3° lugar no Concurso PC RN: conheça Cecília Oliveira!

Saiba mais sobre a história de Cecília de Oliveira, aprovada em 3° lugar na fase de avaliação objetiva para o cargo de Escrivão no Concurso PC RN!

Avatar


20 de agosto4 min. de leitura

cecilia-oliveira-aprovada-concurso-pc-rn

Para Cecília Oliveira Gurgel Guerra a carreira pública sempre foi a primeira opção: desde sua graduação em Direito a ideia já estava presente, levando-a buscar e conseguir um estágio no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte como sua primeira experiência no setor público. Os estudos direcionados para concursos efetivamente teriam início em 2019 e resultariam na incrível aprovação em 3° lugar no Concurso PC RN para o cargo de Escrivão.

Neste período, Cecília conta que precisou conciliar os estudos com seu estágio de pós-graduação, que tinha uma carga horária de 6 horas por dia. As medidas de trabalho remoto instituídas pela pandemia sem dúvida ajudaram, mas foi sua enorme disciplina e dedicação que realmente fizeram a diferença!

“Para conciliar todas as atividades necessárias, sempre busquei planejar bem minha rotina, fixando os horários a serem dedicados aos estudos, ao trabalho e às demais atividades, como lazer e afazeres domésticos.”

Para garantir a aprovação no Concurso PC RN, Cecília Oliveira dedicou um ano e meio de estudos diários, sentindo que tudo valeu a pena ao ver seu nome na lista de aprovados. A classificação, 3° lugar na avaliação objetiva, também foi motivo de muita comemoração, já que significou não só uma etapa concluída, como concluída com excelência!

É difícil descrever a sensação de ver o nome na lista de aprovados (mesmo que ainda na primeira fase). É um mix de sentimentos: gratidão por estar colhendo os frutos de toda a dedicação com os estudos; alívio por saber que estou no caminho certo; felicidade pela conquista; esperança de que chegue o dia da posse para ter um cargo público que pode mudar a minha vida e me proporcionar a estabilidade que tanto almejo. Nossa, não tem preço!

Quais técnicas de estudo fizeram parte da preparação de Cecília Oliveira?

A rotina de preparação de Cecília Oliveira foi bem diversificada, baseando-se essencialmente em intercalar o estudo da doutrina, a leitura da lei e assistir aulas atualizadas. Além disso, a resolução de questões e simulados também era rotineira e servia como forma de revisão.

Cecília Oliveira compartilhou que a adaptação do momento pré para o pós-edital foi difícil, especialmente por perceber no documento de abertura matérias que nunca tinha estudado e que não estavam previstas no edital anterior, tais como RLM, Contabilidade e Administração. Porém, com muita coragem, ela também superou este desafio.

Os primeiros dias foram bem difíceis, eu pensava que não ia conseguir compreender essas disciplinas tão estranhas à minha realidade. Por vezes batia o desespero e imaginava que estava tudo perdido. Mas, graças a Deus, com muita repetição, bons professores e resolução de questões, eu percebi que não era impossível e aos poucos fui conseguindo obter progresso. Além disso, a suspensão e a remarcação da prova objetiva me deram mais tempo para conseguir aprofundar os conhecimentos necessários.

Outro fator importante da preparação de Cecília foi o equilíbrio na conciliação de atividades: ela soube ter paciência consigo mesma, respeitar o seu tempo e continuar seguindo em direção à aprovação!

Como conselho para os concurseiros que continuam na luta para conseguir a aprovação, Cecília Oliveira falou sobre a importância de não cair no mito de soluções mágicas para aprovação. Afinal, o sucesso em concursos públicos é resultado exclusivo de dedicação, planejamento e muito estudo!

Como o Gran participou da história de aprovação no Concurso PC RN?

Um bom direcionamento é essencial para garantir um bom desempenho em concursos públicos. Cecília Oliveira destacou especialmente este ponto ao falar sobre a plataforma Gran Cursos Online. Ela afirma que isso foi essencial principalmente no momento em que teve mais dúvidas, quando percebeu as diferenças no edital do Concurso PC RN.

Veja o que ela teve a dizer sobre a parceria:

O Gran Cursos Online tem professores maravilhosos que guiam os concurseiros pelos caminhos da aprovação. Para mim, o maior diferencial foram os cursos específicos de revisão, como tiro final, semana decisiva… Pois os professores selecionavam aqueles assuntos mais importantes e as questões que poderiam ser cobradas, o que possibilitava identificar os meus pontos fracos. Caso eu notasse que estava com dúvidas em algum conteúdo, buscava revisar e aprofundar até dominá-lo.

Com a primeira etapa do Concurso PC RN concluída, Cecília Oliveira espera ansiosamente pelo dia da nomeação. Ela afirma que seja qual for o resultado pretende continuar estudando e conquistar um futuro cargo na carreira jurídica. Com toda sua dedicação e empenho, com certeza será bem sucedida!

Para finalizar, Cecília deixou mais algumas palavras de sabedoria para auxiliar quem almeja chegar onde ela chegou:

Ao meu ver, o mais importante é persistir, acreditar que é possível alcançar o sonho de ter um cargo público e não pensar em desistir em hipótese alguma. Dificuldades sempre irão aparecer, para uns mais do que para outros, mas se a gente não parar, um dia chegamos lá. Não é fácil estudar todos os dias por anos e anos. Muitas vezes estamos desanimados por não ter previsão de publicação do edital do cargo almejado. Em outros momentos, vivemos sob a pressão de um edital publicado e achando que não temos o conhecimento necessário. Não é fácil ser concurseiro! O desânimo bate, alguns dias vamos procrastinar, mas isso tudo é normal. Temos que respeitar nossos limites, nossa saúde (física e mental), ter uma rotina de estudos sustentável a longo prazo e, acima de tudo, não devemos nos comparar com os outros, pois cada um tem sua história e sua bagagem de vida, que vão influenciar na trajetória, mas não vão impedir que todos cheguemos lá.

Saiba TUDO sobre o Concurso PC RN!

 

Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Cecília Oliveira e conquiste a aprovação em concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Com a assinatura ilimitada 6.0 você tem acesso:

  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 23.093 cursos;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


20 de agosto4 min. de leitura