Concurso PC SP: Saiba como é a progressão na carreira!

Concurso PC SP abrirá certame para quase 3 mil policiais. Entenda como funciona a progressão de carreira dentro do órgão.;

Avatar


10 de março2 min. de leitura

A Polícia Civil do Estado de São Paulo está bem próxima de realizar um novo concurso público (Concurso PC SP). Já com uma comissão formada e provavelmente com a Fundação Vunesp como a responsável pela organização do certame, o órgão deve prover quase três mil vagas. E você sabe como funciona o plano de carreira da PC SP? Como é a progressão? Então vem com a gente, pois você está no lugar certo!

A Polícia Civil de São Paulo possui quatro graus de escalonamento vertical: 3ª Classe, 2ª Classe, 1ª Classe e Classe Especial. Independentemente do cargo que você possa concorrer, todos os aprovados no certame inicial na 3ª Classe.

Promoção nos anos iniciais? A legislação não prevê isso. Pelo contrário. Ela é explicita ao dizer que os três primeiros anos, os necessários do estágio probatório, o policial deverá estar na 3ª Classe, sob avaliação semestral de desempenho. Cumprido esse período, o servidor já pode ascender profissionalmente.

O tempo mínimo para a manutenção na Classe 2 e na Classe 1 são menores. O policial deve cumprir um período de dois anos para poder entrar nas listas de promoção. Ou seja: o tempo mínimo para que o policial possa sonhar em ingressar na Categoria Especial é de sete anos. Explicitando:

3ª Classe: mínimo 3 anos permanência (estágio probatório)
2ª Classe: mínimo 2 anos permanência
1ª Classe: mínimo 2 anos permanência

E, sim, existe um tempo máximo que o servidor ficará em uma carreira, caso não integre as listas de antiguidade e merecimento. Para ingressar para a 2ª Classe, deve contar com 15 anos de efetivo exercício, considerando o estágio probatório. Já para o ingresso na 1ª Classe, são 25 anos de efetivo exercício. E para Classe Especial? Aí não tem jeito. É somente por merecimento!

Clique aqui e saiba TUDO sobre o Concurso PC SP

Antiguidade e Merecimento
Como dito anteriormente, as promoções são por antiguidade e/ou merecimento. Elas acontecem, no mínimo, uma vez ao ano, de forma alternada. É razoável dizer que é preciso estar de acordo do quantitativo de vagas para aquela categoria.

No caso da promoção por antiguidade, é observada a seguinte ordem:
I – Maior tempo de serviço na respectiva carreira;
II – Maior tempo de serviço público estadual;
III – Maior idade.

Já a promoção por merecimento é mais técnica. Normalmente, quando se há uma vaga, sempre é acrescido outros dois nomes além das vagas. Por exemplo: uma vaga, a lista contará com três nomes; duas vagas, quatro nomes; e assim sucessivamente. Os mais votados são promovidos.

Caso o policial civil seja indicado para promoção por três listas consecutivas, ele terá a sua promoção assegurada no processo subsequente, independentemente de votação. E se ele for indicado pelo Conselho da PC e não for promovido, fica assegurado sua nova indicação na lista de promoção.

Concurso PC SP: Resumo

Concurso Polícia Civil do Estado de São Paulo (Concurso PC SP)
Banca organizadora A definir
Cargos Delegado, Escrivão, Investigador e Médico Legista
Escolaridade Nível médio e Superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Estado de São Paulo
Número de vagas 2.939 vagas
Remuneração de R$ 3.931,18 a R$ 10.382,48 (inicial)
Situação Banca próxima de ser contratada
Previsão p/ publicação do edital 2020
Link dos últimos editais Delegado | Escrivão | Investigador | Médico Legista
Avatar


10 de março2 min. de leitura