3° lugar no Concurso PC PA: conheça Thais Cristine de Sousa!

Depois de 8 meses de estudo, conciliações e provações, Thais Cristine de Sousa foi aprovada em 3° lugar para o cargo de Papiloscopista no Concurso PC PA. Saiba mais!

Avatar


01 de novembro3 min. de leitura

Formada em Engenharia Química, Thais Cristine de Sousa ingressou na trajetória de preparação para as carreiras policiais buscando realizar o seu sonho de assumir o cargo de Perito Criminal, uma área com a qual sempre se identificou.

O primeiro contato com o mundo dos concursos públicos aconteceu em 2018 em uma seleção para o Concurso da Polícia Federal em que Thais Cristine de Sousa não foi aprovada por pouco: 4 itens na avaliação objetiva. Motivada pela excelente primeira experiência, ela também obteve uma excelente pontuação no Concurso PC PA de 2019, que todavia não resultou em nomeação devido ao número de vagas.

A chegada do ano de 2020 trouxe uma nova oportunidade de ingressar na Polícia Civil do Estado do Pará, dessa vez no cargo de papiloscopista. Assim, Thais Cristine de Sousa aceitou o desafio mais uma vez, dedicando-se aos estudos por cerca de 8 meses.

O período de preparação para o Concurso PC PA apresentou algumas dificuldades: além de precisar conciliar os estudos com o trabalho, o pai de Thais Cristine de Sousa também adoeceu nessa época, necessitando dos seus cuidados. Apesar de tudo isso (e a incertezas da pandemia), Thais Cristine persistiu, sempre arranjando um momento para se dedicar aos estudos.

Por fim, a merecida recompensa veio em formato de aprovação e com gosto de vitória : “O dia mais emocionante até agora (ainda estou nas etapas do concurso) foi a correção da prova no dia 5 de julho de 2021. A emoção de corrigir “certo” em 54 questões de 60 foi indescritível. Foi uma sensação de peso saindo das costas e de dever cumprido; me emociono só de lembrar. Eu estava sozinha e a vontade de gritar e contar pra alguém era enorme. Minha mão tremia muito. Liguei na hora pra minha mãe e em seguida avisei meu namorado. Esse dia vai ficar na memória.”

Aguardando pelas próximas etapas, Thais Cristine de Sousa está confiante na nomeação para o cargo de papiloscopista do Concurso PC PA.

Como o Gran participou dessa história?

Thais Cristine de Sousa destacou a presença do Gran Cursos Online em suas rotinas de preparação como uma surpresa bem mais do que apenas agradável. Ela pontuou que os diferenciais que marcaram sua trajetória de aprovação no Concurso PC PA foram os simulados inéditos, assim também como o preparo e direcionamento fornecido pelos professores.

Thais Cristine ainda fez questão de ressaltar a importância as dicas oferecidas pelos professores Érico Palazzo, Ana Paula Blazute e Laércio Carneiro. “O resultado de tantas dicas boas e muito estudo fez eu conquistar 8,8 pontos de acerto na prova e ficar com a maior nota na prova objetiva para o meu cargo. Felicidade sem tamanho. O time de professores do Gran é incrível e muito dedicado.”, destacou.

Buscando ainda o seu sonho de se tornar Perito Criminal, Thais conta que continuará a estudar para outras oportunidades, sem deixar de aproveitar todo o potencial de aprendizado e crescimento profissional que o cargo de papiloscopista do Concurso PC PA pode trazer.

Saiba TUDO sobre o Concurso PC PA 

Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Thais Cristine de Sousa e conquiste a aprovação em concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Com a assinatura ilimitada 6.0 você tem acesso:

  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 23.093 cursos;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 6.0!

Dicas de estudo de Thais Cristine de Sousa

A experiência anterior com concursos da área policial possibilitou que Thais Cristine aproveitasse muitos conhecimentos no Concurso PC PA. Ainda assim, foi preciso organização para incluir novas matérias como como Biologia e Física, com as quais não estava tão acostumada.

Para vencer os desafios tanto nessas matérias quanto nas disciplinas de Direito, Thais Cristine conta que apostou principalmente na leitura de lei seca, resolução de questões e nas particularidades de cobrança da banca organizadora. 

Por fim, as revisões também foram essenciais: “Às vezes, por inexperiência, acreditamos que porque estudamos uma vez vamos lembrar daquele assunto sempre, mas na verdade a única maneira de não esquecer é por meio da revisão . Na reta final da PC PA decidi focar em montar “cards” com informações curtas e relevantes sobre os assuntos, fiz isso para todas as disciplinas. Gastei tempo mas valeu a pena na reta final, em que não tive que voltar mais ao material integral e sim aos meus cards para revisar mais rápido.”

Para os concurseiros que continuam na luta, Thais ainda deixou a seguinte mensagem:

“A mensagem que posso deixar é: não desistam. No meio do caminho sempre haverá reprovações, decepções e momentos difíceis. Temos que levantar a cabeça e continuar. Uma frase que uma concurseira um dia me falou e me marcou é “você nunca vai se arrepender de ter estudado”, e isso é a mais pura verdade, você pode até se arrepender de não ter estudando, mas de ter estudado, jamais! Nenhum concursado se arrependeu. Tudo serve de experiência e fará sentido um dia. Fé em Deus e muito estudo. Avante!”


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


01 de novembro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Eu Sou Gran GRAN aprovada