Concurso PC PA: termo de referência pronto! Etapas definidas!

Concurso PC PA irá ofertar 1.495 vagas para ocupações de Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista!

Avatar


14 de Novembro de 2019

O concurso público da Polícia Civil do Estado do Pará será realizado ainda este ano, em conjunto com a Secretaria Executiva de Estado de Administração (SEAD), por meio de provas ou provas e títulos (concurso PC PA). Serão 1.495 vagas, de nível superior, para diversas profissões. Confira todas as informações necessárias para você se preparar para o concurso PC PA.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

 

Concurso PC PA: Termo de Referência

De acordo com informações da própria corporação, a comissão de concurso instituída pela SEAD (Portaria 254 de 17/09/19) já finalizou a minuta do termo de referência que irá servir para a contratação da empresa organizadora do certame para a seleção de candidatos aos cargos de Delegado de Polícia Civil (265), Investigador de Polícia (818), Escrivão de Policia (252) e Papiloscopista (160), da Polícia Civil do Pará.

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará e coordenador da assessoria de comunicação, Rodrigo Galende de Carvalho, anunciou em sua rede social oficial a novidade. E afirmou ainda, que na próxima semana, haverá novidades a respeito da escolha da banca. Confira abaixo:

Concurso PC PA: anúncio em rede social do Delegado Geral da Polícia Civil do Pará e coordenador da assessoria de comunicação.

Concurso PC PA: anúncio em rede social do Delegado Geral da Polícia Civil do Pará e coordenador da assessoria de comunicação.

 

Concurso PC PA: etapas

O certame será composto de fases e subfases, cujas notas mínimas são de: 7 (sete) para o cargo de Delegado de Polícia e 6 (seis) para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista.

Na primeira etapa/fase, haverá as seguintes subfases:

  1. provas objetiva e/ou discursiva;
  2. peça processual (apenas para o cargo de Delegado de Polícia);
  3. prova de capacitação física;
  4. exames médicos;
  5. exame psicológico; e
  6. investigação criminal e social.

Já na segunda etapa/fase, será a subfase o curso de formação de Policial Civil, ministrado pela Academia de Polícia Civil com carga horária mínima de 680 horas-aula, distribuídas em aulas teóricas e práticas, bem como em estágio supervisionado nos órgãos policiais.

Frise-se que as duas etapas do concurso da Polícia Civil tem caráter eliminatório e classificatório, sendo que o candidato somente prossegue para a fase seguinte do certame se for aprovado na fase anterior.

Ademais, após a primeira fase do concurso, observada a ordem de classificação, somente serão convocados para o curso de formação os candidatos que estiverem dentro do número de vagas estipuladas no edital, sendo os demais eliminados do certame (quem não for convocado para cursar a academia de polícia será automaticamente eliminado).

Assim, com a realização da Academia de Polícia, a classificação final dos candidatos no concurso público será a resultante da média geral das disciplinas do curso de formação. E tal classificação (notas obtidas) será utilizada para efeito de lotação.

 

Saiba todas as informações do concurso PC PA (clique aqui)

 

Resumo do concurso PC PA

Concurso Polícia Civil do Estado do Pará (concurso PC PA)
Banca organizadora A definir
Cargos Delegado, Escrivão, Investigador e Papiloscopista
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Distribuição no Estado do Pará
Número de vagas
  • Delegado – 265 vagas,
  • Escrivão – 252 vagas,
  • Investigador – 818 vagas e
  • Papiloscopista – 160 vagas.

Total de vagas – 1.495

Remuneração de R$ 5.204,05 a R$ 12.250,00 (de acordo com o último edital)
Situação VAGAS CONFIRMADAS E BANCA EM DEFINIÇÃO!
Taxa de inscrição A definir
Data da prova objetiva A definir
Link do edital Clique aqui e confira o último edital
Avatar


14 de Novembro de 2019

Tudo que sabemos sobre:

concurso pc-pa edital pc pa pc-pa