que lhe são superiores.

6. Noções de Direito Constitucional – Aragonê Fernandes

A PC tem a missão de exercer a polícia judiciária, excetuada a da União, e deve apurar infrações penais, salvo as militares. A PM exerce o patrulhamento ostensivo e a preservação da ordem pública, enquanto o CBM cuida das atividades de defesa civil. PC, PM, CBM e PP nos estados e DF são subordinados aos governadores. Policiamento marítimo, aeroportuário e de fronteiras é atribuição da PF.

7. Noções de Direito Penal – Érico Palazzo

No crime de peculato culposo, se o funcionário público repara o dano até a sentença irrecorrível (trânsito em julgado), terá extinta sua punibilidade. Se a reparação é posterior à sentença irrecorrível, reduz-se em metade a pena imposta.

8. Noções de Direito Processual Penal – Geilza Diniz

Prisão em flagrante: prazo de 24h para lavratura do auto de prisão em flagrante e entrega da nota de culpa. A prisão deve ser imediatamente comunicada ao Juiz, ao Promotor e à família do preso ou pessoa por ele indicada. Na falta ou no
impedimento do Escrivão, qualquer pessoa designada pela autoridade lavrará o auto, depois de prestado o compromisso legal. O Juiz deve realizar a audiência de custódia no prazo de 24h. O Juiz não pode decretar prisão preventiva ou temporária de ofício.

9. Noções de Criminalística – Laécio Carneiro

A cadeia de custódia é o conjunto de procedimentos adotado pelos órgãos e atores do sistema de persecução penal no sentido de garantir a rastreabilidade, a idoneidade e a confiabilidade dos vestígios. Começa com o reconhecimento do
vestígio no local do crime e com o isolamento e preservação desse local. A cadeia de custódia envolve etapas externas e internas, e todos que lidam com as provas materiais são obrigados, por lei, a seguir esses procedimentos. Envolve as
seguintes etapas: reconhecimento, isolamento, fixação, coleta, acondicionamento, transporte, recebimento, processamento, armazenamento e descarte.

10. Noções de Medicina Legal – Laécio Carneiro

“Os orifícios de entrada de projéteis nos tiros à distância normalmente apresentam borda de formato circular ou ovalar. As bordas são regulares, voltadas para dentro, com diâmetro menor que o do projétil. Apresentam orla de escoriação, halo de enxugo, aréola equimótica e não apresentando efeitos secundários do tiro”.

11. Noções de Identificação – Laécio Carneiro

A identificação é o procedimento técnico científico cujo intuito é chegar à identidade, que, por sua vez é o conjunto de sinais únicos que distinguem um indivíduo dos demais. Um método de identificação confiável, como o datiloscópico, o de DNA e os de Odontologia Legal, atende aos requisitos da perenidade, imutabilidade, unicidade, praticabilidade e classificabilidade – “bizu”: PIU PC. O reconhecimento, no entanto, é um procedimento leigo, não científico, em que alguém vê uma pessoa, animal, objeto e diz conhecê-los ou não, e é passível de falhas, por ser subjetivo.

12. Noções de Legislação Estadual – Wilson Garcia

Fica ligado: compete ao Chefe de Cartório, afora as atribuições pertinentes a seu cargo efetivo, ter em depósito exclusivo os valores das fianças fixadas pela autoridade policial, bem como objetos, valores e coisas apreendidos no curso de procedimentos policiais, acondicionando-os em mobiliário adequado, cuja chave somente o Delegado Titular da unidade policial terá uma cópia.

13. Noções de Legislação Penal e Processual Penal Especial – Leonardo Castro

(1) Os crimes hediondos do CP começam por E, F, H, L e R.

(2) Tortura = admite extraterritorialidade.

(3) Interceptação telefônica = somente com pena de reclusão.

(4) Abuso de autoridade = inabilitação de um a cinco anos.

14. Pós-prova – Fernando Mesquita

Você vai entrar em sala no pré e sair dela no pós-prova. O que se pode fazer para otimizar esse novo momento? 1) Continue estudando. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Descanse por 1-2 dias e volte às atividades. 2) Avalie sua prova e sua pontuação, pois elas representam o diagnóstico de meses de preparação e você pode aprender com isso. 3) Corrija o rumo. Como poderia ter sido melhor? Faltou revisão? Faltaram questões? Faltou tempo para finalizar o edital? Avalie cada ponto, aja em relação a eles, trabalhe com mais objetividade e dedicação para chegar à nomeação. Bons estudos!

15. Mindfulness – Juliana Gebrim

Por
4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado